IV COPA OASIS NO ATACAMA – COPA REGIONAL DE FUTMESA
No deserto mais seco do mundo onde até a alma tem sede, os 61 jogos, 170 gols marcados, 2,78 gols/jogo, 19 botonistas de 06 escolas de futmesa foram os surpreendentes números desta IV Copa Regional Oasis no Atacama.
A copa teve um tema assim como em todas as copas anteriores. Neste ano a “Alegria” estava em destaque. O Deserto do Atacama possui muitas particularidades que podem gerar tristezas e depressão, por isso que promover alegria é um desafio e um grande objetivo do Futmesa Chile.
Mais uma vez o campeonato foi de bom nível e muito disputado apesar da grande quantidade de jogadores estreantes. A disputa estava tão forte que o campeão chegou a perder dois jogos ao longo das fases classificatórias, e na fase final a diferença entre o campeão e o vice- campeão foi de apenas um gol, empatando em pontos, confronto direto e saldo de gols.
Vários prêmios foram entregues. Os tradicionais campeões até 10 anos de idade, campeão geral individual e campeão por equipe. Além desses, como foi um campeonato com muitos estreantes, uma medalha dourada de campeão estreante foi entregue.
A surpresa ficou por conta da Igreja CABAMI, onde o Futmesa Chile foi criado no ano de 2011. CABAMI levou dois times e eles ficaram com todas as medalhas e troféus de campeões. A garotinha Gênesis (10) de CABAMI ganhou três douradas: de estreante, categoria até 10 anos e juntamente com Miriã (9) e Davi (18) levou para casa a dourada por equipe.
Então as outras 05 escolas de futmesa e seus botonistas tiveram que se contentar com a disputa de medalhas de prata. A escola Ebenezer conquistou o terceiro lugar por equipe, e a escola Betel ganhou a medalha de equipe destaque em especial por sua disciplina e respeito.
O campeão individual geral foi Davi Faria (18), que em 2014 foi vice-campeão invicto da Copa Nacional. Um gol atrás ficou Dilan Flores (11), tetra campeão nos campeonatos internos de CABAMI, na sua antiga categoria até 10 anos. Em uma edição anterior da Copa Regional Oasis no Atacama Dilan também foi campeão até 10 anos, ou seja, esse garotinho tem um grande futuro neste lindo esporte.
Foi uma grande festa, jogos concorridos, ótimo apoio dos pais e familiares, muitas medalhas e presentes. O ambiente não tinha como ser melhor, o restaurante da Escola Liceo A 26, onde existe uma escola de futmesa. Muita motivação para seguirem adiante no futmesa, que caiu na graça do chileno. Alegria nos sorrisos e no coração com as mensagens dadas ao longo do evento. É certo que ficará na memória de todos ali presentes.
E para finalizar muitos fizeram uma ótima pergunta: “Quando será o próximo campeonato?”.
Pastor Aléksei Rodrigues Faria
Missionário brasileiro no Norte do Chile. Novembro-2015.
Nota do Gestor do Site
O Pastor Aléksei Rodrigues Faria desenvolve no Chile, utilizando entre outras ferramentas o futebol de mesa, um trabalho evangelizador que também tem cunho social passando, notadamente às crianças, valores que estão de acordo com sua fé mas que também são universais como a auto-estima, disciplina, respeito e noções de higiene. A FEFUMERJ, seguindo as diretrizes do seu estatuto, tem por objetivo divugar o futebol de mesa. Estamos abertos a proceder da mesma maneira com iniciativas semelhantes, independentemente da fé professada pelo estusiasta do futebol de mesa.