O FUTEBOL DE MESA MARANHENSE FERVE

O Futebol de Mesa no Maranhão, notadamente em São Luís ferve. Consagrando-se como uma verdadeira febre sobretudo entre as crianças e adolescentes na década de 80/90   e mantém nos dias atuais,  grandes promissores de tal prática esportiva.

Em São Luís o esporte  que reúne paixão, diversão  e seriedade, conta com mais de 200  botonistas  espalhados entre ligas e associações por toda a Região Metropolitana.

O Futebol de Mesa se apresenta em diferentes modalidades desde as já conhecidas: toque-toque e leva-leva,  tem  também, resistindo ao tempo e às novas tecnologias, a mais tradicional do estado, uma das mais antigas do país e desconhecida para a maioria dos  novos botonistas cuja  regra os veteranos chamavam de “ACADEMIA”  em que a bolinha de feltro entra apenas pelos cantos.

O incentivo às novas gerações existe e  é um ponto forte no estado.

Na grande  São Luís, o Futebol de Mesa também assume um papel social e de forma solidária promove   ações , momento em que  as ligas e associações distribuem alimentação em forma de  quentinhas aos moradores de rua.

E mesmo sendo um esporte competitivo em que o “vencer” é fundamental, a amizade prevalece entre os entre os adeptos do esporte.

Nonatinho e João trinta

Observação: A ideia de publicar essa matéria surgiu de um debate em um grupo de Whatsapp do Mundo Botonista.

Viva o futebol de mesa!

Texto: Mauro Figueiredo