FLORENÇA TEM LOJA DE SUBBUTEO “ÚNICA NO MUNDO”
Daniele Mancuso, 41 anos, deixou seu trabalho como agentes de viagens para abrir uma loja de Subbuteo, jogo criado no Reino Unido, há 73 anos. «Os amigos me disseram: você é louco. Em vez disso, os negócios estão indo muito bem »
A loja (“única no mundo” jura o dono dono) está localizada a poucos passos da Universidade de Florença. No entanto, não passa um dia sem que a loja não seja frequentada e, às vezes, invadido por fãs de todas as idades. Chama-se Subbuteo Lab e a única totalmente dedicada ao antigo jogo e sempre emocionante, com jogadores em miniatura, campos de futebol de pano verde, arquibancadas e estádios fabulosos de plástico colorido. Isso porque o Subbuteo, 73 anos após sua criação no Reino Unido, não é apenas um jogo sempre em moda, mas também um negócio. E como Daniele Mancuso, 41 anos, um empresário de Turim, de pai siciliano e mãe de Livornese, que emigrou oito anos atrás para a Toscana, conhece os negócios, conseguiu realizar o sonho que tinha quando criança: viver com Subbuteo.
“Eu estava trabalhando como diretor de uma agência de viagens quando, há três anos, decidi que minha vida tinha que mudar – diz Daniele -. Como? A partir de uma intuição. Quando eu estava prestes a me mudar para a Toscana, encontrei a mala deste jogo da minha infância na casa. Decidi vendê-lo e o sucesso foi incrível: todo mundo queria e, no final, foi “roubado” a um preço cinco vezes maior do que o que eu havia pago”. É assim que Mancuso pensou em abrir uma primeira loja em Certaldo, pequena cidade localizada a aproximadamente 40 Km de Florença. «Os amigos me disseram que eu era louco – lembra Daniele – e as pessoas não entendiam direito o que eu estava vendendo. Mas levou apenas alguns dias para o boato se espalhar.”
Parecia um romance. Os clientes vieram de todas as partes da Toscana e também de fora. Eles compraram equipes, acessórios, mas também pediram antiguidades, jogadores finamente trabalhados e bem equilibrados. “Muitos também me pediram equipes personalizadas então, com alguns colaboradores, além de vender os objetos do distribuidor oficial, também começamos a criar times de futebol”. Resultado? Um sucesso de bilheteria, o suficiente para fazer Daniele decidir se mudar para a vizinha Florença. E inventar a profissão de restaurador, repintar velhos jogadores de futebol, arquibancadas, metas e vários acessórios e, finalmente, também dar conselhos técnicos. Mesmo sem o PlayStation ou o computador, muitas vezes experimentamos jogos extraordinários. Mas vamos voltar à loja. Como estão indo os negócios? “Bem, faturamos cerca de € 70.000 por ano – responde Mancuso – e estamos expandindo. Estou em negociações para abrir uma loja em Milão e outra em Roma. Então quem sabe… Quando você realiza um sonho, nunca para de sonhar ». E para marcar gols.
Visite a Home Page da loja: https://subbuteolab.com/ e sua página no Facebook.
Reprodução: https://www.corriere.it/