LIGA DOS CAMPEÕES E COPA DA FEDERAÇÃO EM BARCELONA
O dia 27 de setembro de 2015 foi movimentado na Catalunha. Foram celebradas as eleições para o parlamento regional que deu a maioria aos independentistas. Também houve um eclipse total de lua cheia, fato que somente se repetirá em 2033. Entretanto, talvez o fato mais importante, é que foi finalizada a terceira edição da Liga dos Campeões e a Copa Federação no Parque Joan Miró, em Barcelona, competições que começaram no dia anterior. Além dos atletas locais, estiveram presentes o húngaro Zoltán Púskas, vice presidente da federação húngara de futebol de mesa e também atletas poloneses, entre eles, Jakub Krüger, pioneiro do esporte na Polônia. Também participaram seis atletas da Comunidade Valenciana, onde se pratica a mesma modalidade de futebol de mesa mas com algumas pequenas variações na regra.
Na Liga dos Campeões os participantes foram divididos em quatro grupo de oito jogadores passando os quatro primeiros para a seguinte fase. Na segunda fase os atletas foram divididos em quatro grupos de quatro atletas, passando para as quartas de final os dois primeiros colocados. Esses forma os resultados dessa fase: Despertaferro (Ferran Gallego) 3×0 Titan, Villaverde (Alan Jaumandreu) 6×2 Sporting), Batman(Jordi Roca Pascual) 2×1 Estrella Verde e Max Plas (Manolo Ricart) 2×1 Tocornal. As partidas da semi final foram assim: Despertaferro (Ferran Gallego) 4×1 Villaverde (Alan Jaumandreu) e Batman (Jordi Roca Pascual) 3×2 Max Plas (Manolo Ricart).
A partida final da Liga dos Campeões foi entre Jordi Roca Pascual (Batman), atleta da Botonaires Associats de Palautordera e Ferran Gallego (Despertaferro), atleta da Associació Catalana de Futbol Botons, sendo vencida pelo primeiro no gol de ouro, após empate em 1×1.
Pelo torneio de consolação Cosmos ficou com o título ao vencer Real Saeta por 3×2 na partida decisiva.
Confira o vídeo e alguns detalhes dessa partida final entre Batman e Despertaferro e as particularidades do futmesa catalão e valenciano.
Na Copa da Federação houve a participação de dezesseis atletas que foram inicialmente divididos em dois grupos com oito participantes. Passaram para a fase de quartas de final os 4 primeiros participantes de cada grupo. Após essa fase, as partidas das semi finais foram: Adrilitec 2×1 Inmortales e Roquetenc 2×1 Cultural B. Na grande final Adriletec sagrou-se campeão ao vencer Ronquetec por 2×1. No torneio de consolação, a vitória coube a Azulones que derrotou Poble Sec por 3×1 na partida decisiva.
Texto: José Carlos Cavalheiro – Diretor de Comunicação FEFUMERJ
Fotos: Asociación Valenciana de Fútbol con Botones (AVFB) e Jakub Krüger
Vídeo: Carlos García Dalmau