ELINTO PIRES: CAMPEÃO NAS MESAS E NA VIDA

Nem sem porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus, não pude dar…”

Na canção “Gostava tanto de Você” do disco TIM MAIA, de 1973, o saudoso “Síndico” descarregava toda sua emoção em cada palavra com sua inconfundível voz, e com certeza esses versos se encaixam perfeitamente com o sentimento de todos os botonistas da modalidade Bola 3 Toques que tiveram a felicidade de conhecer o homenageado desta coluna, que além de grande botonista tinha também o dom da música, mas que infelizmente nos deixou de forma tão precoce, o querido Elinto Pires.

O Início

Sua história no futebol de mesa teve início na década de 80 no Rio de Janeiro, convidado pelo botonista José Ricardo Lage, que se tornaria um amigo para toda vida, e o viu ainda garoto jogando futebol de botão com mais outros adolescentes em São Cristóvão, e convidou os mesmos para conhecer o futebol de mesa federado na casa em Benfica, que era um dos grandes polos do futebol de mesa no Rio, e rapidamente o garoto Elinto passou a se dedicar treinando com afinco, tornando-se rapidamente um grande jogador da modalidade 3 Toques, passando a jogar pela Equipe Palheta de Ouro, com seu time que era o FLASCINANTE, que já contava com botões menores do que aqueles que comumente são usados pelo técnicos da modalidade, e que aliás era um dos diferenciais de Elinto, pois jogar com botões menores exige bastante habilidade e precisão. Na década de 90, aconteceram grandes jogos contra o craque Bruno Castro que já não está mais entre nós, mas em 1995 por uma série de motivos, incluindo trabalho, Elinto se afasta do Futebol de Mesa, e esse período distante do esporte que tanto amava durou 24 anos.

A Volta

Em 2018 retorna ao esporte jogando pelo Botafogo, juntamente com Bruno Mestre que também se tornou um grande amigo. Apesar de muito tempo parado, em pouco tempo recuperou seu jogo, demonstrando que sua extraordinária habilidade e categoria nunca se perdeu com o tempo, e com isso no ano de seu retorno ao esporte, depois de tanto tempo parado, sagrou-se campeão carioca individual de 3 toques.

No ano de 2019, jogando pela equipe de 3 toques do Botafogo formada também por: Diego, Juninho e Falcometa, chegou ao título de campeão estadual de clubes, jogando muita bola, tendo Elinto como peça fundamental de uma excelente equipe. Nesse mesmo ano o Botafogo termina em 3º na Copa do Brasil de Clubes e no Brasileiro de Clubes, que aconteceu em Brasília, local em que tive a felicidade de conhecer esse ser humano sensacional, sempre alegre, comunicativo, e acima de tudo generoso, disponibilizando do seu tempo para nos dar dicas da modalidade para nós do Amazonas, e também prometeu que estaria em Manaus para jogar conosco, promessa essa que para nossa tristeza não pode se cumprir.

O companheiro de clube Bruno Mestre destaca a capacidade de Elinto Pires na leitura do jogo, destacando a forma estratégica e o brilhantismo tático e técnico do mesmo durante suas partidas, nas quais executava passes e conclusões a gol perfeitas, pois o mesmo tinha uma competitividade inerente a sua pessoa, e uma capacidade motora extraordinária. Além disso, como ser humano Bruno destaca a forma positiva com que nosso homenageado encarava a vida, mesmo diante de todas as dificuldades. Uma pessoa alegre, e acima de tudo um grande amigo, parceiro de viagens e das resenhas, um cara batalhador, acrescenta Bruno Mestre.

