O FUTMESA TAMBÉM ESTÁ EM MONTEVIDÉU

Futmesa Uruguay

O futebol é uma das grandes paixão dos uruguaios, senão a maior e, como não poderia deixar de ser, eles transportam para as mesas toda a emoção dos gramados. Você sabia que, além do futebol de mesa na cidade de Salto, na capital uruguaia existe um grupo de nativos daquele país que joga a modalidade Bola 12 Toques? Pois é, existe, e sua história é contada pelo seu idealizador Miguel Ángel Romero (El Lobo).

Tudo começou em 2008, quando a Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) estava organizando um Campeonato Sul-Americano e, juntamente com uma reportagem que me fizeram, na qual comentava que quando criança jogava futebol com botões, me surgiu o interesse em participar de forma individual na citada competição. Desisti da ideia porque joguei com botões até a adolescência e depois não tive mais contato com o jogo. Mantive contato com a Federação Paulista e, nesse mesmo ano, um representante da entidade foi ao Uruguai. A partir daí começamos a nos organizar para jogar. Inicialmente o fizemos de maneira bastante irregular e até hoje em dia encaramos o jogo como algo social e um motivo para juntar os amigos. Em determinado momento tivemos a intenção de desenvolver algo mais formal mas, por diversos motivos e fata de tempo, esse projeto ficou apenas no campo das intenções.

Continuamos jogando de forma esporádica até o final do ano passado (2020), quando conhecemos o Martín García, que foi quem nos deu um novo impulso. Atualmente estamos jogando regularmente, embora não tenhamos um campeonato estável já que a ideia principal continua sendo reunir os e amigos, sem a intenção de criar algo mais formal. Começamos com cinco pessoas e no dia de hoje temos quinze jogadores em nosso grupo. Entretanto, falta restablecer o contato com as pessoas que ao longo do tempo jogaram e que retornariam a essa prática.

Seguimos a regra da Modalidade Bola 12 Toques, embora tenhamos feito algumas adaptações. Dessa maneira, nossa associação conta com regulamento próprio baseado na regra que seguimos. A partir del 30/03/2021 resolvemos deixar de utilizar as bolas de feltro e passamos a utilizar as bolas de Espuma Vinílica Acetinada (EVA). O motivo fundamental para tal mudança foi que para nós era impossível comprar bolas de feltro. Em relação ao material de jogo, embora tenhamos os botões originais que compramos em 2008, quando veio o representante da FPFM, conseguimos fazer nossos próprios “botões”, respeitando ao pé da letra as medidas do material original.

Para maiores sobre o grupo basta visitar a página do Facebook do grupo Futmesa Uruguay

Texto: Miguel Ángel Romero (mromero@ancap.com.uy)