REGULAMENTO GERAL E-FEFUMERJ

Jogo: Soccer Stars

A Federação de Futebol de Mesa do estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ) resolve nesse momento onde não podemos estar juntos promover uma competição com espírito de amizade e principalmente integração entre os botonistas das diversas modalidades de forma gratuita.
O único requisito é que o atleta possua BID ativo na Federação.
De acordo com o andamento do projeto estaremos avaliando estratégias e regulamentos, uma vez que é um projeto piloto porém a idéia inicial é realizar 6 competições mensais de Junho a Novembro que classificarão 8 atletas ( os 6 campeões e os 2 melhores do ranking ) para a grande final no dia 14/12/2020.
Serão disponibilizados vídeos e materiais explicativos em nossas redes sociais de como funciona o jogo.
Alguns jogos e mais as partidas decisivas serão transmitidas pelo canal do Youtube Fefumerj Oficial.

O JOGO
O Soccer Stars é gratuito e pode ser baixado pelas lojas dos principais celulares.
O atleta deverá vincular o seu cadastro a seu Facebook para facilitar o acesso dos adversários mas também é possível ter acesso através do ID de usuário que o atleta recebe ao entrar no jogo.
Para encontrar o seu ID, na tela principal do jogo na parte inferior direita tem a sua foto, ao clicar na foto abre um novo quadro e a primeira informação é o ID do usuário.

CAMPO
Os jogos válidos pela competição serão EXCLUSIVAMENTE jogados no campo do BRASIL que consiste em uma partida de 2 gols. Esse campo é o de menor valor jogo. E dessa forma as moedas do jogo sempre serão suficientes para os jogadores participarem da partida.

TÁTICAS
Só serão válidas as táticas em que o primeiro número seja no máximo ( 2 ), ou seja, 2-0-2, 2-1-1, 2-3-0, 1-2-1, 0-0-5 entre outras.

OBS: Exemplos de táticas permitidas em círculos amarelos e proibidas em vermelho.

TIMES
Poderá ser utilizado qualquer um dos times disponíveis no jogo. As limitações referem-se somente a estratégia de saída de bola ( TÁTICA ).

CONVITE PARA O JOGO
Existem duas formas de ter acesso aos adversários, caso seja amigo no facebook ou através do ID. Se o adversário for um amigo no Facebook, estará automaticamente na listagem do jogador.

Convite de amigo do Facebook:
1) Na tela principal clicar no ícone com 3 bonecos
2) Os amigos estarão disponíveis na listagem. Em verde os amigos online e preto os amigos off-line. Clicar em Desafio,
3) Escolher o campo Brasil
4) Aguardar a confirmação do adversário.
5) Clicar em Jogar agora.

Convite por ID:
1) Na tela principal clicar no ícone com 3 bonecos
2) Clicar no botão laranja Adicionar por ID de Usuário
3) Digitar o ID do adversário e clicar em Busca
4) Clicar em Adicionar Amigo
5) O amigo entra na listagem de amigos e a partir daí é igual ao amigo do Facebook.
6) Clicar em Desafio
7) Escolher o campo Brasil
8) Aguardar a confirmação do adversário.
9) Clicar em Jogar agora.

JOGOS ENTRE ATLETAS
Nas partidas da fase de grupos serão jogadas duas partidas, sendo assim o placar final do confronto obrigatoriamente será ou 2×0 ou 1×1. Pontuando com 3 pontos em caso de vitória e 1 ponto no caso de empate. Não se leva em consideração o placar dos jogos, apenas o placar de vitórias no 2 jogos. Nas fases de eliminatórias ( “mata-mata”) serão melhor de 3 partidas, sendo vencedor aquele que chegar primeira a 2 vitórias. Ao terminar uma partida, caso não seja a última, os atleta deverão clicar no botão para fazer a segunda ou terceira partida, no caso de eliminatória e começar automaticamente os jogos. No término da partida o resultado deverá ser publicado no grupo de jogos. OBS: Caso uma partida esteja sendo disputada e o adversário saia ou desista, o próprio jogo declarará como vencedor, independente de placar, o atleta que ficou no jogo.

DESENVOLVIMENTO DAS COMPETIÇÕES
As competições terão na primeira fases grupo passando em seguida para fase eliminatória até chegar a grande final.
As competições serão realizadas com o seguinte de calendário:
Dias 01 a 10 de cada mês – Período de inscrições
Obs: As inscrições serão realizadas em formulário divulgado em nossas redes sociais.
Dias 11 a 14 de cada mês – Sorteio e divulgação da tabela
Dias 15 a 30 de cada mês – Jogos. Sendo distribuídos:
Dias 15 a 23 – Jogos da Primeira fase ( Grupos )
Dias 23 a 30 – Jogos eliminatórios
Todas as fases terão datas pré-determinadas para iniciar e terminar.
Na chave de grupo será criado um grupo de Whatsapp para cada grupo e assim que as chaves forem finalizadas os grupos serão excluídos e faremos um grupo para a fase eliminatória. Esses grupos serão EXCLUSIVAMENTE para publicação de resultados e informações referentes aos torneios e-fefumerj.
Publicações não referentes a competição serão primeiramente advertidas, seguido de eliminação do torneio em caso de reincidência.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
Os resultados e classificação estarão disponibilizados em nossas redes sociais, site e nos grupos criados para a competição.

PUNIÇÕES
Os atletas que entrarem na competição e não disputarem pelo menos 75% dos seus jogos, terão todos os jogos anulados e será automaticamente eliminado da temporada.
Atletas com mais de 75% dos jogos, caso vença o prazo para finalização das partidas, terá computado WO para aquele jogador com menos partidas disputadas entre os atletas. Se os dois atletas tiverem o mesmo numero de jogos será considerado WO duplo.
Atletas que tentarem burlar o regulamento ou usar de má fase, serão automaticamente eliminados do campeonato e expulsos de todas as competições da liga e-Fefumerj.
Conforme informado no Item anterior, atletas que postarem nos grupos de whatsapp conteúdos que não se refiram a competição serão primeiramente advertidos e em seguida retirados do grupo e eliminados da competição.

DIRETORIA
Fazem parte da comissão organizadora das competições, para julgamentos de casos não inclusos nesse regulamento os seguintes diretores:

  • Alenio Cheble,
  • Claudio Pinho,
  • Alexandre Macieira e
  • José Carlos Cavalheiro

O Regulamento Geral da competição também está disponível em formato PDF na página de documentos do site da FEFUMERJ, aba E-Futmesa.

Texto: Alenio Cheble