INVICTO, FLAMENGO É TETRA NO BRASILEIRO INTERCLUBES 2022 DE DADINHO
Após 17 vitórias e quatro empates, o Flamengo A conquistou, de forma invicta, o tetracampeonato do Brasileiro Interclubes de futebol de mesa — 2012/13/15/22. Com o feito, o Rubro-Negro igualou o America em número de títulos na competição, que, este ano, foi disputada, no Grajaú Tênis Clube, por 32 equipes de seis estados. Ao todo, quase 150 jogadores lutaram, durante dois dias (20 e 21 de agosto), pelo principal troféu entre equipes no país, em uma competição longa e desgastante, mas entre os melhores botonistas da atualidade, que superaram as adversidades com fibra e muito dadinho no filó.
Apesar do vice-campeonato com sua equipe A, o America ainda faturou o quarto lugar, com a equipe B, na Série Ouro. A terceira colocação ficou com o River B (RJ). Na Série Prata, o São Carlos (MG) levou o título, seguido por Vasco A, Avaí (SC) e Piedade (RJ). Na Série Bronze, o campeão foi o Poços de Caldas (MG). Flamengo B, Nacional (AM) e Botafogo fecharam o pódio. Na Série Extra, o Olaria ergueu a taça, com o Fluminense B em 2º, o Tupynambás (MG), em 3º, e o Grajaú B em 4º. O Círculo Militar (SP), em 5º na Ouro, levou o prêmio de melhor visitante.
Embora tenha feito a festa, a confirmação do título do Flamengo só veio na última das sete rodadas da Série Ouro. Com 14 pontos ganhos, o Rubro-Negro precisava de uma vitória sobre o Círculo Militar (SP) para ratificar a conquista, já que River B (12) e América A (10), ainda com chances de erguer a taça, se enfrentariam. Após angustiantes 14 minutos, o Flamengo bateu o time paulista, por 2 a 0, e assegurou o tetracampeonato. Já os Rubros derrotaram o River B, por 2 a 1, superaram o time de Piedade na classificação final e garantiram um honroso vice-campeonato.
A definição do campeão na Série Prata foi menos dramática. Pelo menos para o São Carlos (MG), que, com uma rodada de antecipação, já havia assegurado o título. Na rodada final, mesmo com uma derrota para o Piedade, por 2 a 1, a equipe manteve os 18 pontos ganhos e não foi alcançada pelos concorrentes diretos. Decisão, mesmo, só pelo vice-campeonato, conquistado pelo Vasco, após derrotar o Avaí, por 2 a 1, e ultrapassar a equipe catarinense na classificação final (14 pontos a 13), assegurando o segundo lugar no pódio.
A luta pelo título da Série Bronze foi marcada pelo equilíbrio. Na última rodada, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Eldorado A (MG), o já campeão Poços de Caldas (MG) celebrou o título e impediu que o rival mineiro fosse ao pódio. Já o Flamengo B precisava passar pela Portuguesa (MG) para ficar com o segundo lugar, que veio após o triunfo por 2 a 0. O Nacional (AM), que fez 2 a 1 no River A, teve que se conformar com o terceiro lugar, enquanto o Botafogo, que goleou por 4 a 0 o Flamengo C, foi beneficiado pela derrota do Eldorado para ficar em quarto lugar e ir ao pódio no saldo de vitórias (5 a 2).
O título da Série Extra foi emocionante e teve uma surpresa na última rodada. Após liderar com folga a competição, o Fluminense B, que precisava de um simples empate com a AABB (DF) para subir ao lugar mais alto do pódio, foi surpreendido pela equipe brasiliense (3 a 1). Melhor para o Olaria, que corria por fora, mas derrotou o Olympic, por 3 a 1, e, com um ponto a mais (15 a 14) foi campeão. O tricolor teve que se contentar com o vice-campeonato. O Tupynambás, que fez 2 a 1 no Fluminense C, foi aos 12 pontos e ficou em terceiro lugar, à frente do Grajaú B (11), que derrotou o Eldorado por 1 a 0 fechou o pódio.
Texto: Alysson Cardinali
Fotos: Natalia Vangelotti