PLATAFORMA MUNDO BOTONISTA
Originalmente criado para dar cobertura aos grandes eventos do futebol de mesa nacional da modalidade Bola 12 Toques – a partir do 30° Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa realizado em Londrina no ano de 2018 – o canal do Youtube Mundo Botonista desempenhou de maneira tão impressionante tal missão que logo foi abraçado por todos os fãs e adeptos do futebol de mesa, tornando-se referência quando o assunto é futebol de mesa profissional.
Aos poucos, as coberturas, formatadas para o canal do Youtube, ficaram pequenas para dar conta de tudo que o universo do esporte demanda. Pronto! Através de diferentes mídias (site, blog, stream, redes sociais, e principalmente as produções audiovisuais) o Mundo Botonista se tornou o maior portal multiplataformas do futebol de mesa e ponto de encontro de todos os aficionados e adeptos, tendo como diferencial o fato de todos os dias postar conteúdo novo.
Seu idealizador é o paranaense Jeferson Aparecido de Carvalho, formado em Letras, professor de línguas e literatura e também artista multi-talentos. Design gráfico, pintura, literatura, linguagem web, música – seu espectro criativo, livre e variado, é uma espécie de assinatura visual de toda a plataforma Mundo Botonista. Apesar do razoável sucesso como atleta e de ter sido presidente da Federação Paranaense de Futebol de Mesa, sua maior contribuição ao esporte é a criação de uma linguagem audiovisual que aproximou o o futebol de mesa das mídias contemporâneas de informação e comunicação.
Além de estar presente nas principais redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram e Twitter) o Mundo Botonista passa a tratar o futebol de mesa além do horizonte da modalidade Bola 12 Toques. Para tanto criou um grupo de Whatsapp destinado a quem gosta de futebol de mesa, para se debater sobre os temas propostos, trocar idéias sobre materiais de jogo e tirar dúvidas sobre regras e lances de jogo, não importando a modalidade, seja ela reconhecida ou não. Para participar basta e seguir algumas regras como respeitar todas as modalidades dofutebol de mesa e não fazer a divulgação de fabricantes, vendas, promover rifas, debater religião, política, futebol, divulgar pornografia, liberar suas frustrações ou fazer piadinhas, comentários desrespeitosos. Para entrar no grupo clique aqui.
Texto: José Carlos Cavalheiro (baseado nas informações dadas no portal)