FUTMESA NO CHILE
Chegou o Futebol de Mesa no Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, onde até a alma tem sede. Em novembro de 2011 nossa primeira aula de Futmesa teve somente um aluno, mas foi o suficiente para iniciar o esporte e cair no gosto dos chilenos. Hoje temos três escolinhas, seis monitores, e uma boa perspectiva de crescimento para 2013.
O chileno como o brasileiro é louco por futebol, a diferença é que nunca ganharam a Copa do Mundo, o que os tornam ainda mais fascinados pela bola. No Futmesa, eles, os chilenos, estão tendo a oportunidade de realizar seu sonho e ver a seleção do Chile vencer a Argentina e até o Brasil. Essa emoção e este tipo de sonho são parte dos benefícios que o futmesa proporciona onde quer que ele seja praticado.
Como vivemos em uma região de mineração, na cidade de Antofagasta, estamos rodeados de problemas familiares e sociais, o que é natural em qualquer parte do mundo onde a mineração se faz presente. Vimos que pais e filhos estão distantes, e em muitos casos vivendo em casas separadas. Entendemos que o futmesa seria uma ótima ferramenta para aproximar os familiares, proporcionando amizade e amor. Com o passar dos meses observamos muitos outros benefícios que este inovador esporte trouxe para o deserto:
– É um esporte, brasileiro, que está sendo divulgado no mundo inteiro,
– Desenvolve: Concentração, Coordenação motora fina,
Respeito, Higiene, Organização e Determinação,
– Está relacionado ao futebol de campo, o que favorece o entendimento de táticas e regras, ou seja, desenvolve o raciocínio,
– Favorece a formação de amigos,
– Une gerações como pais, avós e netos,
– Aprende-se a ganhar e perder,
– Favorece a aprendizagem de geografia, história e matemática,
– Pode ser praticado em qualquer lugar e época do ano,
– Praticado por ambos os sexos, sem discriminação ou desigualdade,
– São peças colecionáveis.
– Pode se tornar um profissional deste esporte.
Podemos afirmar todos estes benefícios porque somos testemunhas verdadeiras por onde trabalhamos. CABAMI (Casa Batista da Amizade) é o melhor exemplo. Ali o futmesa alcançou mais de 25 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, de 7 anos até 14 anos. Destes meninos um grupo de 15 botonistas está praticando rotineiramente em casa ou nas aulas semanais.
Ter envolvido os pais foi nossa maior vitória em CABAMI. Os convidamos para uma festa e apresentamos o esporte. Neste momento os meninos já estavam apaixonados pelo futmesa. Os pais perceberam o valor e os benefícios e fizemos uma parceira, onde CABAMI iria presentear os times e os pais os campos (Mesas). Deste dia em diante os meninos ficaram mais amigos, passaram a frequentar as casas uns dos outros, passam mais tempo em casa, e praticam o futmesa com os pais e familiares.
Dois meses depois, em outubro 2012, fizemos o primeiro campeonato regional, que chamamos de I Copa Oásis no Atacama, envolvendo as três escolas de futmesa em Antofagasta. Organizamos no local um pequeno Museu do Futmesa, três lindos Campos, novinhos, fabricados por nós para estrearem na I Copa, investimos nos troféus e nas medalhas (melhoramos estas últimas acrescentando a elas um quadro imitando um Campo de futmesa).
Este campeonato regional só foi uma realidade porque tivemos o apoio direto do pessoal do MIDEC (Ministerio Deportivo Cristiano- traduzindo – Ministério Cristão de Esporte), que atua no Norte do Chile. Numa bela manhã de inverno (junho, 2012) fui convidado para uma reunião de planejamento do MIDEC, que acontecia nas dependências de uma igreja. Claro que levei uma Mesa e alguns times! Não teve surpresa, foi um sucesso! Os monitores do MIDEC ficaram apaixonados pelo futmesa, e, durante a apresentação, chegaram os alunos (adolescentes e crianças) da escolinha de futebol da igreja. Em poucos minutos os meninos tomaram conta da situação, pegaram as palhetas e começaram a dar os primeiros chutes e a gritar os primeiros gols. Isso foi suficiente para os monitores do MIDEC adotarem o futmesa como um esporte oficial indicando-o a todos os seus monitores no Norte do Chile.
E foi por meio do MIDEC que conhecemos a CCHD (Coalición Chilena de Deporte traduzindo Coalizão Chilena de Esporte) uma instituição que atua em todo o Chile levando o esporte aonde mais precisa. Em dezembro de 2012 a CCHD vai receber as primeiras mesas e os primeiros times de acrílico.
As perspectivas para 2013 são motivadoras:
– Esperamos iniciar uma escolinha de futmesa numa escola particular, chamada Escola Batista Lois Hart. Aqui no Chile as escolas são todas no turno da manhã, com atividades extras (chamadas por eles de Academias) no período da tarde. Será nosso projeto piloto, onde vamos ganhar experiência para em 2014 apresentarmos esta Academia a muitas outras escolas particulares e públicas.
– Esperamos abrir a primeira escolinha de futmesa na cidade de Copiapó e outra na cidade de Iquique. São capitais regionais como Antofagasta, distantes desta uns 400 km. Hoje já temos monitores nestas cidades, e também campos e times de acrílico.
– Sonhamos em realizar quatro (04) campeonatos regionais, as Copas Oásis no Atacama. Duas para adolescentes, uma para crianças até 10 anos, e outra para adulto.
– Premiar o Botonista de Ouro, entre os adolescentes. É uma competição onde o botonista mais regular nos campeonatos e com boa média escolar será premiado ao final do ano.
– Iniciar atividades regulares em Santiago do Chile (Capital do país) e La Serena (onde vivem os monitores da CCHD)
O futmesa tem proporcionado alegria e amizade, despertado crianças e adultos para o esporte, aproximado pais e filhos. Tem sido um privilégio para mim e minha família desenvolver este esporte fascinante neste deserto tão sofrido.
Pr. Aléksei Rodrigues Faria.
JMM Junta de Missões Mundiais
MIDEC Ministerio Deportivo Cristiano
Contato: ammigo2010@hotmail.com
Home Page: Facebook MIDEC-Antofagasta