O RIO NO TOPO MAIS UMA VEZ! DANIEL COUTO-CRF É CAMPEÃO BRASILEIRO INDIVIDUAL 2017 SUB-18

Foi realizado no último final de semana (15 a 18 de junho) o Campeonato Brasileiro Individual da modalidade em Caruaru. A capital do forró foi a primeira cidade do nordeste a sediar este tipo de campeonato.

O torneio teve a participação de 167 atletas sendo 96 na categorias adulto, 64 na categoria máster e 17 na categoria sub 18, com a participação de botonistas de 12 estados: Pernambuco (74), São Paulo (40), Rio de Janeiro (21), Alagoas (13), Paraná (8), Amazonas (7), Ceará (7), Goiás (4), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) e Roraima (1).

E neste campeonato, o Rio de Janeiro foi superior na categoria sub-18. Daniel Couto-CRF foi o campeão vencendo na final o dono da casa, Matheuzinho (PE). Daniel Couto era a esperança do título na categoria. Além de ser o único participante do estado, a rápida ascensão jogando os campeonatos do Rio de Janeiro o tornou a ser mais do que promessa: uma realidade. E assim foi. Daniel passou com tranquilidade em 3º lugar entre os 8 classificados. Nas quartas-de-final enfrentou Diego (PE) e venceu por 6 x 4. Na semifinal enfrentou Gustavo (GO) e com uma bela vitória por 9 x 1 chegava a tão sonhada final. No jogo decisivo, o salão inteiro acompanhava os três jogos centrais. Daniel por ter a melhor campanha, possuía a vantagem do empate, resultado que garantiu o seu primeiro título brasileiro individual e o 18º para o Rio de Janeiro. Ao final, Daniel terminou a competição com 17 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.

Daniel Couto e Vinícius Mendes, pai de Daniel

Em entrevista exclusiva à FEFUMERJ, Daniel falou um pouco sobre o seu título: “para mim, o momento mais emocionante foi quando comemorei com a minha família e quando voltei para pegar meu time, todo o ginásio estava aplaudindo”.

 

Vinícius Mendes-CRF, pai de Daniel, também falou sobre a conquista do filho: “poder jogar futebol de mesa com meu filho é um privilégio por si só. Poder vê-lo campeão brasileiro jogando pelo clube do coração também é uma sensação indescritível. Porém, o que mais me alegrou foi ouvir das pessoas acerca da postura ética e correta do Daniel dentro e fora das mesas, sempre respeitando à todos e dando dicas aos mais novos. Para mim, essa é a grande conquista. Esse é o verdadeiro campeonato, que triunfa carregando os valores do esporte.”

 

Na categoria adulto dois atletas do estado terminaram entre os 8 primeiros: Marcus Vinícius-FAC foi o melhor atleta do estado, terminando a competição em 4º lugar e Bira-AFC em 8º. Ainda na 1ª divisão, Christofer-CRF terminou na 12ª posição.

Na 2ª divisão, Vinícius Mendes-CRF, Nando-CRVG e Pablo-FAC ficaram em 3º, 4º e 11º lugares respectivamente. Na 3ª divisão, Moacir-AFC foi o 7º colocado, João Victor-CRVG foi o 9º, Clóvis-FAC foi o 13º e Márcio de Souza o 29º.

Na categoria máster, Armando foi o melhor do Rio de Janeiro, terminando na 5ª colocação. Rodolfo-CRVG, Bad-CRVG e Luiz Carlos-AFC ficaram na 9ª, 12ª e 15ª colocação respectivamente.

Na 2ª divisão, Marcelo Lages-CRVG foi o campeão, Villano-FFC foi o 5º colocado e Fausto foi o 15º. Na 3ª divisão, Rosenildo-FFC foi o 9º colocado, Ricardinho-FFC o 11º e José Carlos-FFC o 12º.

Já a novidade desta edição foi a realização da 1ª Copa do Brasil de Clubes, ocorrendo no intervalo entre a disputa da categoria máster e adulto. E nela, o Clube Curitibano foi o grande campeão, garantindo assim a vaga no Sulamericano de Clubes deste ano, que já conta com a participação do Vasco da Gama, atual campeão e do XV de Agosto, campeão brasileiro de 2016.

Texto: Nando Ferreira – Diretor de Comunicação Bola 12 Toques – FEFUMERJ