ESTADUAL DE EQUIPES DEFINE AS QUARTAS DE FINAL DAS SÉRIES OURO/PRATA E BRONZE/EXTRA

A sétima e última rodada da primeira fase do Estadual de Equipes foi repleta de grandes jogos, muita rivalidade e dadinhos no filó em profusão. O mais importante, porém, foi a definição dos confrontos das quartas de final nas Séries Ouro/Prata e Bronze/Extra. Os sete duelos, no domingo (19/8), ratificaram o bom rendimento de America e Fluminense, únicos clubes ainda invictos e com 100% de aproveitamento na competição, e definiram quem teve mais garrafa vazia para vender, nos grupos A e B, em busca da melhor classificação.

No Grupo A, o “fator casa” foi novamente determinante na busca pelas vitórias, com America 18 x 12 Vasco da Gama, Botafogo 14 x 8 Humaitá, São Cristóvão 15 x 9 Light e, exceção à regra dos mandantes, Grajaú Tênis Clubes 10 x 20 River. No Grupo B, a questão entre mandantes e visitantes foi mais equilibrada. Tivemos Flamengo 7 x 18 Fluminense, Liga Fonte 17 x 9 Lafume, Nova Friburgo 11 x 15 Duque de Caxias e Piedade 0 x 32 Olaria, no único WO da rodada.

Com isso, o America terminou a primeira fase em primeiro lugar no Grupo A, com 21 pontos ganhos. O Vasco da Gama, com 18 pontos ganhos, ficou em segundo lugar, seguido por River, terceiro colocado, com 15; Botafogo, em quarto, com 14; Grajaú Tênis Clube na quinta colocação, com 9; São Cristóvão em sexto lugar, com 4; Humaitá, em sétimo, e Light, em oitavo, cada um com 3 pontos ganhos.

O Grupo B foi fechado com a seguinte classificação: Fluminense em primeiro lugar, com 21 pontos ganhos; Flamengo em segundo, com 18; Liga Fonte na terceira colocação, com 15, Duque de Caxias, em quarto, com 12; Lafume, na quinta posição, com 7; Olaria em sexto lugar, com 6; Nova Friburgo em sétimo lugar, com 4; e Piedade, que abandonou o Estadual de Equipes e perdeu todos os seus jogos por WO, com zero ponto, na lanterna.

Com o encerramento da primeira fase e a definição da ordem dos classificados, os confrontos das quartas de final da Série Ouro/Prata ficaram da seguinte forma: America x Duque de Caxias, Flamengo x River, Vasco da Gama x Liga Fonte e Fluminense x Botafogo. Já os duelos das quartas de final da Série Bronze/Extra terão Olaria x Humaitá, São Cristóvão x Nova Friburgo e Lafume x Light. O Grajaú Tênis Clube, que enfrentaria o excluído Piedade, já garantiu sua classificação antecipada às semifinais da Série Bronze.

Nas quartas de final, os mandantes têm a vantagem de jogar pelo empate e os duelos envolvendo todas as séries estão marcados para o dia 8 de setembro. Os vencedores da Ouro/Prata vão disputar a semifinal da Ouro, em 10 de novembro. Os perdedores, no mesmo dia, vão jogar a semifinal da Prata. O mesmo vale para a Bronze/Extra: os vencedores se classificam para a semifinal da Bronze e os perdedores irão à semifinal da Extra, também em 10 de novembro. As finais de todas as categorias serão no dia 1 de dezembro.

Eis, agora, a história dos sete emocionantes duelos da sétima e última rodada da primeira fase do Estadual de Equipes na temporada de 2024.

America 18 x 12 Vasco da Gama
Em um duelo com pinta de decisão – as duas agremiações brigavam pela liderança do Grupo A –, o America, decidido, partiu em busca de uma boa vantagem logo nas rodadas iniciais. A tática deu certo. Com três vitórias (4 x 0, 3 x 1 e 3 x 1) e um empate (2 x 2), o time Rubro abriu 12 a 4 no turno e, mesmo diante de um adversário de peso, praticamente encaminhou a vitória, que acabou definida na penúltima rodada do returno, após três empates (2 x 2, 2 x 2 e 1 x 1). O Cruzmaltino ainda venceu a rodada final (3 x 1), e diminui o saldo em relação aos donos da casa, que triunfaram por 18 a 12. Destaque para Victor Praça, com seis vitórias em seis jogos e 28 gols marcados (média de 4,67).

