ESTADUAL INDIVIDUAL DE PASTILHA 2023 – RESENHA DA 1ª ETAPA

Neste domingo, 30/04/23, o Fluminense Futebol Clube abriu as portas do belíssimo e centenário Estádio das Laranjeiras para receber a Etapa inaugural do Campeonato Estadual Individual de Pastilha de 2023. Foi a primeira vez que o Tricolor sediou uma competição oficial da modalidade, e a cortesia com que recepcionou aos visitantes, além das excelentes instalações de seu departamento de futebol de mesa, foram bastante elogiadas por todos os participantes.

Confrontos extremamente equilibrados marcaram as fases decisivas, que reuniram os 16 melhores do dia. A grande final foi disputada entre dois dos historicamente maiores jogadores da modalidade: Guigui Klein, do Friburguense, e Marcus Vinícius, do Vasco da Gama, atual campeão estadual. Com um impressionante placar de 7×6, que reflete o alto nível que foi a partida, o jovem, mas já experiente Guigui, conquistou o seu primeiro título de etapa.

Confirmando a excelente fase que a modalidade atravessa, todos os sete clubes filiados (Bangu, Botafogo, Fluminense, Friburguense, Light, Olaria e Vasco) enviaram ao menos um representante, com os 28 participantes divididos em quatro grupos na 1ª fase, o que garantiu uma boa quantidade de partidas para todos. Esse é um cuidado que a Pastilha sempre procura ter, para valorizar e justificar o deslocamento das equipes entre Rio de Janeiro e Nova Friburgo, as duas principais cidades da modalidade no estado.

Na decisão do 3º Lugar, Anísio levou a melhor sobre Hiego, em um confronto de friburguenses, que confirmam a condição do clube como grande força da modalidade.

A segunda e decisiva etapa do Individual, que apontará o Campeão Estadual de 2023, após o fechamento do Ranking, acontecerá em 09/12/23, em Nova Friburgo. Antes disso, os clubes de Pastilha voltarão a se reunirem em 08/07/2023, no Olaria Atlético Clube, para a disputa do Estadual por Equipes.

Texto: Marcelo Coutinho (DT de Pastilha – FEFUMERJ)