RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 045/2025 – REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES – RETIFICAÇÃO
Regulamenta e normatiza o REGULAMENTO GERAL das competições da FEFUMERJ e adequa a punição ao RD CONSOLIDADO.
CONSIDERANDO que possui a Federação, de acordo com o artigo 49 “a” de seu Estatuto, a missão exclusiva de administrar e promover o futebol de mesa no Estado do Rio de Janeiro.
REGULAMENTO CONSOLIDADO DAS COMPETIÇÕES DA FEFUMERJ. ADITIVO COM ATUALIZAÇÕES A NORMATIVA 41/2024.
REGULAMENTO GERAL CONSOLIDADO DAS COMPETIÇÕES DA FEFUMERJ
INTRODUÇÃO
Esse documento visa normatizar e orientar os atletas e associações/clubes federados nas competições oficiais da FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FEFUMERJ).
Toda competição oficial que seja organizada ou chancelada pela FEFUMERJ deverá seguir as orientações contidas neste REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES.
ESTRUTURAS E SEDES
Qualquer associação/clube federado poderá sediar competições oficiais, desde que tenha as condições abaixo determinadas:
– Regulamento Disciplinar, Normativas Administrativas e Regulamento Técnico da competição, para que possam ser consultadas, seja de forma virtual ou física.
– Estrutura com quantidade de mesas necessárias, recomendado ar-condicionado caso seja sala/salão ou ambiente fechado, notebook / PC ou tabela da competição impressa e cronometro cujo alarme possa ser escutado em todo o local da competição.
Não será permitido realizar competições ou eventos oficiais da FEFUMERJ em residências particulares, sejam em terraços, playgrounds, garagens ou similares.
UNIFORMES
Todos os atletas que participarem das competições oficiais deverão estar devidamente uniformizados:
– Camisas com escudo/símbolo da sua agremiação e calças, bermudas ou shorts no mesmo padrão e cor.Não é permitido camisetas sem mangas, calças jeans ou shorts por cima da calça comprida. Em competições de equipes todos os atletas de um mesmo clube devem estar com o mesmo uniforme igual e padronizado,
– Tênis ou sandálias fechadas (estilo franciscano), casos excepcionais poderão ser autorizados pelo DT caso haja a impossibilidade do uso desses calçados, por motivos de saúde ou por liberação pelo vice-presidente da regra ou diretor técnico da competição, desde que por motivos relevantes.
O botonista que não atender essas exigências ou não estiver de acordo com o determinado na questão do uniforme será eliminado da competição.
DIRETORIA TÉCNICA DAS COMPETIÇÕES
Toda competição oficial terá que ter, obrigatoriamente, a presença de um Diretor Técnico da Competição (DTC), que terá a responsabilidade de comandar a competição, na parte Técnica e Disciplinar.
FOTOS DE PÓDIO DIVULGAÇÃO NO SITE E MÍDIAS DA FEFUMERJ
Não será permitido, nas fotos oficiais ou que serão usadas para divulgação: Botonistas fazendo sinais com as mãos, poses aleatórias ou similares, como não olhar para a câmera, posicionar troféus ou medalhas viradas ao contrário. Como também oculos escuro, cordões, bandanas, fitas, braçadeiras ou acessórios, bonés com propaganda, estilos musicais, políticos, religiosos, floridos ou estampas que não seja do seu patrocinador oficial. Chapéus estilo Panamá, boinas, estilo pescador ou similares também não serão permitidos.
Serão permitidos apenas bonés esportivos (estilo americano) do clube ou monocromáticos (preferencialmente na cor do seu clube), sem desenhos ou símbolos.
POSTURA
Todos os atletas, inscritos na competição ou como observadores, estão sujeitos às penalidades e deverão manter um alto nível de elegância, educação, cordialidade e espírito esportivo.
DISPOSIÇÕES FINAIS
Para que possamos ter competições do nível técnico, esportivo e social é necessário que sigamos as orientações acima. Também é direito e obrigação de cada um zelar, seguir e fazer com que sejam cumpridas as normativas técnicas e disciplinares.
Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2025.
COMISSÃO PARA CRIAÇÃO DO REGULAMENTO COMPETIÇÕES CONSOLIDADO FEFUMERJ GERAL
Claudio Pinho (Presidente da FEFUMERJ GERAL)
Bruno Santos Gomes Machado (Vice-presidente FEFUMERJ GERAL)
Dr. Bruno Romar (Diretor Jurídico FEFUMERJ GERAL)
Igor Quintaes (Vice-presidente Regra 12 Toques)
Renato Oliveira (Vice-presidente Regra Dadinho)
Robson Marfa (Vice-presidente Regra 1 Toque)
Claudio Figueiredo da Silva (Vice-presidente Regra 3 Toques)
Hércules Oliveira (Vice-presidente Regras Internacionais)
Marcus Vinicius Constantino (Vice-presidente Regra Pastilha)
José Carlos Cavalheiro (Diretor de comunicação FEFUMERJ GERAL)
Rafael Marques (Diretor Regra Dadinho Retrô)
Marcos Moisés (Diretoria FEFUMERJ GERAL)
João José Oliveira Junior (Diretor Técnico Regra Dadinho)
As retificações se encontram marcadas em cor vermelha.
Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e está disponível no menu Documentos, no nosso site, na aba Consolidado >> Normativas.