O VII CAMPEONATO SUL-AMERICANO COLOCOU O CHILE NO MAPA DO FUTEBOL DE MESA

O VII CAMPEONATO SUL-AMERICANO COLOCOU O CHILE NO MAPA DO FUTEBOL DE MESAToca o apito final, dos quatro jogos em andamento dois atletas solicitaram chute a gol, um botonista do Vasco e outro do Palmeiras. O Vasco para ser campeão precisa fazer o gol e defender o chute do Palmeiras que está numa melhor situação. Então, vem o silêncio total, botonistas argentinos, chilenos e brasileiros se amontoam em volta do campo para ver o chute do Vasco da Gama. Muita concentração e GOOLLLLL do Vasco, gritos e muita emoção, e um deles disse em alta voz “tamu dentro”, ou seja, que a possibilidade de ser campeão ainda existia. Agora toda a pressão passa para o atleta palmeirense, que precisa fazer o gol. Novamente silêncio total, e todos os botonistas das três nações se aglomeram em volta do campo. Muita concentração, vem o chute, a bola explode no travessão, GRITOS ensurdecedores da parte dos vascaínos “campeões, somos campeões”. Começa uma correria por todo salão, a porta se abre, os gritos se espalham pelo Colégio Eben Ezer, os estudantes que aí estavam ficam impressionados com tanta energia e emoção, aos poucos os gritos diminuem e começa a surgir os sorrisos e choros, uma mistura de emoções fruto de muito trabalho e esforço.

Momentos como esse marcaram o evento de futmesa mais importante em terras chilenas. Um sonho feito realidade, o VII Campeonato sulamericano de Futmesa no deserto mais seco do mundo, “onde até a alma tem sede”.

SELECÃO CHILENA DE FUTEBOL DE MESA

A ideia de trazer o futmesa ao Chile surgiu porque o futmesa é um esporte muito versátil, moderno e alegre. Ao chegarmos ao norte do Chile, cidade de Antofagasta, no deserto do Atacama, sentimos que ele seria um instrumento de alegria aos chilenos. Depois de seis anos de trabalho, em mais de oito cidades, mais de 3.000 estudantes chilenos conheceram o esporte, 160 campos fabricados, 500 times doados, veio então a coroação de tudo, o VII Campeonato Sul-americano. Agora adultos, adolescentes e crianças chilenas praticam o futmesa, e são parte do calendário oficial na América do Sul.

Só alegria no Futmesa Chile. Compartilhamos esse sentimento na abertura do evento ao ler um versículo bíblico, e vivemos o mesmo ao longo destes três inesquecíveis dias. Muitas novas amizades surgiram entre argentinos, brasileiros e chilenos, o que reflete a força do futmesa em superar barreiras culturais.

Obrigado a todos que acreditaram e apoiaram. Agora é continuar o trabalho pensando em Córdoba 2017.

Pastor Aléksei Rodrigues Faria
Fundador do Futmesa Chile