O America jogou com Victor Praça (6 pontos em 6 jogos), Rodrigo Macieira (3 ponto em 5 jogos), José Augusto (3 pontos em 4 jogos), João César (1 ponto em 3 jogos), Regis (2 pontos em 6 jogos), Gyraffa (1 ponto em 3 jogos), Gabriel (2 pontos em 3 jogos), Abreu (1 jogo), Guilherme Belo (1 jogo). O Vasco atuou com
Cleciano (2 pontos em 7 jogos), Adriano (4 pontos em 8 jogos), Edu (2 pontos em 5 jogos), Tarouca (3 pontos em 7 jogos), João (1 ponto em 4 jogos) e João Padro (1 jogo).

Grajaú Tênis 10 x 20 River
Brigando pela terceira colocação do Grupo A, as duas agremiações fizeram um duelo no qual a formação de Piedade, mesmo como visitante, se impôs nas mesas e abriu boa vantagem nas primeiras quatro rodadas (3 x 0, 2 x 2, 4 x 0 e 3 x 1). Iniciando o returno com 12 a 3 no cômputo geral, o River levou um revés (3 a 1) na abertura do returno, mas voltou a demonstrar força nas três parciais seguintes (3 x 0, 3 x 1 e 3 x 1) e fechou a partida em 20 a 10, com destaque para Brayner, que obteve quatro vitórias em quatro jogos, mesma pontuação de BYK, do Grajaú, que, no entanto, atuou oito vezes.

O Grajaú atuou com Deco (2 pontos em 8 jogos), Minduba (1 ponto em 4 jogos), BYK (4 pontos em 8 jogos), LIN (2 pontos em 4 jogos), Leco (2 jogos) e Leal (1 ponto em 6 jogos). O River foi às mesas com Brayner (4 pontos em 4 jogos), Gatto (3 pontos em 4 jogos), Ferreira (3 pontos em 4 jogos), André Santos (3 pontos em 4 jogos), Jhonatan (2 pontos em 3 jogos), Crespo (3 jogos), Marcinho (1 ponto em 2 jogos), Vitinho (1 ponto em 2 jogos), Matheus (1 ponto em 2 jogos) e Jonas (2 pontos em 4 jogos).

Botafogo 14 x 8 Humaitá
Jogando em casa, diante de um adversário motivado, que havia obtido sua primeira vitória no Estadual na rodada anterior, o Botafogo precisou mostrar serviço diante do Humaitá, que, se não venceu em nenhuma rodada, vendeu caro a derrota. É o que nos mostram os números do confronto. No turno, houve dois empates (ambos em 2 x 2) e uma vitória para cada lado, com a vantagem mínima do Alvinegro, por 7 a 6. O equilíbrio foi mantido no returno, aberto com nova igualdade (1 x 1). O Glorioso só respirou na segunda parcial (4 x 0), o que lhe deu tranquilidade para assegurar garantir a vitória com um empate na terceira parcial (1 x 1). Na rodada final, o Glorioso fez 1 x 0 e sacramentou seu triunfo em 14 a 8.

O Alvinegro jogou com Florez (4 pontos em 8 jogos), João Carlos (2 pontos em 5 jogos), Felipe Drago (2 pontos em 5 jogos), Marco Antonio (2 pontos em 7 jogos) e Renato (4 pontos em 7 jogos). O Humaitá jogou com Anderson (3 pontos em 7 jogos), Franklin (4 pontos em 8 jogos), Darcy (4 jogos), Alves 77 (3 jogos), Cardeal (3 jogos) e Calixto (1 ponto em 7 jogos).

São Cristóvão 15 x 9 Light
Na base do coração, o São Cristóvão, enfim, teve motivos para festejar: bateu a Light e obteve sua primeira vitória no Estadual, diante de um adversário igualmente focado. Com Alysson e Júlio César inspirados, os Cadetes comandaram o placar durante todo o confronto, com duas vitórias (2 x 1 e 3 x 1) e dois empates (2 x 2 e 1 x 1) no turno e no returno (2 x 1, 3 x 1, 1 x 1 e 1 x 1), o que permitiu à agremiação de Figueira de Melo administrar a vantagem para definir o confronto na penúltima rodada. Pela Light, destaque para George e Coutinho, que também estiveram com as mãos ‘calibradas’.

O São Cristóvão atuou com Júlio César (4 pontos em 7 jogos), Alysson (7 pontos em 7 jogos), Belfort (1 ponto em 3 jogos), Bruno Santos (1 jogo), Antônio Renato (3 jogos), André Sá (2 pontos em 5 jogos), Samurai (1 ponto em 5 jogos) e Papito (1 jogo). A Light formou com Lauro (6 jogos), Coutinho (4 pontos em 8 jogos), George (5 pontos em 8 jogos), Saboia (4 jogos), Rapozão (3 jogos) e Enio (3 jogos).

