ESTADUAL DE EQUIPES 2024: MOMENTOS DECISIVOS

Após oito emocionantes duelos, no domingo (7 de julho), pela sexta e penúltima rodada da primeira fase do Estadual de Equipes, a definição das vagas às finais das Séries Ouro, Prata, Bronze e Extra ficou (bem) encaminhada. Os resultados mantiveram o predomínio de America, Flamengo, Fluminense e Vasco (invictos e com 100% de aproveitamento) na competição e confirmaram a ascensão de River e Liga Fonte na classificação geral. No Grupo A, tivemos River 7 x 18 America, São Cristóvão 10 x 12 Humaitá, Grajaú Tênis Clube 17 x 3 Light e Vasco da Gama 18 x 12 Botafogo. No Grupo B, os placares foram os seguintes: Nova Friburgo 11 x 11 Lafume, Olaria 6 x 16 Duque de Caxias, Liga Fonte 9 x 17 Fluminense e Piedade 0 x 32 Flamengo (WO).

No Grupo A, America e Vasco chegaram aos 18 pontos ganhos e seguem na liderança, sendo que os Rubros têm vantagem no saldo de vitórias (104 a 52). Com 12 pontos somados, o River continua em terceiro lugar, e, ao lado de Rubros e Cruzmaltinos, já garantiu presença no grupo que irá brigar, na segunda fase, por vagas nas Série Ouro e Prata. Em quarto lugar, o Grajaú chegou a nove pontos ganhos e ultrapassou o Botafogo, na quinta colocação, com sete. O Humaitá, com três pontos, assumiu o sexto lugar, e leva a melhor sobre a Light (três pontos) no saldo de vitórias: -59 a -69. Já o São Cristóvão, com apenas um ponto ganho, fecha a classificação, em oitavo.

No Grupo B, os líderes Fluminense e Flamengo também chegaram aos 18 pontos, embora os Tricolores levem a melhor no saldo de vitórias (118 a 95). Com 12 pontos, a Liga Fonte se consolidou na terceira colocação e, assim como Tricolores e Rubro-Negros, está no pelotão que, na segunda fase, lutará por vagas na Série Ouro ou por um lugar na Prata. Com a desfiliação do Piedade, que levou WO em todos os seus jogos e caiu para a lanterna, o quarto lugar, agora, é do Duque de Caxias, que soma 9 pontos ganhos, dois à frente da Lafume, em quinto lugar. Na sexta colocação está o Olaria (6), seguido por Nova Friburgo (4) e Duque de Caxias (0). Eis a história dos oito emocionantes duelos da rodada.

River 7 x 18 America
Mesmo como visitante e diante de uma das agremiações mais fortes do Estadual de Equipes (com Brayner, Vitinho, Gatto e Romar, entre outros), o America se impôs e mostrou o habitual entrosamento para conquistar um grande resultado. Logo na primeira rodada, sapecou um 3 a 1 e arrancou um empate (1 a 1) na segunda rodada. O River venceu a terceira rodada (3 a 1), mas a formação rubra fechou o turno na frente ao faturar a quarta rodada por 2 a 0. Na abertura do returno, novo triunfo americano, por 3 a 1, que deu tranquilidade à equipe de Victor Praça, artilheiro do confronto, com 25 gols em sete jogos. Inspirados, os botonistas do América venceram as três rodadas seguintes (2 a 1, 3 a 0 e 2 a 0) para fechar o confronto, com relativa facilidade, em 18 a 7.

O River atuou com Brayner (5 pontos em 7 jogos), John (1 ponto em 4 jogos), Vitinho (1 ponto em 6 jogos), Ademir (1 jogo), Crespo (1 jogo), Gatto (4 jogos), Israel (1 jogo), Matheus (1 jogo), André Santos 2 jogos), Marcinho 2 jogos) e Bruno Romar (3 jogos). O America formou com Victor Praça (5 pontos em 7 jogos), João Cesar (5 pontos em 7 jogos), Gyraffa (3 pontos em 4 jogos), Rodrigo Macieira (3 pontos em 7 jogos), Belo (1 ponto em 1 jogo), Zé Augusto (1 ponto em 4 jogos), Diego (1 jogo), Diogo (1 jogo)

