GIGANTE NAS MESAS: DEZ ANOS DO TÍTULO MUNDIAL DO VASCO EM BUDAPEST, NA HUNGRIA

Em 13 de setembro de 2014, o Vasco da Gama entrou para a história ao conquistar o título mundial de futebol de mesa por equipes, na Regra 12 Toques, em Budapeste, na Hungria. O time vascaíno superou o campeão europeu Tiszavasvari na final do Mundial de Clubes, com uma vitória avassaladora por 28 a 4, em quatro rodadas. A partida foi transmitida pelo principal canal húngaro, M1, com parciais de: 2 x 6, 1 x 7, 1 x 7 e 0 x 8.

Os quatro atletas que compuseram essa equipe campeã foram Carlos Renato Kort (Bad), Rodolfo Castello Branco, Marcelo Lages e Igor Quintaes, este último, o destaque do torneio, com 100% de aproveitamento.

Resumo das Rodadas
A primeira rodada foi marcada por um início nervoso para Rodolfo Castello Branco, que acabou sendo derrotado. No entanto, o restante da equipe venceu seus jogos, mostrando que o Vasco não daria chances ao adversário. Parcial: CRVG 6 x 2.

Na segunda rodada, os vascaínos deslancharam no placar. Igor Quintaes começou a brilhar com uma série de gols e atuações impecáveis, atraindo o foco das câmeras da TV húngara. Ao fim dessa rodada, o placar já marcava 13 x 3, com o Vasco a uma rodada de garantir o título mundial.

Na terceira rodada, o Tiszavasvari tentou reagir, substituindo Pakay pelo craque romeno Istvan, que empatou com Marcelo Lages. No entanto, Carlos Renato teve uma atuação de gala, vencendo Garbour em um jogo memorável. Foi então que, no último chute da rodada, Igor Quintaes marcou o gol que sacramentou a vitória vascaína, vencendo Farkas por 8 x 7 e garantindo o título mundial. Parcial: CRVG 20 x 4, deixando a equipe húngara sem chances de alcançar o placar.

Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