FEFUMERJ SE TORNA REFERÊNCIA NACIONAL

FEFUMERJ

No Estatuto da FEFUMERJ consta que a Federação tem por objetivo dirigir, desenvolver, orientar e difundir no território do Estado do Rio de Janeiro, o FUTEBOL DE MESA, jogo de botão e outros correlatos, incentivando a sua difusão e aperfeiçoamento, em todas as suas modalidades, pugnando pelo progresso de suas FILIADAS com vistas à melhoria da qualidade na prática desportiva. Assim entende o seu presidente que, desde que assumiu o cargo, procurou, independentemente, da modalidadem apoiar a todas elas.

A FEFUMERJ tem desenvolvido um trabalho de excelência na condução do esporte, sendo reconhecida nacionalmente e – porque não dizer – internacionalmente como modelo de administração e incentivo ao Futebol de Mesa em todas as suas vertentes. A FEFUMERJ é a única federação de futebol de mesa brasileira que atende à todas as modalidades oficias e também às novas que vêm se desenvolvendo, além das internacionais.

Além das três regras reconhecidas de longa data como oficiais pela CBFM (BOLA 3 TOQUES, BOLA 12 TOQUES e DISCO), a FEFUMERJ abriu as portas para a modalidade DADINHO e participou de forma efetiva na sua oficialização junto à CBFM. Da mesma forma, a federação é pioneira no trabalho de incentivo a modalidade PASTILHA. Na modalidade SECTORBALL, a FEFUMERJ demonstrou competência em organizar as primeiras competições estaduais e nacionais da modalidade, incentivando e realizando um trabalho sério e competente ao longo de três temporadas, culminando com o sucesso e títulos de seus atletas no Campeonato Mundial da modalidade.

O Mundial realizado na cidade do Rio de Janeiro teve a participação direta da FEFUMERJ e foi um verdadeiro sucesso. A competição foi um marco na história do Futebol de Mesa Mundial.

Como grande legado temos:

O Mundial difundiu o nome da FEFUMERJ perante as 10 nações que estiveram presentes no evento e outras tantas que acompanharam as notícias nos diversos meios de comunicação que cobriram o evento.

O Mundial foi reconhecido como o melhor de todos os tempos pelos atletas que estiveram presentes em edições anteriores.

Assim como já havia acontecido com o húngaro Horvath Imre, Presidente da ISBF, em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro no ano passado, quando visitou a AA Portuguesa, atletas de delegações estrangeiras fizeram uma visita ao CR Vasco da Gama onde tiveram o primeiro contato com a modalidade DISCO. A delegação sérvia retornou para seu país entusiasmada com o Disco e a Pastilha, levando muitas “bolas” e times de ambas na bagagem. Segundo o atleta Sérvio Milos Krstic, a modalidade praticada na Sérvia (que não é o Sectorball) é extremamente similar ao Disco, que eles pretendem implantar na Sérvia, da mesma forma que a Pastilha.

Durante o Mundial, foi anunciada a entrada da modalidade BOLA 12 TOQUES na Confederação Sulamericana de Futebol de Mesa, sendo certo que, em novembro de 2012 na cidade de Rosário (Argentina), teremos o Sulamericano sendo disputado com a inclusão da regra 12 Toques.

É preciso lembrar também que cumprimos nosso papel em sediar com excelência uma competição Mundial. E que nesta competição foi assinada uma ata com as 10 nações presentes, onde ficou definido que o Mundial de 2015 será em Budapeste (Hungria) e o de 2018 no Japão com o Brasil de 2ª sede caso o Japão decline.

A CBFM oficializou sua entrada na FISTF  Federation International Sports Table Football (uma espécie de FIFA do Futebol de Mesa). Com a entrada na FISTF, a modalidade SUBBUTEO cresce em importância e, partir de 2013, serão realizadas as primeiras competições nacionais. Neste aspecto mais uma vez a FEFUMERJ mostrou pioneirismo incentivando e divulgando a modalidade, já tendo sido realizado em nossa cidade, 1 Satellite, 1 Open Internacional e 1 Campeonato Sulamericano.

No contato de várias modalidades, durante o Mundial, o Paraná está oficialmente iniciando a prática do Subbuteo, o mesmo ocorrendo na Bahia, com o Sectorball. E assim, aos poucos, aproveitando as oportunidades conforme elas aparecem, vamos caminhando e expandindo todas as modalidades!

Desfazendo rumores, o presidente da FEFUMERJ, Sr. Flávio Chammas informa que atendendo aos pedidos dos atuais dirigentes das modalidades e da direção da CBFM não está demissionário e continuará à frente da federação. Ele agradece a todos os seus vice-presidentes e colaboradores que, com a confiança desta presidência, vem realizando o trabalho que culmuniou com o reconhecimento internacional obtido.

Assim sendo, a FEFUMERJ seguirá firme em seu propósito de divulgação e incentivo ao esporte, tratando com igualdade e respeito a todas as suas modalidades, sempre atuando em favor do Futebol de Mesa.

Texto: Diretoria FEFUMERJ