RIO DE JANEIRO SE DESTACA NO TORNEIO RIO-MINAS 2023

Foi realizado no último final de semana, na cidade de Matias Barbosa (MG), o tradicional Torneio Rio-Minas, competição que envolve atletas filiados à FEFUMERJ e FEFUMEMGE. Estavam representados no evento os seguintes clubes: C.R. Flamengo (RJ), Fluminense F.C. (RJ), C.R. Vasco da Gama (RJ), ADMB (MG), Chacal (MG), Eldorado (MG), Grêmio Mineiro (MG), Liberdade FM (MG), Tupi F.C. (MG) e Uberaba S.C. (MG).

Disputada em clima de total respeito e cordialidade, a competição contou com a participação de 42 (quarenta e dois) botonistas, que foram divididos em 7 (sete) grupos de 6 (seis) atletas cada. De acordo com o regulamento do torneio, os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, estariam classificados para a Série Ouro. Os demais, foram distribuídos entre as Séries Prata e Bronze, de acordo com o desempenho obtido.

Na primeira fase, destaques para as campanhas de Juninho (Uberaba S.C), Thiago Stephan (Chacal) e Igor Guarilha (C.R. Flamengo), que mostraram que vinham com tudo para a disputa do título.

Tal panorama ficou ainda mais claro, após a realização dos confrontos das oitavas e quartas de finais, com os três mencionados botonistas confirmando o excelente desempenho. Assim, após os jogos das quartas, se classificaram para as semifinais Juninho, Thiago, Igor e Bruno Pinheiro (Tupi F.C.).

Na primeira semifinal, apesar de contar com a vantagem do empate por ter a melhor campanha, Juninho foi superado por Thiago Stephan (0 X 1). Em um jogo muito bem disputado, Juninho teve um último chute a gol já nas palhetadas de acréscimos, mas esbarrou no goleiro de Thiago.

Na outra semi, jogando com a vantagem do empate, Igor Guarilha venceu Bruno Pinheiro por 2 a 0, se credenciando, assim, à disputa da grande final, na qual contaria novamente com a vantagem do empate.

Em uma partida emocionante e de altíssimo nível técnico, Igor Guarilha (C.R. Flamengo) e Thiago Stephan (Chacal) mostraram todas as nuances que envolvem a modalidade Bola 3 Toques. Ofensividade, análise tática, precisão, controle emocional, tudo esteve presente.

Apesar de ter saído em desvantagem na partida, Igor não se abalou, mantendo o mesmo (excelente) padrão de jogo apresentado em toda competição. Assim, buscou o empate, resultado que acabou dando ao botonista rubro-negro o título da competição: final, Igor 1 X 1 Thiago Stephan.

Igor Guarilha (CRF)

Pela Série Prata, mais um título para o Rio de Janeiro: em uma final tricolor, Valmir Ribeiro (Fluminense F.C.) empatou com Marco André, resultado que lhe garantiu o troféu.

Valmir Ribeiro (FFC)

E, pela Série Bronze, em outra partida emocionante e com belos gols, Bruno Machado (C.R. Flamengo) buscou o empate após estar em desvantagem contra Ricardo Machado (Fluminense F.C.). O resultado de 2 X 2 garantiu o troféu ao botonista rubro-negro.

Bruno Machado (CRF)

As federações organizadoras e a Confedração Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) parabenizam os atletas participantes e, desde já, convidam a todos para participarem do próximo Campeonato Brasileiro Interclubes, a ser disputado em Juiz de Fora (MG) nos dias 21, 22 e 23 de abril.

A classificação final do Torneio Rio-Minas 2023 ficou assim:

Texto: Bruno Machado