A Despedida Vitoriosa

As últimas participações de Elinto Pires em competições de futebol de mesa se deram na Liga Argentina de 3 toques, que tem como Diretor-Presidente o botonista Antônio Ornelas, que destacou em um depoimento emocionado e emocionante sua relação com Elinto, que a princípio não era tão próxima, mas baseada na competitividade, que era uma marca do nosso craque, porém, e acima de tudo no respeito que havia entre ambos, pois para Antônio Ornelas o botonista Elinto Pires trazia consigo algumas características admiráveis como: a determinação, a vontade de vencer, o querer se aperfeiçoar e acima de tudo jogar com a cabeça e não somente com as mãos.

O Diretor-Presidente da Liga Argentina nos fala da alegria e entusiasmo com que Elinto abraçou a ideia da criação da liga, encarnando o espírito e tenacidade de um jogador do Newell´s Old Boys, embora tenha acabado por chegar aos seus dois títulos pelo Gigante do Norte, o Atlético Tucumán.

As atividades da Liga fizeram com que Ornelas e Elinto se tornassem mais próximos, tendo várias conversas sobre a luta contra a doença, e em certo momento a boa reação ao tratamento trouxe bastante otimismo, mas infelizmente com a continuidade do tratamento o quadro se mostrou muito complicado. Em sua última competição pela Liga Argentina, na rodada final, Elinto foi carregado pelos seus filhos para jogar, sem condições físicas de ficar em pé, mas querendo jogar até o último segundo, enfrentando de forma altiva um momento tão difícil, dando uma das maiores demonstrações de amor ao Futebol de Mesa já vistas.

Nesse dia específico diante de uma cena tão comovente para todos os botonistas da Liga Argentina, o querido Elinto precisava apenas de uma vitória para se sagrar campeão, vitória essa que devido à condição física do nosso craque seria impossível, porém por uma questão de justiça para o botonista que foi o melhor em toda a competição, perdendo essa condição somente devido à doença, o adversário aceitou que fosse consignado W.O em favor de Elinto, e com isso ele conquistou o último troféu de sua vida, levando consigo essa alegria, antes de nos deixar no dia 02.02.2022, poucos dias após conquistar o seu segundo título na Liga Argentina, e eternizando o Atlético Tucumán que por decisão da Direção não será representado mais por nenhum botonista da liga. Mas morrer nunca é o fim…

O Legado

Uma pessoa com tanto amor ao Futebol de Mesa, com tanto amor a vida, certamente construiu um legado que será lembrado por botonistas da modalidade 3 toque pelo Brasil afora, então resolvi propor para alguns desses botonistas que em uma frase descrevessem Elinto Pires:

“Um apaixonado incondicional do Futebol de Mesa”.
Henrique Madeira (Vasco da Gama-RJ)

“Elinto além de craque era um Lorde, que nas mesas misturava habilidade, genialidade e uma gentileza cativante, tudo em uma mesma medida, talvez por isso fez tantos amigos”.
Marlon Maior (Rio Negro – AM)

“Um apaixonado pelo esporte e pelos amigos, não importava a regra ou a mesa. Não à toa foi um excelente botonista e um grande amigo”.
Alcides (AABB/ACAFUMA – DF)

Elinto Pires: Sinônimo de botonista Top e de Grande amigo”.
José Ricardo Lage (Vasco da GamaRJ)

“Elinto foi um apaixonado pelo esporte, e ajudou a reinventar o papel dos botões pequenos”.
Marcus (Tupi – MG)

“Amor ao Futebol de Mesa”.
Bruno Mestre (BotafogoRJ)

“Só sei que o Futebol de Mesa, principalmente 3 toques, está com timaço celestial: Miguel Lemos, Bruno de Castro, Josué Castro e Elinto Pires”.
Rogerinho (BotafogoRJ)

Diante de tantas frases demonstrando carinho, respeito e admiração, que demonstram um belíssimo legado como botonista e ser humano, se me perguntassem qual craque eu queria ser na modalidade 3 toques, eu responderia sem pensar muito: Eu sou Elinto, The Kid, Campeão nas Mesas e na Vida.

Texto: Paulo Roberto de Freitas Souza
Reprodução: Site Mundo Botonista