FRED ELESBÃO (NÁUTICO/PE) E VASCO DA GAMA SÃO OS CAMPEÕES BRASILEIROS 2024 DE SUBBUTEO

O atleta Fred Elesbão (Náutico/PE) saiu da Alemanha, foi até o Rio de Janeiro, especificamente na Sede Social do Bangu Atlético Clube, no fim de semana de 6 e 7 de julho, e trouxe de lá ambos os troféus da categoria individual colocados em disputa na regra Subbuteo. No sábado, Fred foi o campeão do Brasileiro Individual, ao vencer Barthez (CRVG) pelo placar de 1 x 0. No domingo foi a vez de Fred vencer Abel (CRVG) na final da Copa do Brasil pelo placar de 4 x 0. Antes da disputa da Copa do Brasil tivemos a disputa por equipes na qual o Vasco da Gama derrotou o Bangu A.C clube, por 3 a 1.

O evento, sediado na belíssima Sede Social do Bangu A.C, contou com a participação de 13 atletas de todo o Brasil. Disputado no sábado (6) o Campeonato Brasileiro individual teve uma primeira fase com os participantes divididos em 2 grupos de seis jogadores. A segunda fase – eliminatória – reuniu os melhores oito colocados da primeira. O atleta Abel, do Vasco (RJ) foi o terceiro colocado, Rony, do Londrina (PR) foi o quarto colocado e Giuseppe, do Vasco da Gama (RJ) chegou em quinto lugar. A sexta posição foi ocupada por Paulão, do Vasco da Gama. Michilin, do Palmeiras (SP), chegou em sétimo e Peter (OAC) em oitavo lugar fecharam o pódio no primeiro dia das competições.

No domingo, a organização do torneio adotou o sistema de eliminatória dupla na disputa da Copa do Brasil. O sistema de eliminatória dupla consiste em o atleta que perder duas partidas está eliminado da competição. Após vários confrontos de excelente qualidade Fred garantiu sua ida a final pela chave dos vencedores e aguardava o duelo entre Abel x Barthez pela chave dos perdedores para saber qual seria o duelo da final. A vitória de Abel sobre Barthez ambos atletas do Vasco da Gama garantiu Abel na final e após uma partida empolgante Fred venceu Abel e sagrou-se Campeão da Copa do Brasil de Subbuteo 2024. O vice-campeção foi Abel Cêpa (CRVG), 3º lugar Renato Brathez (CRVG), 4º Giuseppe (CRVG), 5º Bolton (BAC), 6º Peter (OAC), 7º Rony Suzuki (LEC) e 8º Felipe Maciel (BAC)

No jogo por equipes, o Vasco da Gama derrotou a equipe do Bangu por 3 a 1. O ponto do Bangu foi conquistado por Carlos Alberto, enquanto Giuseppe, Barthez e Paulão pontuaram pela equipe campeã. O Vasco da Gama, assim, conquistou o octocampeonato da regra.

Texto: Pulão Costa | Diretor de Subbuteo | FEFUMERJ