São Cristóvão 10 x 12 Humaitá
Em busca do primeiro triunfo no Estadual, São Cristóvão e Humaitá, estreantes na temporada de 2024, fizeram um duelo nervoso e equilibrado, em Figueira de Melo. Os Cadetes, apesar do revés na primeira rodada (3 a 1), venceram as três últimas rodadas do turno, com placares apertados (2 a 1, 1 a 0 e 2 a 1), para abrirem vantagem no duelo (6 a 5). O Humaitá, com Franklin em belo dia (fez 21 gols), não se entregou no returno: venceu a primeira rodada (2 a 1) para empatar a partida em 7 a 7, e, com vitória por 1 a 0 na segunda rodada, virou o placar (8 a 7). Mas, comandados por Julio Cesar (4 vitórias) e Belfort (15 gols), o São Cristóvão fez 2 a 1 na sétima rodada e deixou o placar em 9 a 9. A decisão, então, ficou para a rodada final. Com 3 a 1 no placar, o Humaitá respirou aliviado e, mesmo fora de casa, pôde festejar sua primeira vitória na competição: 12 a 10.

Os Cadetes foram às mesas com Julio Cesar (4 pontos em 7 jogos), Alysson (4 jogos), Belfort (3 pontos em 7 jogos), Antônio Renato (3 pontos em 7 jogos), Papito (1 jogo), Samurai (2 jogos), Bruno Santos (2 jogos) e André Sá (2 jogos). O Humaitá formou com Anderson (2 pontos em 4 jogos), Franklin (6 pontos em 8 jogos), Darcy (1 ponto em 4 jogos), Calixto (1 ponto em 3 jogos), Alves 77 (2 jogos), Erique (2 jogos), Kael (2 pontos em 5 jogos), Antonioni (1 jogo) e Reynaldo (3 jogos).

Grajaú Tênis 17 x 3 Light
Atuando em seu reduto, o Grajaú Tênis Clube não deu chances à briosa equipe da Light e construiu a folgada vitória praticamente no primeiro turno. Com Deco e Porphirio inspirados, os donos da casa venceram as quatro rodadas do turno (2 a 1, 3 a 0, 3 a 0 e 2 a 0), fazendo o placar de 10 a 1. No returno, mantiveram a gana em busca dos gols e venceram três rodadas (3 a 0, 2 a 0 e 2 a 0). A Light só deu o ar da graça ao fazer 2 a 0 na sexta rodada, o que não abalou os jogadores do Grajaú Tênis Clube, que venceram mais uma no Estadual e subiram na classificação do Grupo A.

O Grajaú atuou com Leal (3 pontos em 6 jogos), Deco (5 pontos em 6 jogos), Porphirio (5 pontos em 6 jogos), BYK (2 pontos em 6 jogos), Minduba (1 ponto em 3 jogos), Leco (1 ponto em 2 jogos) e Lin (3 jogos). A Light formou com Lucas (1 ponto em 7 jogos), Lauro (2 pontos em 8 jogos), Enio (6 jogos), George (4 jogos), Saboia (3 jogos) e Rapozão (4 jogos).

Vasco 18 x 12 Botafogo
O Gigante da Colina segue imbatível no Estadual de Equipes e, em casa, levou a melhor em um clássico equilibrado com o Botafogo. O Cruzmaltino abriu vantagem nas duas primeiras rodadas (3 a 0 e 3 a 1) e o Alvinegro deu o troco na terceira rodada (3 a 1). Ao término do primeiro turno, com vitória por 2 a 1, o Vasco se impôs no placar geral: 9 a 5. Só que, no returno, o Botafogo ensaiou a reação: fez 4 a 0 na primeira rodada e deixou tudo igual no confronto: 9 a 9. Foi aí que Cleciano e Tarouca (maiores pontuadores) entraram em ação e o Vasco conseguiu abrir vantagem com vitórias na segunda e terceira rodadas (4 a 0 e 3 a 1), chegando a 16 a 10. O Botafogo ainda conseguiu um 2 a 2 na rodada final, mas o confronto já estava liquidado e terminou com a vantagem vascaína: 18 a 12.

O Vasco jogou com Edu Rocha (3 pontos em 7 jogos), Cleciano (6 pontos em 8 jogos), Tarouca (5 pontos em 7 jogos), Adriano (4 pontos em 7 jogos), João (1 jogo) e JP (1 jogo). O Botafogo foi às mesas com Marco Antonio (2 pontos em 8 jogos), Renato (4 pontos em 8 jogos), João Carlos (3 pontos em 8 jogos) e Florez (3 pontos em 8 jogos).

