MOACIR (AMERICA) É BRONZE NA COPA DO BRASIL MÁSTER
O Rio de Janeiro foi representado por dois atletas do America na 18ª edição da Copa do Brasil, que ocorreu no Caruaru Shopping, em Pernambuco, entre os 7 e 10 de setembro. A competição reuniu atletas de doze estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Ao todo, foram 64 atletas na categoria adulto e 32 na categoria máster.
Moacir foi o destaque do Rio de Janeiro com o terceiro lugar da categoria máster, para jogadores acima de 48 anos. Sua campanha na série Ouro teve 15 jogos, com 31 pontos, sendo nove vitórias, 4 empates e duas derrotas. Fez 71 gols e sofreu 46, com um saldo positivo de 25 gols. Terminou atrás do campeão Éder Sérgio (AABB de Caruaru), que assinalou 36 pontos, e do vice-campeão Akiles (Metropolitana-PE), que fez 34.
O outro atleta rubro foi Luiz Carlos, que terminou na 11ª colocação da série ouro da categoria máster, perfazendo um total de 18 pontos, sendo cinco vitórias, três empates e sete derrotas. Fez 51 gols e sofreu 55, com um saldo negativo de 4 gols.
Ambos jogadores fazem parte da equipe do America, que se sagrou campeã estadual máster por equipes no último dia 3 de setembro, ao lado de Naldo, Ramos e Paulo Fonseca.
Confira os oito primeiros colocados da Copa do Brasil em cada categoria:
Categoria Adulto – Série Ouro
Campeão: Quinho (XV de Socorro-SP)
Vice-campeão: Matheusinho (AABB de Caruaru-PE)
3º lugar: Arthurzinho (Círculo Militar-SP)
4º lugar: Diego Almeida (AABB de Caruaru-PE)
5º lugar: Rodrigo Moro (Corinthians-SP)
6º lugar: Victor Heremann (São Paulo)
7º lugar: Bel (AABB de Caruaru-PE)
8º lugar: Emanuel (AABB de Caruaru-PE)
Na categoria principal Quinho Zuccatto, do clube XV de Agosto (Socorro-SP), que defendia o título conquistado no ano anterior em Londrina-PRrepetiu a conquista e de forma invicta, com duas rodadas de antecedência, tornando-se bicampeão, sendo o segundo maior vencedor da história da competição – atrás apenas do paranaense hexacampeão Roberto de Lara (Robertinho).
Categoria Máster – Série Ouro
Campeão: Éder Sérgio (AABB de Caruaru-PE)
Vice-campeão: Akile (Metropolitana-PE)
3º lugar: Moacir (America-RJ)
4º lugar: Teruel (Corinthians-SP)
5º lugar: Pentinho (Sport Recife-PE)
6º lugar: Ricardo Simões (FEC-CE)
7º lugar: Joaquim (Carcará-AL)
8º lugar: Waga (AABB de Caruaru-PE)
Na categoria máster, a emoção foi até o final. Dentre os 32 atletas, dois chegaram na reta final com chances de título, ambos do estado de Pernambuco: Akiles do Metropolitano liderou até a penúltima rodada, quando foi derrotado pelo bicampeão brasileiro, Elvis Teruel do Corinthians. Com a derrota, Akiles viu Éder da AABB Caruaru tomar a frente da tabela e, quis o destino que no último jogo, Éder tivesse pela frente um tricampeão da competição, Joaquim Sávio (Carcará-AL), até então o único nordestino campeão da Copa do Brasil. Um empate bastava, mas com um 7 a 5, o atleta da AABB-Caruaru conquistou o tão sonhado título nacional, e em casa.
A próxima competição nacional será a disputa do Brasileiro Interclubes, entre os dias 2 e 4 de novembro, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente Bola 12 Toques | FEFUMERJ
Inserções: Rafael Aquino Portal Mundo Botonista