FLAMENGO FAZ A FESTA NO INTERIOR
Seja na Terra, seja no mar… seja em Nova Friburgo. O Flamengo subiu a Serra e fez valer o lema “vencer, vencer, vencer” para, com talento, faturar a Copa do Interior de Equipes 2024, domingo (23/6), no Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino. Com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, o título da Série Ouro foi confirmado após o triunfo, por 2 a 0, sobre o America “A”, em uma finalíssima equilibrada e de alto nível.
Na Série Prata, a luta pelo troféu de campeão também foi emocionante. Na decisão, o River, que tinha a vantagem do empate, ficou no 1 a 1 com o São Cristóvão e foi ao lugar mais alto do pódio. Com a presença de 14 agremiações, o torneio foi disputado em uma cidade que cresce (e aparece) no cenário do futebol de mesa estadual — não à toa os anfitriões contaram com dois times tradicionais na luta pelo título (Nova Friburgo e Friburguense).
A primeira fase foi dividida em duas chaves de sete equipes. Após sete rodadas, o Grupo A teve a Liga Fonte em primeiro lugar, com 14 pontos ganhos, seguida por Friburguense (12), Piedade (10), America “B” (8), São Cristóvão (6), Humaitá (4) e Light (1). No Grupo B, a liderança ficou com o Fluminense, que somou 16 pontos ganhos, e ficou à frente de Vasco (15), Flamengo (13), America A (9), Nova Friburgo (1) e Olaria (1).
Nas quartas de final da Série Ouro, quatro jogos eletrizantes: o America A bateu a Liga Fonte (4 a 0), o Fluminense eliminou o America “B” (2 a 1), o Flamengo passou pelo Friburguense (3 a 1) e o Vasco da Gama fez 3 a 0 no Piedade. Nas semifinais, enquanto os Rubros fizeram 3 a 0 nos Cruzmaltinos, os Rubro-Negros passaram pelos Tricolores (2 a 1). Na finalíssima, apesar da vantagem do empate, o Flamengo se impôs e assegurou o título com atuações precisas de Wellington, Ricardo Mendonça, Lucas Mendonça e Belga, sob a supervisão do técnico Tavares.
Confira a campanha da equipe campeã, foram nove jogos, sendo sete vitórias, um empate e uma derrota:
3 a 1 Nova Friburgo
4 a 0 Olaria
3 a 0 River
2 a 1 America “A”
1 a 2 Vasco da Gama
1 a 1 Fluminense
3 a 1 Friburguense
2 a 1 Fluminense
2 a 0 America “A”
Já nas quartas de final da Série Prata, o Olaria passou pelo Humaitá (1 a 0), enquanto o Nova Friburgo, que precisava do empate para se classificar, ficou no 1 a 1 com a Light. Nas semifinais, foi a vez de o São Cristóvão fazer valer a igualdade: 2 a 2 com o Nova Friburgo e vaga na decisão contra o River, que passou pelo time Bariri: 2 a 0. Na luta pelo troféu de campeão, a agremiação de Piedade, mais experiente, assegurou o 1 a 1, placar suficiente para ir ao lugar mais alto do pódio.
A classificação final da Copa do Interior de Equipes 2024 foi a seguinte:
1º Flamengo
2º America “A”
3º Fluminense
4º Vasco
5º Liga Fonte
6º Friburguense
7º Piedade
8º America “B”
9º River
10º São Cristóvão
11º Nova Friburgo
12º Olaria
13º Humaitá
14º Light
Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