TORNEIO DE FUTEBOL DE MESA CENTENÁRIO DO OLARIA ATLÉTICO CLUBE – RESENHA
No dia 05 de julho de 2015 foi disputado o TORNEIO DE FUTEBOL DE MESA “CENTENÁRIO DO OLARIA ATLÉTICO CLUBE”, na modalidade Dadinho e, como o nome já diz, comemorativo ao centenário do clube.
Com o apoio e parceria da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro – FEFUMERJ – DADINHO, na pessoa de seus Diretores Alexandre Aires, Jonas Kojala, Daniel Castro, Rodrigo Palomo e José Carlos Marques Cavalheiro, aos quais, em nome do Olaria, sou grato, o torneio teve ampla divulgação, mesas de primeira linha, organização irreparável, e botonistas muito qualificados.
Foi um torneio simples, mas com a participação de nobres atletas, marcado pelo congraçamento, espírito olímpico, muito nervosismo e emoção, na busca pelo título histórico. Nem o frio e a chuva presentes nesse dia tiraram o entusiasmo dos atletas!
Participaram deste Torneio, cuja tabela e resultados ficarão eternizados nos arquivos do Centro de Memória do Olaria, os seguintes Botonistas: Fabio Cavalcante Alves (Clube dos 500), André Moraes e Raphael Cristian Gomes da Silva (Vasco da Gama), Daniel Castro, Cesar Saraiva, Antônio Macedo, Clebison Nogueira e Rafael Lauria (Bonsucesso), Carlos Augusto Araújo Fernandes (Nova Liga de Botão), João Pedro Luigi (Flamengo), Rafael Barô (River), e os irmãos Alexandre Simonini Ferreira e Marcus Simonini Ferreira, pelo Olaria.
Os atletas foram divididos em três grupos, dos quais se classificaram para as Quartas de Finais os dois melhores, e ainda, mais dois Terceiros lugares, pela campanha.
Os atletas com melhor campanha jogavam com a vantagem do empate.
Na primeira Semifinal enfrentaram-se Raphael Cristian Gomes da Silva (Vasco da Gama) x Rafael Barô (River), que empataram em 0 x 0, e com este resultado avançou o atleta do River, por ter melhor campanha. Na segunda Semifinal Carlos Augusto Araújo Fernandes (Nova Liga de Botão) bateu André Moraes, do Vasco da Gama, pelo placar de 2 a 0.
Foram para a disputa de 3º lugar os Botonistas do Vasco da Gama, Raphael Cristian Gomes da Silva e André Moraes. A partida terminou em empate por 1 x 1. Com esse resultado André Moraes, por ter feito melhor campanha, levou a medalha de bronze.
A disputa do terceiro lugar, teve o duelo caseiro dos atletas do Vasco da Gama: André Moraes e Raphael Gomes. O jogo foi disputado com forte marcação dos dois atletas, poucas oportunidades próximas à grande área. Raphael abriu o placar na primeira metade do segundo tempo, mas André igual o placar no final da partida e conquistou o terceiro com a vantagem do empate, conseguida na campanha invicta da primeira fase.
Na grande final do Torneio Centenário do Olaria A.C. (Troféu VP de Marketing Édson Reis), o atleta da Nova Liga de Botão, Carlos Augusto Araújo Fernandes, depois de estar perdendo por 1 a 0, e jogar pelo empate, foi buscar o resultado contra Rafael Barô, do River, e conseguiu a minutos do fim, num jogo nervoso e assistido por muitos sócios do Olaria!
Carlos Augusto Araújo Fernandes (Nova Liga de Botão) foi assim o grande campeão do histórico Torneio Centenário do Olaria Atlético Clube! Parabéns ao campeão, que jogou com muita garra, técnica e inspiração! Marcas também comuns ao Aniversariante da Rua Bariri!
Sobre o Torneio vale cumpre registrar o clima de congraçamento entre os atletas, o papo agradável nos intervalos entre partidas, e a atenção e a curiosidade despertadas nos sócios do Olaria, que se aglutinaram no Varandão para assistir as partidas das Semifinais e Finais.
Não tenho dúvidas de que a semente foi plantada no Olaria! Associados já perguntam quando haverá novo torneio, e como fazer para praticar o esporte no clube. Para isso já estamos trabalhando, com o apoio da FEFUMERJ.
Gostaria, por fim, de registrar o apoio técnico de Daniel Castro, atleta do Bonsucesso Futebol de Mesa, e membro da FEFUMERJ. O nosso obrigado!
Parabéns aos participantes que acreditaram e prestigiaram o Torneio Centenário do Olaria A.C. !
Texto: André Moraes e Marcus Simonini