LIGA CAMPISTA DE FUTEBOL DE MESA

Somos a Liga Campista de Futebol de Mesa. Fundada em 2015, reunimos atualmente cerca de 20 botonistas que residem principalmente na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), e cidades circunvizinhas.

A nossa história se inicia no ano de 2008, quando os primeiros botonistas de Campos se tornaram federados, disputando os campeonatos estaduais na modalidade Pastilha. Em 2012, através de uma parceria com o Goytacaz Futebol Clube, foi montado o Departamento de Futebol de Mesa para a prática da modalidade Bola 12 Toques. Após alguns anos jogando pelo alvi-anil, resolvemos criar a Liga Campista como uma forma de ir além do clube, alcançando visibilidade em outras esferas e conquistando novos adeptos para o esporte.

Após um hiato de 2 anos, fizemos um esforço coletivo e conseguimos uma parceria com outro clube da cidade para utilizar o espaço para a prática do esporte: o Campos Atlético Associação, carinhosamente chamado de Roxinho.

No salão do clube foi onde a bolinha voltou a rolar. Resgatamos alguns dos remanescentes e com a prática e os eventos realizados, novos adeptos foram aparecendo (dentre adultos, jovens e crianças). Conseguimos boa visibilidade, com reportagens nas redes de televisão do estado, jornais e revistas, o que deu bastante confiança para que déssemos um próximo passo no início de 2020. Resolvemos nos federar para retomar à prática oficial do esporte, criando assim o Departamento de Futebol de Mesa do Campos Atlético Associação.

Infelizmente não foi possível ter uma temporada com o clube, já que a pandemia COVID-19 chegou e os campeonatos foram paralisados e, novamente, perdemos o espaço.

Com sinais de melhoras em relação à pandemia que vivemos, a Liga Campista se uniu novamente para buscar um espaço, e em contato com a Fundação Municipal de Esportes, conseguimos um salão para a retomada pós-pandemia. Tizemos neste último sábado (04/12/2021) a reestreia dos treinos e também a inauguração do novo local de treinos.

Que possamos com esse espaço e a parceria adquirida, desenvolver ainda mais o esporte em nossa região, trazendo mais adeptos e praticantes nas mais diversas modalidades.

Texto: Lucas Boa Morte