QUINHO, MARIO NOVAES E JOÃO ANTONIO SÃO OS CAMPEÕES DO BRASILIEIRÃO’23 PARK JACAREPAGUÁ
Sucesso absoluto! Campeonato reuniu 236 atletas de times de todo o País. Além de assistir às partidas, o público participou de oficinas gratuitas.
O Rio de Janeiro recebeu os melhores atletas do País para a disputa da 33ª edição do Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa, o famoso futebol de botão, como é popularmente conhecido o esporte, entre os dias 8 a 11 de junho.
O Centro de Eventos do ParkJacarepaguá foi o palco do Brasileirão de Futebol de Mesa 2023 com jogos na modalidade 12 Toques, regra brasileira reconhecida internacionalmente, e com a participação das categorias adulto, máster e sub-18. Atletas de grandes clubes do Rio como America, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Friburguense, América de Três Rios e Liga Campista, além de times e associações de todo o país como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Internacional-RS, Sport Recife, Avaí, Londrina e Atlético Goianiense, entre outros.
Esta edição da competição teve a participação do Distrito Federal e de quatorze estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Nas fases eliminatórias Quinho Zuccato superou os ex-campeões mundias Rogério Nascimento e Nando. Em uma final emocionante Quinho Zuccato (XV de Agosto/SP), por ter a melhor campanha da categoria, necessitava apenas do empate para vencer, mais uma vez, um campeonato brasileiro adulto. Entretanto, Marcus Vinícius (Vasco da Gama/RJ) foi um adversário duríssimo e estava ganhando a partida por 6 a 5 faltando cerca de um minuto para a partida acabar. O atleta da cidade de Socorro deu a saída rapidamente e colocou a bola dentro da área do adversário. Marcus Vinícius adiantou o goleiro e, em um chute executado após o soar da campainha, empatou a partida, em 6, a 6 vencendo a competição.
Com essa conquista, de forma invicta, Quinho Zuccato se torna o maior campeão brasileiro da história da categoria adulto, com seis títulos (2003, 2004, 2007, 2017, 2022, 2023).
O 3º lugar foi Pedro Neto, companheiro de clube do multicampeão Quinho, com grande campanha. O Rio de Janeiro teve ainda outros destaques: Nando (Vasco) em 4º lugar; Amon-Rá (America) em 5º lugar, Felipinho(Vasco) em 6º lugar; Hiego (Friburguense) em 9º lugar; Marcos Antunes (Fluminense) em 11º lugar; e, Bira (America) em 16º lugar, completando os atletas da FEFUMERJ na Divisão Principal da competição.
Nessa categoria, a mais competitiva da modalidade, ficou evidenciado que o eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Paraná continua comandando a Bola 12 Toques. Entretanto, deve-se destacar a brilhante participação dos atletas de Pernambuco que mostrou que o estado torna-se uma das potências da modalidade.
2ª Divisão
Campeão: Rodrigo Ribeiro (Meninos-SP)
Vice-campeão: Rhaniery (Vasco da Gama-RJ)
3º lugar: Thiago Penna (Vasco da Gama-RJ)
3ª Divisão
Campeão: Lucas Cavalcante (America-RJ)
Vice-campeão: Bel (AABB-Caruaru-PE)
3º lugar: Clóvis Pirica (Friburguense-RJ)
4ª Divisão
Campeão: Giorgio (Círculo Militar-SP)
Vice-campeão: Albarello (Cisplatina-SP)
3º lugar: França (Cisplatina-SP)
5ª Divisão
Campeão: Quartim (Círculo Militar-SP)
Vice-campeão: Diogo (Friburguense-RJ)
3º lugar: Zero (Corinthians-SP)
A final entre Mario Novaes (CEP 2024/SP) e Ivo Castro (Marcílio Dias/SC) garantiria um campeão brasileiro inédito para a categoria master. A partida estava emparta em 4 a 4, o que daria o título ao atleta santista quando o atleta de Itajaí teve um último chute de longe, após o soar da campainha, que não foi convertido em gol, o que deu a Mario Novaes o campeonato da categoria master.
O 3º lugar foi Teruel, do Corinthians. Os melhores atletas do Rio foram Ramos (America) em 10º lugar e Marcão (Fluminense) em 13º lugar.
Confira o resultado das outras divisões:
2ª Divisão
Campeão: Rony Suzuki (Londrina-PR)
Vice-campeão: Edson Sírio (São Sebastião-SP)
3º lugar: Kléber Valbono (Corinthians-SP)
3ª Divisão
Campeão: Marcelo Lages (Vasco da Gama-RJ)
Vice-campeão: André Leal (Ricetti-PR)
3º lugar: Reynaldo (Fluminense-RJ)
4ª Divisão
Campeão: Bad (Flamengo-RJ)
Vice-campeão: PC (Fluminense-RJ)
3º lugar: Norberto (SP)
5ª Divisão
Campeão: Olino (Tamu Junto –SP)
Vice-campeão: Rouxinol (Pernambuco)
3º lugar: Luiz Carlos (America-RJ)
Já na categoria Sub-18, o grande campeão foi João Antônio (Londrina), que venceu Melli Jr. (Palmeiras) na final pelo placar de 4 a 3. O atleta do Paraná teve 13 vitórias e apenas uma derrota. O destaque do Rio foi o terceiro colocado. José Augusto (America-RJ), que originalmente disputa a modalidade Dadinho e teve a sua primeira competição oficial na regra 12 toques. Sua irmã também foi 3ª colocada na outra divisão. Ambos são promessas do Rio de Janeiro na modalidade.
Veja como foi o pódio da 2ª Divisão da categoria Sub-18:
Campeão: JP Heringer (Friburguense-RJ)
Vice-campeão: Heitor Cheibub (Espírito Santo)
3º lugar: Maria Clara (America-RJ)
Com entrada franca, o público pôde assistir aos jogos e participar de oficinas para aprender a regra oficial da modalidade. As partidas também foram transmitidas, ao vivo, no canal Mundo Botonista no YouTube (https://www.youtube.com/@MundoBotonistaoficial).
O evento arrecadou mais de uma tonelada de alimentos para a campanha MESA BRASIL SESC, de alimentos doados pelos atletas e visitantes.
A lista completa dos campeões brasileiros está em https://www.fefumerj.com.br/campeoes-brasileiros-da-modalidade-bola-12-toques/
A competição foi uma realização do ParkJacarepaguá e da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj) / Vice-presidência da modalidade 12 toques, com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). A STAM, marca líder de fechaduras e cadeados, presente em todo território nacional, foi a patrocinadora master do Brasileirão ’23 Park Jacarepaguá. Também patrocinaram a competição: PGM Confecção e Estamparia; Promo Fashion Confecção e Estamparia, Mondêgo Produções Criativas; Negócios de Esporte e MAVI Comunicação Total.
O esporte
O antigo futebol de botão foi reconhecido como esporte e denominado futebol de mesa (futmesa) em 1988, pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), que o reconheceu como uma vertente dos esportes de salão praticados no Brasil. A Fefumerj é a entidade máxima do futebol de mesa do Rio de Janeiro, responsável por organizar os campeonatos e possui cerca de 400 federados. É filiada à CBFM, que regula e orienta a prática desse esporte no Brasil, com mais de quatro mil atletas em diversos clubes e associações espalhados pelo país.
Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente Bola 12 Toques | FEFUMERJ