IV DESAFIO AMISTOSO DO SÃO CRISTÓVÃO

No útimo sábado, dia 27/07/2024, o São Cristóvão tira seu projeto do papel e desenvolve o seu primeiro “Interestaual por Equipes”, que sob a chancela da Fefumerj, foi denominado “IV Desafio Amistoso 4×4” (por equipes). Em uma manhã super agradável de clima ameno no Rio de Janeiro, reuniram-se na Rua Figueira de Melo (reduto Cadete) além da equipe anfitriã, o Eldorado (MG), o São Paulo (SP) e o Fluminense (este último o atual Campeão Brasileiro por Equipes). Depois de um rápida explanação das regras e da dinâmica do torneio (pois nenhuma equipe havia participado das edições anteriores) começaram “as batalhas”.

O Fluminense fez valer o seu forte elenco logo de cara, largou 2 a 0 placar de 3 a 0 nas duas primeiras rodadas sobre São Paulo e São Cristóvão. Porém, o Eldorado mostrou que não estava ali apenas como “figurante” e os mineiros “chegaram chegando” com um duplo 4 a 0 nas duas primeiras rodadas, também em cima do São Cristóvão e São Paulo. Os atletas de Minas Gerais, mais exatamente de Juiz de Fora, terminaram em primeiro no final do turno inicial, ao empatar no último jogo com o Tricolor das Laranjeiras em 2a 2.

Após uma pausa para a hidratação os “trabalhos”foram retomados. No returno o Fluminense largou na frente derrotando o Eldorado por 3×1 e deixando o São Cristóvão na lanterna com um 3 a 0 e na última rodada da 1a fase “atropelando o São Paulo” com um 4 a 0. O Tricolor Paulista, por sua vez, começou o segundo turno empatando com o São Cristóvão (que neste momento da competição vinha subindo de nível) pelo placar de 2 a 2. Na segunda partida novo empate, desta vez 1 a 1 com o Eldorado. Na última rodada no “confronto de tricolores” o carioca venceu pelo placar já mencionado aqui (0 a 4). O Eldorado, que fez um excelente primeiro turno começou “escorregando” no returno e se re-estabeleceu no torneio apenas na última rodada da primeira fase contra o São Cristóvão, placar (2 a 1). O São Cristóvão que havia acumulado apenas um ponto na fase classificatória, “não se fez de rogado” e na primeira partida das semi-finais, a equipe Cadete fez uma bela e dura partida contra o Fluminense, embora a equipe das Laranjeiras tenha vencido por 2 a 1. Na outra semifinal que foi disputqada entre as equipes de Minas Gerais e São Paulo a disputada foi mais acirrada, sendo que o Eldorado venceu pelo placar de 1a 0. Bom, Na disputa pelo terceiro lugar a equipe do Tóvão, até então “querendo pegar no tranco”, teve sua melhor atualção e aplicou um 3 a 1 no Tricolor do Morumbi. Na partida final o Eldorado deu uma “chave de braço” no atual Campeão Brasileiro de Equipes, porém o Fluminense sagrou-se campeão com empate em 1 a 1, por ter feito melhor campanha ao longo do torneio.

O mais importante neste “congraçamento” foi ver o respeito, a camaradagem e a alegria como foi conduzido o campeonato. Amistoso SIM, porém com muita emoção e sendo tratado por todos os participantes como um “treino de luxo”, realizado às vésperas da mais importante competição por equipes do calendário nacional. Fica o aprendizado, o entrosamento com os amigos botonistas, pois a troca de experiências só tem a engrandecer o nosso esporte!

As equipes atuaram com os seguintes atletas:

São Cristóvão
Bruno Santos [C], André Sá, Belfort, Júlio César e Papito

Fluminense
Aires [C], Paulinho Quartarone, Gil, Pitico e Eduardo Almeida

Eldorado
Renato [C], Luís, João Paulo e Betinho

São Paulo
Elsio [C], Caio, Wagner e Paulinho

Um Viva à regra Dadinho! Um Viva ao Futebol de Botão!

Texto: Bruno Santos