RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 026/2020 – PROTOCOLO COVID-19

FEFUMERJ

Rio de Janeiro, 15 de Julho de 2020.

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 26 / 2020

Regulamenta e normatiza PROTOCOLO COVID-19 FEFUMERJ GERAL.

CONSIDERANDO que possui a Federação, de acordo com o artigo 49 “a” de seu Estatuto, a missão exclusiva de administrar e promover o futebol de mesa no Estado do Rio de Janeiro.

AMBIENTE DE COMPETIÇÃO – VISTORIA

Antes da retomada de Competições Oficiais as Modalidades deverão fazer uma vistoria para “in loco” poderem atestar as condições e se atendem o PROTOCOLO.                                     

Apenas após essa ter sido feita e aprovada poderá sediar eventos Oficiais da FEFUMERJ.

Cabendo as Modalidades a total responsabilidade sobre a liberação dos ambientes e de suas competições oficiais.                               

Por isso antes da retomada das atividades e de retorno é importante realizar este contato prévio a fim de identificar se o ambiente está apto ao retorno imediato ou se deve ser descartado.

AMBIENTE DE COMPETIÇÃO – ESTRUTURA

Só poderão estar presentes ao ambiente de competições botonistas inscritos e pessoas que trabalhem na organização do evento.

Evitar aglomerações nas áreas de espera; o distanciamento entre botonistas, mesas e cadeiras também deve ser adotado neste local, quando aplicável, bem como os cuidados na verificação de espaços alternativos destinados à espera. 

O ambiente deve ter boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas.

Em caso de ambiente climatizado, garantir a manutenção de aparelhos de ar condicionado, conforme recomendações das legislações vigentes.

Considerando-se que alguns grupos de pessoas já possam ter convivência fora do ambiente, podem sentar-se juntos, desde que haja o distanciamento mínimo de 1 metro de outros botonista.

Para viabilizar o distanciamento entre os botonistas no salão, podem ser removidas algumas mesas ou somente algumas de suas cadeiras.

Na impossibilidade, pode ser colocado um alerta informando para não usar a mesa e cadeiras ao lado.

A distância entre botonistas durante o jogo deverá ser de no mínimo 1 metro e entre as mesas de 1,5 metros.

AMBIENTE DE COMPETIÇÃO – COMPORTAMENTO DOS BOTONISTAS

Utilizar a mesma máscara por, no máximo, três horas, mas caso fique úmida, trocá-la antes.

Repetir os procedimentos de higienização das mãos sempre que retirar e recolocar a máscara, mexer na caixa, equipamentos de jogo a cada partida.

Esses poderão ser higienizados com água e sabão e desinfetados com álcool 70% ou solução clorada, no próprio ambiente, com a frequência necessária a segurança dos botonistas.

Não falar, tossir ou espirrar próximo de outros botonistas.

Caso essa situação ocorra, sempre proteger a boca de maneira adequada (papel toalha descartável ou antebraço).

AMBIENTE DE COMPETIÇÕES – OBSERVAÇÕES GERAIS

Além das recomendações e cuidados presentes nas legislações vigentes, as seguintes medidas são importantes:

O primeiro passo é cumprir o Programa de Limpeza implementado no ambiente, de forma que todos os equipamentos, superfícies e instalações sejam higienizados antes do retorno das competições.

Recomenda-se que os estabelecimentos verifiquem a necessidade de aperfeiçoar suas rotinas de limpeza e a sua frequência.

Realizar um mapeamento dos objetos, superfícies e itens em geral que possuem grande contato manual, seja pelos colaboradores ou botonistas.

Intensificar a higienização e a frequência das instalações dos sanitários de uso dos botonistas (pias, peças sanitárias, válvula de descarga, torneiras, suporte de papel higiênico/papel toalha e secador de mãos), equipamentos, utensílios, superfícies em que há maior frequência de contato como fechaduras, maçanetas das portas, interruptores, corrimões, carrinhos, lixeiras, dispensadores de sabonete líquido, álcool gel, piso, paredes e portas, dentre outros;

Importante que os borrifadores e dispensadores de álcool 70% e/ou de outros desinfetantes sejam abastecidos

Os borrifadores de álcool 70% abastecidos não devem ser mantidos próximos a equipamentos e fontes geradores de calor, pois podem ocasionar incêndios;

• Todos os produtos de limpeza utilizados no estabelecimento, fracionados ou não, devem estar devidamente identificados, dentro do prazo de validade.

Potabilidade da água: checar se os reservatórios necessitam de limpeza e se os filtros precisam ser trocados de imediato ou se é possível aguardar até a data prevista, importante verificar se as análises de potabilidade.

Conforme nosso Estatuto as modalidades tem sua autonomia, sendo assim é de suas Vice-Presidências a total responsabilidade para implementar e fiscalizar a observância as determinações deste Protocolo.

Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e está disponível no menu Documentos no nosso site, aba CONSOLIDADO.

CLAUDIO PINHO
Presidente da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.