Nova Friburgo 11 x 11 Lafume
Único empate na rodada, Nova Friburgo e Lafume fizeram um duelo equilibrado, na Serra, como é possível se perceber nas parciais do turno. Após empate (1 a 1) na rodada inicial, os visitantes fiaram 2 a 1 na segunda rodada. Os friburguenses devolveram o revés na terceira rodada (3 a 0) e o empate (1 a 1) na quarta rodada deixou os donos da casa em ligeira vantagem no placar geral: 6 a 4. Na abertura do returno, a Lafume voltou a surpreender (2 a 1). Com o empate (1 a 1) na segunda rodada, o Nova Friburgo seguia na frente, mas apertado: 8 a 7. Tal vantagem se desfez na terceira rodada, com vitória (2 a 1) dos Esmeraldinos e nova igualdade no placar geral: 9 a 9. Após uma última rodada emocionante, com empate em 2 a 2, as duas equipes chegaram ao 11 a 11 no geral e tiveram que se contentar (e celebrar) mais um pontinho na tabela de classificação. Jogaço!

O Nova Friburgo teve Tiago (7 pontos em 8 jogos), Anderson (5 jogos), Kojala (2 pontos em 8 jogos), Cesar (1 ponto em 6 jogos) e Wesley (1 ponto em 5 jogos). A Lafume formou com Bravo (1 ponto em 7 jogos), Marcelinho (2 pontos em 8 jogos), Léo Azeredo (5 pontos em 8 jogos), Harley (2 pontos em 7 jogos) e Dusol (1 ponto em 5 jogos)

Liga Fonte 9 x 17 Fluminense
Com sua artilharia pesada – Aires fez 30 gols e Paulinho Quartarone, 27 -, o Time de Guerreiros, impiedoso, se lançou ao ataque no duelo contra a Liga Fonte, que amargou sua primeira derrota, em casa, no Estadual de Equipes. O duelo, porém, foi equilibrado no primeiro turno, com duas vitórias para cada lado e a vantagem mínima para o Tricolor no placar geral: 7 a 6. Só que, no returno, Aires e Paulinho, na companhia de Bandini, Jota, Gil e Gianlucca soltaram a cavalaria real nas mesas e venceram todas as parciais (2 a 1, 2 a 1, 3 a 1 e 3 a 0), fechando o confronto em 17 a 9.

Pela Liga Fonte atuaram Proença (3 pontos em 7 jogos), Mello (2 pontos em 7 jogos), Malvar (2 pontos em 7 jogos), Veras (2 pontos em 7 jogos), Prudente (1 jogo), Jorge Henrique (1 jogo), Daltro (1 jogo) e Tanoco (1 jogo). Pelo Fluminense foram às mesas Gil (1 ponto em 5 jogos), Bandini (2 pontos em 7 jogos), Aires (6 pontos em 8 jogos), Paulinho Quartarone (4 pontos em 7 jogos), Gianlucca (3 pontos em 3 jogos) e Jota (1 ponto em 2 jogos).

Olaria 6 x 16 Duque de Caxias
Na Rua Bariri, o Duque de Caxias foi o um visitante indigesto. Capitaneada por Washington, a equipe da Baixada Fluminense abriu vantagem nas três primeiras rodadas (2 a 0, 2 a 1, e 2 a 0). Ao término do turno, os donos da casa esboçaram uma reação e venceram a quarta rodada por 2 a 1, embora a vantagem adversária no geral fosse cômoda: 7 a 3. Na abertura do returno, o Olaria voltou a vencer (2 a 1) e ainda buscou um empate (2 a 2) na segunda rodada, mas o Duque de Caxias fez 4 a 0 na terceira rodada e liquidou a fatura. Na última rodada, com vitória por 1 a 0, os visitantes ainda fizeram saldo e fecharam o placar em 16 a 6.

O Olaria atuou com Indio (5 jogos), Avila (1 ponto em 5 jogos), Nine (2 pontos em 7 jogos), Shaolin (3 pontos em 7 jogos), Luis H (4 jogos) e Tigrão (1 jogo). O Duque de Caxias jogou com Latino (3 pontos em 8 jogos), Maia (4 pontos em 6 jogos), João Marcelo (3 pontos em 7 jogos), Washington (5 pontos em 8 jogos) e Giordano (1 ponto em 3 jogos).

Piedade 0 x 32 Flamengo
Com a desfiliação do Piedade, o Flamengo foi declarado vencedor do confronto, sem necessidade de ir às mesas, pelo placar de 32 a 0.

A sétima e última próxima rodada do Estadual está prevista para o dia 18 de agosto, com os seguintes jogos: Grupo A — America x Vasco da Gama, São Cristóvão x Light, Grajaú x River e Botafogo x Humaitá. Grupo B — Flamengo x Fluminense, Piedade 0 x 32 Olaria, Liga Fonte x Lafume e Nova Friburgo x Duque de Caxias.

Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