FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO DE CLUBES 2009
O Clube de Regatas do Flamengo sagrou-se, pela primeira vez, campeão brasileiro de clubes na modalidade Bola Três Toques no final de semana. A competição foi realizada no Clube Ginástico Desportivo nos dias 30/10 e 01/11/2009, e marcou a volta da cidade do Rio de Janeiro como sede de um evento nacional da modalidade após dez anos, contando com a participação de dez equipes e disputada no esquema de pontos corridos, todos contra todos em turno único.
Além do clube rubro negro, o Rio de Janeiro foi representado pelo Botafogo Futebol e Regatas e pelo Bangu Atlético Clube. O Flamengo chegou ao título de forma brilhante, conquistando o troféu inédito por antecipação e fazendo grande festa, inclusive com atletas rubro negros de outras modalidades que compareceram para acompanhar o último dia da competição.
O primeiro lugar foi garantido antes mesmo do confronto final contra a também fortíssima equipe do Tupi de Minas Gerais, na última rodada. Essa foi a conquista de maior expressão do departamento de futebol de mesa do Flamengo que, neste mesmo ano, já havia conquistado o estadual de clubes da modalidade. Isso mostra que a opção do clube em apoiar a modalidade Bola Três Toques foi de fato um grande acerto.
Alcançaram esse feito histórico para o clube da Gávea os botonistas Bruno de Castro, Evandro Gomes, Eduardo Costa, Miguel Lemos e Roberto Rocha.
Bangu (Marcelo Coutinho, Bruno Coutinho, Marcos Damázio, Ricardo Freitas, Gláucio Galvão, Igor Gomes e Marco André Velloso) e Botafogo (Antonio Ornelas, Carlos Augusto Bittar, Maurício Cabral, Henrique Madeira, Claudio Figueiredo e Éder Patrocínio) terminaram empatados com dez pontos, o clube da zona oeste, porém terminou a frente do alvinegro nos critérios de desempate. A colocação final dos premiados ficou assim:
Campeão – Flamengo (RJ)
Vice-campeão – Tupi (MG)
Terceiro Lugar – AABB (DF)
Quarto Lugar – América (SP)
Quinto Lugar – Viana Júnior (MG)
Sexto Lugar – Rio Branco (SP)
A vice-presidência da FEFUMERJ – modalidade Bola Três, aproveita a oportunidade para parabenizar o Clube de Regatas do Flamengo pela brilhante conquista e agradecer àqueles que reconheceram o enorme esforço que foi feito para possibilitar a realização da competição.
© Antonio Ornelas