PAULINHO QUARTARONE – O CAMPEÃO VOLTOU

O futebol de mesa testemunhou a redenção de um grande campeão. Após bater na trave duas vezes em 2022, com um vice e um terceiro lugar, Paulinho Quartarone voltou ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Carioca promovido pela Fefumerj. De forma invicta (nove vitórias e três empates), o craque do Fluminense, que tinha a vantagem do empate na final da Série Ouro, ficou no 3 a 3 com Victor Praça (America) e faturou o título da quinta e penúltima etapa da competição, no adulto, dia 11 de setembro, no Grajaú Tênis Clube. Com o resultado, ele não só assumiu a liderança do returno, mas o primeiro lugar do ranking da temporada, mantendo vivo o sonho de ir às finais e de lutar pelo seu sétimo título estadual.

“Quando meus adversários diretos no ranking foram caindo ao longo da etapa, eu fui ficando um pouco mais tranquilo. Isso me permitiu chegar com um pouco menos de peso na final. Afinal, se você jogar nervoso contra o Victor, com peso, não vai ganhar nunca. Então eu procurei me acalmar e botar meus nervos um pouco mais no lugar, já sabendo que eu estava bem colocado no ranking. Foi isso que me ajudou a engrossar o jogo com o Victor, que sempre é muito difícil”, disse Paulinho, ainda sob a emoção da conquista.

Emocionado, ele também admitiu: “A vantagem do empate faz muita diferença. Quando a coisa vai afunilando é no detalhe e o empate é um belo detalhe. Valeu pela liderança do ranking. Vamos em busca do objetivo maior, na briga pela sétima estrela”, acrescentou o atleta tricolor, que é hexacampeão carioca na categoria sênior (2012/13/14/16/17/18), campeão da Copa do Brasil de 2017, campeão brasileiro por equipes (pelo Tijuca, em 2014), campeão carioca por equipes (2017) e tricampeão da Taça Rio (2016/17/18).

Com o título da etapa de setembro, a penúltima do ano, Paulinho Quartarone chegou aos 2.320 pontos no ranking geral e superou o rubro-negro Juninho, campeão do primeiro turno, que soma 2.260. Adriano (Vasco), com 2.600; Aires (Fluminense), com 2.135; Oliveira (Vasco), com 2.110, Rodrigo Macieira (America), com 2.105, e Rodrigo Bandini (Fluminense), com 2.045; lutam, palhetada a palhetada, por duas vagas nas finais da competição, já que têm chances reduzidas na busca pela taça de campeão do returno — as finais são disputadas entre os campeões de cada turno mais os dois melhores colocados no ranking anual.

Returno que também tem Paulinho Quartarone em primeiro lugar. Com 990 pontos. Além dele, também estão na briga pela taça de campeão Rodrigo Macieira (America), com 950; Régis (America), com 920; Aires (Fluminense) e Malvar (Botafogo), com 890 cada um; Rafa 77 (Fluminense), com 855; Oliveira (Vasco), com 850; e Juninho (Flamengo), com 845. Paulinho, porém, só depende dele — e de um novo título na sexta e última etapa de 2022, dia 6 de novembro — para ser campeão do returno.

O pódio da Série Ouro da etapa de setembro foi completado por Régis (America), que venceu Ronald (Flamengo) por 6 a 4 na disputa do terceiro lugar, Malvar (Botafogo), Oliveira (Vasco), Rodrigo Macieira (America) e Mello (Grajaú. Não menos emocionante, a Série Prata teve Marcus Flávio (Flamengo) como campeão, após fazer 2 a 0 em Marcelo Mendes (Fluminense) na final. O pódio foi completado por Lucas Mendonça (Flamengo), Ademir Jr (River), BYK (Grajaú), Léo Fernandes (America), Wallax (America) e Bernardo (Botafogo). Maurício (Dobermans), Guns (Flamengo), Souza (Olaria), Alysson (Fluminense), Edmundo (Fluminense), Harley (River), Curvelo (Dobermans) e Deco (Grajaú) caíram para a Série Prata.

Na categoria Master, o título da etapa ficou com Pitico (River), que derrotou Gil (Fluminense), campeão do primeiro turno, por 3 a 2, em duelo emocionante. O terceiro lugar ficou com Jaime (Flamengo), que bateu Jorge (Vasco) por 2 a 0. Eles ficaram à frente de Jorge Luiz (River), Alvinho (Dobermans), Tavares (Flamengo) e Moisés (Fluminense), que completaram o pódio. Com isso, a luta pelo título do returno está entre Alvinho, que soma 945 pontos, Jorge, com 940, Sarti Neto (Flamengo), com 920, Jorge Luiz, com 915, Cesar (Dobermans), com 910, e Jaime, com 890. Já o ranking anual tem o vascaíno Jorge em primeiro lugar, com 2.325 pontos, seguido por Jaime, com 2.315, Sarti Neto, com 2.310, Jorge Luiz e Alvinho, com 2275 pontos cada um; João Carlos (Botafogo) e Ronaldo (Dobermans), com 2.230 cada um. A luta pelas quatro vagas nas finais será emocionante até o fim.

O mesmo pode se dizer da categoria sub-18. Com o título da quinta etapa de 2022, José Augusto (America), assumiu não só a liderança do returno, com 990 pontos, mas do ranking anual, com 2.440, desbancando Gian (Fluminense), campeão do primeiro tuno, que liderava o returno e o ranking de 2022. A segunda posição na etapa de setembro ficou com Johnatahn (River), que soma 970 pontos, à frente de Gian (Fluminense), com 950; Luquinhas (Fluminense), com 940; Gabriel Cataldo (America), com 935, Salgueirinho (River), com 915, João Eduardo (Vasco), com 910, e Matheus (Grajaú), com 445. Com isso, segue aberta a luta pelo título do returno e da temporada. Com apenas 20 pontos atrás de José Augusto, Gian mantém as chances de ser campeão de 2022 por antecipação, caso faturo o troféu do returno. Fortes emoções à vista.

Texto: Alysson Cardinali