Flamengo 7 x 18 Fluminense
Um dos clássicos da rodada, o Fla-Flu, na Gávea, teve emoção de sobra, mas foi dominado pelo Tricolor, que garantiu uma tranquila vitória e a liderança isolada do Grupo B. Muito do triunfo da equipe de Laranjeiras se deve à atuação de Paulinho Quartarone, que, em sete partidas, marcou 43 gols, com a excelente média de 6,14 tentos a cada 14 minutos. Ele, Gil, Bandini, Juninho e Aires deram a impressão de estarem em casa: fizeram 11 a 1 no turno (2 x 1, 3 x 0, 2 x 0 e 4 x 0) e praticamente garantiram o resultado. No returno, o Rubro-Negro ainda tentou minimizar os danos, mas após um empate (2 x 2) e uma vitória (2 x 0), sucumbiu nas rodadas finais (derrotas por 2 a 1 e 3 x 1) e amargou seu primeiro revés no Estadual.

O Flamengo jogou com Lucas (7 jogos), Belga (2 pontos em 6 jogos), Ricardo Mendonça (3 pontos em 6 jogos), Marcus Flávio (1 ponto em 4 jogos), Léo Bento (1 jogo), Ronald (1 ponto em 5 jogos), Sarti (2 jogos) e Bê (1 jogo). A formação do Fluminense teve Paulinho Quartarone (5 pontos em 7 jogos), Gil (5 pontos em 8 jogos), Juninho (4 pontos em 7 jogos), Aires (2 pontos em 5 jogos), Bandiini (2 pontos em 3 jogos) e Marcelo Mendes (1 jogo)

Liga Fonte 17 x 9 Lafume
Agradável surpresa do Estadual, a Liga Fonte voltou a mostrar força em seus domínios, e, com autoridade, levou a melhor sobre a Lafume. Após um turno equilibrado, com duas vitórias dos donos da casa (ambas por 3 x 1), um empate (1 x 1) e uma derrota (2 x 1), Mello & Cia engataram três triunfos seguidos no returno (3 x 1, 3 x 1 e 2 x 0) para sacramentar outra boa atuação no Estadual. A Lafume ainda venceu a parcial derradeira (2 x 1), mas nada que pudesse mudar o destino da partida. Tanoco, Veras e Proença também foram bem nas mesas, assim como Marcelinho e Léo Azeredo, em um encontro de técnica e belas jogadas na busca pelo gol.

A Liga Fonte jogou com Proença (3 pontos em 7 jogos), Mello (5 pontos em 8 jogos), Tanoco (4 pontos em 8 jogos), Veras (4 pontos em 7 jogos), Daltro (1 ponto em 1 jogo) e JH (1 jogo). A Lafume atuou com Harley (1 ponto em 6 jogos), Fabrício (1 ponto em 6 jogos), Marcelinho (4 pontos em 8 jogos), Léo Azeredo (3 pontos em 8 jogos) e Dusol (4 jogos)

Nova Friburgo 11 x 15 Duque de Caxias
Em um duelo equilibrado e emocionante, o Duque de Caxias subiu a Serra, levou a melhor sobre o Nova Friburgo e se garantiu nas quartas de final da Série Ouro/Prata. A formação da Baixada Fluminense abriu boa vantagem no turno, com duas vitórias (ambas por 3 x 1) logo nas duas primeiras rodadas. O Nova Friburgo foi superior na terceira (2 x 1), mas os visitantes voltaram a triunfar na quarta parcial (1 x 0), abrindo 8 a 4 no geral. O returno foi mais parelho, com duas vitórias para cada agremiação, só que o Duque de Caxias assegurou os três pontos na penúltima parcial (3 x 1). Na última, o alvirrubro venceu (3 x 1) e fez jus à boa atuação nas mesas e ao que foi visto ao longo do jogo.

O Nova Friburgo autou com Kojala (4 jogos), Tiago Spliter (4 pontos em 8 jogos), Cersar (1 ponto em 6 jogos), Anderson (2 pontos em 8 jogos) e Wesley (4 pontos em 6 jogos). O Duque de Caxias foi às mesas com Maia (3 pontos em 7 jogos), Latino (5 pontos em 8 jogos), Washington (3 pontos em 6 jogos), João (3 pontos em 8 jogos) e Jordano (1 ponto em 3 jogos).

Todas as súmulas das sete rodadas da primeira fase do Estadual de Equipes 2024 da regra Dadinho estão disponíveis aqui. Confira também a tabela das fases finais da competição :

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