PAULO TIMM (ARFM/RS) FAZ HISTÓRIA E CONQUISTA O CAMPE0NATO BRASILEIRO LISO (ADULTO) 2023
Entre os dias 03 e 05 de novembro, Caxias do Sul/RS foi palco de mais um evento histórico para o futebol de mesa nacional. Cento e oitenta (180) atletas representantes de 11 Estados brasileiros disputaram o título máximo do nosso esporte – Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa!
A edição 2023, sediada pela terceira vez em Caxias do Sul/RS (1972, 2018 e 2023), foi promovida pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa (FGFM) e pela Associação de Futebol de Mesa (AFM) da cidade anfitriã e com financiamento FIESPORTE – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/RS.
Os jogos foram transmitidos, ao vivo, pelo Canal oficial da FGFM no YouTube, sob a batuta de “El Mago” Dirceu e o narrador esportivo Edu Lezcano; em “pool” de emissoras, o nosso querido baiano Fernando do canal “Bala Na Rede” também levou as emoções das mesas a todo Brasil. As finais foram assistidas por aproximadamente de 400 pessoas no Canal oficial da FGFM no YouTube.
Na categoria Adulto, o gaúcho PAULO TIMM (ARFM/RS) marcou seu nome na história do futebol de mesa de maneira inédita: torna-se o segundo atleta gaúcho a conquistar o Campeonato Brasileiro de Liso da categoria (Adulto), realizando o feito na mesma temporada, pois já se havia consagrado também Campeão Brasileiro da modalidade Cavado! O primeiro atleta a realizar tal proeza foi o carioca Alenio Cheble, que campeão do cavado em 2000 e do liso em 2010. Na finalíssima, Timm superou o craque Dudu (SE), que ficou com o vice campeonato. Completaram o pódio, em terceiro lugar Marcelo Vinhas (POAFM/RS) e o Diógenes Motta (BA); os quintos lugares da categoria ficaram nas mãos de Alex Degani (ARFM/RS), Rafinha (RN), Gabriel Melo (BA) e Danilo(BA).
Na categoria Sênior, o grande campeão foi Jefferson Barbosa “Cupim” (BA) que conquistou o bicampeonato brasileiro sobre o fortíssimo Rodrigou Aboudib (SP), que ficou com o vice campeonato. Ccompletaram o pódio os terceiros lugares Carlos Kuhn (AFUMEPA/RS) e Paulo Degani (SC); os quintos lugares da categoria Sênior foram reservados aos seguintes atletas: André Luís (RJ), Rodamillans (BA), Huberto (RN) e César Santos (Azzura/RS).
Na categoria Máster, o título nacional foi erguido pelo baiano Antônio Rocha (BA), que superou o atleta pernambucano Euclides na decisão; os terceiros lugares foram obtidos pelos semifinalistas Pimentel (BA) e LFS (ACADEMIA/RS). Completaram o pódio os quintos colocados: Caco Castellan (CAF/RS), Walter Wash (ES), Narciso (SE), Aldyr (APFM/RS).
Na Taça Brasil Adulto, Rodrigo Oliveira (AFUMEPA/RS) se sagrou Campeão ao derrotar o tricampeão brasileiro Dudinha (BA). Completaram o pódio Guilherme Cordeiro (AFUMEPA/RS), terceiro, e Daniel Maciel (AFM CAXIAS/RS), em quarto.
Taça Brasil Sênior, mais um título da alviverde da capital gaúcha: Sérgio de Oliveira (AFUMEPA/RS) levou a taça de campeão, ao derrotar Walter Ribeiro (BA); Jorge Campos (BA) levou o terceiro lugar; Kennedy (PB), ficou em quarto;
Na Taça Brasil Máster, o grande campeão foi Hélio Leão (AL), que bateu Hélio Gomes (PB) na finalíssima; Ênio Durante (AABB Santa Cruz do Sul/RS) ficou em terceiro lugar e Eró (SE) ficou em quarto.
A Diretoria da FGFM, agradece à Prefeitura Municipal de Caxias do SuLl/RS, através da Equipe da SMEL/FIESPORTE, aos apoiadores e da Canal Oficial da FGFM, ao fabricante de Arenas Daniel Crosa, aos profissionais que conduziram as transmissões e revolucionaram a mídia do nosso esporte no país, “El Mago” Dirceu, Edu Lezcano e Fernando Bala (BA), a todas as agremiações participantes, aos integrantes dos pódios e à massiva audiência que compareceu aos jogos (presencialmente e via remota no Youtube).
Desde um dos berços do nosso esporte, Caxias do Sul/RS, lá nos idos dos 60, temos o orgulho e a grata satisfação de bradar: Viva o futebol de Mesa Nacional!
Texto: Luis Lima | Presidente da FGFM