BRASILEIROS TAMBÉM DOMINAM AMPLAMENTE AS COMPETIÇÕES SUL-AMERICANAS
No dia 13/10 o Campeonato Sul-Americano teve prosseguimento com a disputa na modalidade Subbuteo. Se na 12 Toques o Brasil era apontado como favorito, o mesmo não se podia dizer no Subbuteo, onde a Argentina desembarcou em São Paulo com o status de atual campeã sul-americana e maior vencedora do continente.
A seleção brasileira também comandada por De Franco formou com Ir Quintaes (Vasco da Gama), Marcelo Lages (Vasco da Gama), Michilin (Palmeiras), Renato Barthez (S.A.V. Maria Zélia), Rony Suzuki (Fênix-PR) e Ronaldo Marques (SAV Maria Zélia).
Em sua melhor atuação na modalidade, o selecionado brasileiro obteve 3 vitórias e um empate nas 4 partidas do confrontos e derrotou a Argentina pelo expressivo placar de 3 x 0, a maior vantagem obtida em todas as edições.
Com a vitória, o Brasil cheu ao seu segundo título Sul-Americano na modalidade Subbuteo (2011 – 2013) e igualou o número de conquistas argentinas.
A equipe de futebol de mesa do Vasco da Gama conquistou o Sul-Americano de Subbuteo Interclubes. Um triangular foi decidido entre Vasco (atual campeão brasileiro), S.A.V. Maria Zélia (clube paulista – cidade sede) e o Rosário (atual campeão Sul-americano e Argentino). Os vascaínos venceram a equipe paulista por 4 x 0 e na final repetiram o placar de 4 x 0 contra os argentinos que haviam derrotado pelo placar de 3 x 0 a equipe do S.A.V. Maria Zélia.
Ficha Técnica da Final
CR Vasco da Gama 4 x 0 A.S Rosário 08
Marcelo Lages 1 x 0 Claudio Murcilli
Andrea Gasparini 6 x 0 nzalo mes
Ir Quintaes 1 x 0 Sebastian Pesci
Daniel de Matos 3 x 0 Edgar Schoenfeld
Na competição Sul-americana individual, o grande campeão foi o paranaense
Campeão – Rony Suzuki (Fênix/PR)
2° lugar – Marcelo Lages (Vasco da Gama)
3° lugar – Andrea Gasparini (Vasco da Gama)
4° lugar – Ir Quintaes (Vasco da Gama)
Também no dia 13/10/2013 foi realizado o International Open de São Paulo, tendo a FPFM – Federação Paulista de Futebol de Mesa, como organizadora do evento junto com a CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, e chancela da FISTF – Federation International Table Football.
A competição que contava pontos para o ranking mundial FISTF teve a participação de 16 competidores, que foram divididos em 4 grupos de 4 competidores. Após 1ª fase, 8 atletas se classificaram para a fase mata-mata da competição internacional.
Disputa do 3º Lugar:
Marcelo Lages (Vasco da Gama) 1 (2) x(1) 1 Ir Quintaes (Vasco da Gama)
Final:
Andrea Gasparini (Vasco da Gama) 3 x 1 Rony Suzuki (Fênix-PR)
Fonte: