MAJOR DE BOLONHA 2021 – RESENHA

O Major Internacional de Subbuteo regressou a Bolonha entre os dias 18 e 19 de setembro de 2021! Esse é um evento que sempre nos habituou a um número incrível de presenças, organização de alto nível e locais desportivos de prestígio para a sua realização. A edição 2021 supriu tais expectativas, exceto pela presença de jogadores pois a assistência não foi aquela a qual estamos acostumados nesse torneio.

A competição de Subbuteo (versão moderna) teve inscritos cinquenta atletas na categoria Open; trinta e quatro na Categoria Veteranos; seis Under-12; seis Under-16 ; dois Under-20 anos; três na categoria Ladies e dezoito equipes.

https://www.facebook.com/watch/?v=116495660674068

TORNEIO INDIVIDUAL
Na categoria Open, se enfrentaram o grego Dimitrios Dimopoulos (Tigres de Bolonha) e o maltês Mark Gauci (Valletta Subbuteo Club). A partida terminou na cobrança de pênaltis, após o tempo regulamentar e a prorrogação terminarem em empate, com a vitória do maltês Mark Gauci. Depois de muitos anos foi a primeira final sem um jogador italiano.

Na categoria Veterano, Luca Cappellacci (CCT Roma) venceu Patrizio Lazzaretti (Lazio TFC) por 1×0.

Pela categoria Under-12, vitória por 4×0 de Angelo Bisio (TSC Stella Artois Milano) sobre Mattia Trevisani (F.lli Bari Reggio Emilia).

Entre os Under-16, o grego Evangelos Kotrotsos (Roligans Ilioupolis TSC) venceu Francesco Manfredelli (CCT Eagles Napoli) por 4-2.

Na categoria Ladies, vitória de Greta Cevolani (Bologna Tigers), que ganhou por 1×0 da francesa Stephanie Garnier (S.C. Salernitana) nos pênaltis, após o término da prorrogação e do tempo regulamentar.

TORNEIO DE EQUIPES
Apenas dezoito times participaram do torneio por equipes. Normalmente no Subbuteo há muito mais times, mas como houve menos jogadores presentes, conseqüentemente, os times certamente não se beneficiaram com isso. Apenas Malta e Grécia estiveram presentes, no entanto, enquanto as seleções da Bélgica, França, Alemanha e Espanha estiveram ausentes, para indicar as nações que nunca falharam no Major de Bolonha. Infelizmente, a pandemia não resolvida continua a criar medo em alguns e limita as viagens. Um hobby como o futebol de mesa, é claro, sofre mais com o problema do que outras atividades.

Ao final da competição coube à equipe da região da Reggio Emilia, F.lli Bari, prevalecer sobre seus rivais. Entretanto, venceu a final apenas pelo saldo de gols contra uma nunca domada Salernitana.

TORNEIO INDIVIDUAL E EQUIPES SUBBUTEO TRADICIONAL

Na modalidade “Subbuteo Tradicional”, que lembramos ser disputada com produtos originais ou réplicas de material subbuteo até a década de 1980, eram realizados torneios por equipes e individuais. Ao contrário do Subbuteo, o torneio individual é uma categoria única, independentemente da idade. Participaram oito equipes e sessenta jogadores.

Na competição por equipes, o Subbuteo Clube Labronico venceu, com um contundente 4×0, o Subbuteo Clube Perugia.

No individual Enrico Frisone (S.C. Ligures) venceu Andrea Balestrucci (Viterbese Subbuteo) na final por 4×3. Partida emocionante, cheia de gols!

Um belo torneio, no geral, que não tem sido recompensado pela presença dos jogadores como nos anos anteriores. Destaque, mais uma vez, para a organização do Bologna Tigers, que sempre foi muito boa, garantindo a qualidade do torneio!

Para finalizar, curta o segundo do jogo entre o espanhol Carlos Flores contra o brasileiro Fred Elesbão, que tem nacionalidade alemã e atua pelo Hannover. A partida terminou 6×0 para o ibérico. Também acompanhe a vitória de Vasileios Koutsompinas sobre Mirco Marinari por 1×0.

https://www.facebook.com/watch/?v=1013307426175808

Adaptação: www.calciotavolo.net/