SUBBUTEO NA IRLANDA
A Irlanda, também conhecida como República da Irlanda (Poblacht na hÉireann), é um país no noroeste da Europa que consiste em 26 dos 32 condados da ilha da Irlanda. Em 2022, a Irlanda tinha uma população estimada em 5,1 milhões e, atualmente, tem a população mais jovem de qualquer estado membro da União Europeia. Diferentemente de muitos outros estados, seu tamanho populacional possivelmente continuará crescendo nas próximas décadas. Entretanto, nem só de uma economia pujante, da cerveja Guinness, do wiskey Jameson, de Conor McGregor e de uma das maiores concentrações de ruivas por metro quadrado do planeta, vive a Irlanda. O Subbuteo também dá a sua cara nessa república que faz parte da União Européia e que mal acaba de completar 100 anos de independência do Reino Unido.
Quando o Subbuteo estava no seu auge, no início dos anos 1990, Dublin era um local altamente respeitado e o seu Open Internacional atraia os melhores jogadores do mundo. De 1994 a 2002, a cena Subbuteo irlandesa declinou, mas recebeu um novo alento quando a seleção irlandesa voltou a participar de uma Copa do Mundo, mais exatamente a de 2002, realizada em Birmingham, Inglaterra. Esse evento levou à formação de uma nova associação – a Table Football Association of Ireland (TFAI) – e o início de uma nova era, que viu os irlandeses organizarem e participarem de eventos internacionais, como o UK & Ireland Internationals da World Amateur Subbuteo Players Association (WASPA) e organizar em conjunto o Circuito Irlandês com a North Ireland Table Football Association (NITFA), seus norte homólogos da parte norte da ilha, que pertence ao Reino Unido. Vale ressaltar que são duas federações distintas e, por isso, por ocasião da Copa do Mundo ou Eurocopa – eventos são organizados pela Federation International Sports Table Football (FISTF) – cada federação envia sua seleção de forma distinta, diferentemente do que ocorre no rugby, esporte no qual a ilha é representada por uma seleção unificada.
O Circuito Irlandês 2023 já teve duas das suas cinco rodadas realizadas. Na 1º rodada Mark Farrell começou sua defesa do título com uma vitória em Donegal (Irlanda), derrotando o norte-irlandês Kenny Beggs por 1 a 0 na final. Em uma competição muito acirrada, nenhum dos jogadores teve uma jornada fácil. Farrell liderou o ‘Grupo da Morte’ à frente de Gary Moore e Barry Spence e na semifinal para superarou Mick O’Brien. Beggs também teve uma semifinal duríssima contra o também nortista Barry Spence.
A 2ª rodada foi realizada em Ballymena (Irlanda do Norte) e contou com 18 jogadores e muita neve. Mark Farrell, de Dublin, derrotou novamente o local Kenny Beggs por 3 a 2 nos shootouts, após um empate tenso em 0 a 0. Os semifinalistas derrotados foram Simon Stewart (NI) e John Moore (ROI). Dee Jenkins, de Derry, venceu Donal Convery de Mahgerafelt na final dasérie prata e Daniel Kaleszewski venceu a final júnior por 3–2 contra Eliott Fitzpatrick. Deve-se anotar a participação de Zara Watson, uma menina, por fazer um ótimo trabalho com cronometragem e coleta de resultados após cada rodada.
Fontes: Federation International Sports Table Football (FISTF), North Ireland Table Football Association (NITFA), World Amateur Subbuteo Players Association (WASPA)