FLUMINENSE FATURA A TAÇA GUANABARA 2025 DE EQUIPES RETRÔ
Tinha que ser! Estava escrito 40 minutos antes do nada, como dizia Nelson Rodrigues. No mesmo dia em que Flamengo e Fluminense decidiam mais um campeonato carioca de futebol profissional, o futebol de mesa Retrô acabou “fazendo a preliminar”. Os rivais centenários disputaram a final da Taça Guanabara de Equipes, Categoria Retrô, Regra Dadinho. E, pelo menos na sala do Botafogo, deu Fluzão, desbancando o último campeão.
Oitenta e quatro jogadores, distribuídos em 15 equipes, desfilaram seu talento em 28 mesas padronizadas da FEFUMERJ. Um total de 228 jogos, ou, se preferirem, 57 partidas envolvendo equipes, no tradicional formato 4×4. A primeira fase dividiu oito equipes para o grupo A e sete para o grupo B. Fluminense com seus times A e B, Flamengo, America, Duque de Caxias, Humaitá, ABR e Light conquistaram o direito de participar do mata-mata.
O America eliminou a Light, o Fluminense B passou pela ABR, o Fluminense A derrotou o Humaitá, e no confronto de duas equipes que estavam empatadas em todos os critérios (a vantagem do empate foi tirada previamente na “moedinha”), o Flamengo tirou o Duque de Caxias. O cruzamento permitia até que o Fluminense fizesse a final com as suas duas equipes. Mas somente a A chegou à decisão, eliminando o America. O time B perdeu para o Flamengo. Na decisão, vitória tricolor por 2×1, e o título foi para as Laranjeiras.
O deste domingo foi o segundo de dez eventos da categoria Retrô previstos para serem realizados em 2025. O próximo, é a segunda etapa individual, a ser disputada no mês de abril. Ainda tem muita emoção pela frente na temporada!
Texto: Rafael Marques | Diretor Dadinho Retrô | FEFUMERJ