II COPA DE FUTMESA OÁSIS NO ATACAMA (CHILE)
“Estou muito feliz e agradecida. Que Deus nos abençoe para logo nos vermos no próximo campeonato!” Essas foram as palavras de uma das competidoras ao final da II Copa regional realizada no dia 11 de maio de 2013. O palco deste evento foi a Igreja Batista MIES, na cidade de Antofagasta, a maior cidade chilena no Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo.
A Copa Oásis no Atacama tem como objetivo promover o futmesa em terras chilenas, e motivar a pais e filhos a praticarem este esporte dentro e fora de casa. Para participar deste campeonato regional é necessário se classificar nos campeonatos internos das escolas de futmesa, ou seja, a Copa Oásis reúne os melhores botonistas da região.
As escolas de futmesa são desenvolvidas dentro do projeto MIDEC, Ministério Cristão de Esporte (tradução), que utiliza o esporte como uma ferramenta sócio-evangelística. O futmesa tem forte potencial para desenvolver habilidades como concentração e motricidade fina, a amizade dentro e fora de casa, e a união de gerações como pais, filhos, avós e netos. É um esporte alegre e emocionante ao mesmo tempo. O MIDEC ainda ensina os valores Bíblicos e a evangelização dentro de uma linguagem esportiva.
Escolas que competiram:
Nesta II Copa contamos com quatro escolas de futebol de mesa: CABAMI, Igreja Batista MIES, Escola Nova Esperança e MIDEC Copiapó. Contamos com competidores desde 09 anos até 33 anos de idade, tanto do sexo masculino quanto feminino, cumprindo seu papel de unir as pessoas. Apenas a escola MIDEC Copiapó não era da cidade de Antofagasta, e a única que não participou da I Copa em 2012. Eles contavam com duas moças na equipe, ao contrário das outras escolas que contavam somente com homens.
O Campeonato:
A programação foi realizada com tranquilidade e os jogos foram de bom nível técnico. A emoção estava à flor da pele e aqueles que se controlaram conseguiram os melhores resultados. O evento começou às 10 horas da manhã, com mensagens bíblicas e música de boa qualidade, levando aos participantes a paz necessária para os jogos. No local tinha uma mesa com um pequeno Museu do Futmesa, outra com os troféus e medalhas e mais uma com a premiação especial, O Botonista de Ouro. Eram peças bonitas e em grande quantidade, o que gerou a motivação que se esperava para o campeonato.
Primeira fase:
Finalmente começaram os jogos, três campos (mesas) com quatro botonistas em cada, classificando um botonista para a final e outro para a repescagem. Os cabeças de chaves se classificaram para a final: Jean Carlos (Tetra campeão em CABAMI), Pato (Campeão da I Copa em 2012 e atual campeão de Nova Esperança) e Elias Varas (Treinador da equipe de Copiapó).
Aí começou a surgir a surpresa do campeonato, Délia de Copiapó, que no último jogo do primeiro turno venceu por 3X2 ao Pato. Com este resultado ela eliminou a Nick (vice-campeão de CABAMI), classificando-se para a repescagem.
A repescagem:
A emoção só aumentava jogo a jogo, e a cada fase do campeonato os nervos eram colocados à prova. A repescagem foi mais tensa, com poucos gols, e Délia superou aos dois adversários (o Juan da Nova Esperança e o Luiz Alexis de MIES) se classificando para a final.
Assim, MIDEC Copiapó entrou na fase final com dois botonistas, enquanto que CABAMI e Nova Esperança apresentavam somente um, o que gerou uma grande expectativa de Copiapó ganhar o campeonato.
Segunda fase:
A fase final teve jogos tensos, muitos erros, e ao mesmo tempo muitos gols. Os botonistas vão trocando de bons momentos a maus momentos, de vitórias a derrotas e empates. No fim, todos os quatro finalistas terminam esta fase com quatro pontos cada um, ou seja, uma vitória, um empate e uma derrota cada. A decisão vai para o saldo de gols.
Resultado final:
1º- Jean Carlos (13 anos) de CABAMI
2º- José Elias Varas (33 anos) de MIDEC Copiapó
3º- Délia (15 anos) de MIDEC Copiapó
Pato (Patrício, 13 anos) de Nova Esperança levou o prêmio especial de campeão até 15 anos de idade.
O campeão individual geral foi Jean Carlos, que fez o maior número de gols e foi o menos vazado, levando o campeonato individual, a medalha de melhor artilheiro e a de defesa menos vazada.
MIDEC Copiapó ganhou o campeonato por equipe. A medalha de botonista revelação ficou com Délia, pois conseguiu resultados incríveis e ajudou diretamente na conquista do campeonato por equipe em sua primeira participação.
Campeonato por equipe:
1º- MIDEC Copiapó
2º -CABAMI
3º- Nova Esperança
Melhores goleadores CABAMI e Nova Esperança.
Melhor Defesa CABAMI.
Números:
Foram feitos 49 gols em 24 jogos (fora a repescagem), média de 2,04 gols por jogo, marca superior a de 2012 (1,63 gols). 12 botonistas, 21 visitantes, 03 organizadores, duas cidades representadas e 04 escolas de Futmesa. A alegria estava em todas as pessoas, pois muitas equipes conseguiram levar para casa alguma medalha, alguma premiação. No entanto, o melhor foi a amizade, a alegria, o ambiente de paz e harmonia que reinou ao longo da competição. O MIDEC trabalha muito para que essa garotada tenha um refrigério na vida, pois viver neste deserto não é fácil. No Atacama é muito comum a tristeza dominar as pessoas, a infelicidade fazer parte do dia a dia de todos, a falta de sonhos ser a realidade dos jovens. Este deserto é tão seco que até a alma tem sede! Por isso o MIDEC mostra que existe um Oásis no Atacama, e o Futmesa Chile tem contribuído para que cada um consiga chegar ao único Oásis da Vida!
Pr. Aléksei Rodrigues Faria
JMM – MIDEC
15-05-2013.
*CABAMI – Casa Batista da Amizade (Casa Bautista de la Amistad)
*MIDEC – Ministério Cristão de Esporte (Ministerio Deportivo Cristiano)
Este ministério foi fundado pelo missionário chileno José Elias Varas, de Copiapó, no ano de 2010, e tem como finalidade difundir o esporte nas igrejas, levando melhor qualidade de vida e a pregação do Evangelho aonde mais se precisa. No final de 2011 o futmesa chega ao Chile, implantado pelo missionário Pr Aléksei Faria, com práticas semanais em CABAMI. Em maio de 2012 o futmesa passa a fazer parte do MIDEC. Hoje o Futmesa Chile já conta com 06 escolas para crianças, jovens e adultos em 03 cidades do Chile: Antofagasta, Iquique e Copiapó.
*JMM – Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira.
No mês de julho de 2013 vamos a Santiago do Chile, Concepción e La Serena implantar o Futmesa Chile.