EXPO FUTEBOL DE BOTÃO 2023: FESTA RUBRO-NEGRA NO DADINHO
Com a presença de 150 botonistas das mais variadas modalidades, as feras do dadinho 9 x 3 também fizeram bonito na III Expo Futebol de Botão, realizada no domingo (23/7), no Grajaú Tênis Clube. Ao todo, 14 agremiações disputaram um emocionante campeonato de equipes 4 x 4, em pontos corridos — com jogadores federados e não federados —, no qual o Flamengo mostrou sua força. Após dez vitórias e três derrotas, o Rubro-Negro somou 30 pontos ganhos e ergueu o troféu de campeão. Com 28 pontos, o Vasco celebrou o vice-campeonato (nove vitórias, um empate e três derrotas), enquanto o River, único invicto na competição (sete vitórias e seis empates), ficou em terceiro lugar, fechando o pódio.
Antes da primeira palhetada do dia, foi feita uma homenagem a Jorge Ferraz, atleta do Vasco da Gama, com um minuto de silêncio em sua memória (ele faleceu no dia 18 de julho, em decorrência de complicações oriundas de uma cirurgia de hérnia).
Ainda emocionados e consternados com tamanha perda — Jorge era um dos mais bem conceituados jogadores do circuito, tanto dentro quanto fora das mesas —, os botonistas deram início à busca pelo título, com muitos dadinhos no filó em duelos emocionantes.
Com campanhas consistentes, America, em 4º lugar, com 24 pontos ganhos; Botafogo (5º, com 23); Fluminense (6º, com 22); Piedade A (7º, com 21); e Flamengo B (8º, com 21) perseguiram os líderes rodada a rodada, mas sucumbiram nos momentos decisivos. Não menos emocionante foi a luta pelas demais posições na classificação geral: a Liga Fonte terminou na nona posição, com 16 pontos ganhos, um a mais que o Piedade B. Com dez pontos ganhos, o FMN ficou em 11º lugar e levou a melhor sobre Tropa de Elite (12º, com 9 pontos); São Cristóvão (13º, com 7); e Liada SG (14º, com 2).
Rivalidades e triunfos à parte, o que realmente valeu o dia foi o clima de união e confraternização entre todos os atletas do dadinho, que, ao lado dos praticantes do 1 toque, 3 toques, Chapas, Pastilha, Sectorball e Subbuteo mostraram a força do futebol de mesa carioca e o quanto o esporte pode crescer e aparecer no cenário nacional. O evento, promovido pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj), ainda contou com competições das modalidades experimentais Dadinho Retrô, Carpete e Futsal de Mesa. Uma verdadeira festa do querido futebol de botão, precursor de tudo que este esporte vivencia hoje.
Texto: Alysson Cardinali