DIVULGAÇÃO DO FUTEBOL DE MESA – MATÉRIA DO SITE WWW.FUTRIO.NET
Segue abaixo a matéria publicana no Site www.futrio.net/ que nos foi enviada pelo vice-presidente da modalidade Dadinho, Sr. Ronald Neri. A matéria pode ser também visualizada AQUI
Antigamente quando olhávamos as crianças com botões e uma pequena bola sobre uma mesa aos gritos de gol, não imaginaríamos que aquela mesma brincadeira, hoje, poderia ser considerada como esporte.
O Futebol de Mesa é uma atividade que vem aumentando o número de participantes, de diferentes classes e idades pelo país. O esporte é reconhecido oficialmente através da lei de número 542/88 de 29 de Setembro de 1988, como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem xadrez e bilhar.
Tudo começou em 1929, quando Geraldo Cardoso Décourt (1911-1998) começou a jogar com os botões de seu uniforme escolar. Posteriormente, em 1929, o próprio Décourt confeccionou a mesa para o jogo chamando-a de “Celotex”. Com o passar do tempo, essa atividade começou a ter regras e campeonatos, tanto que dia 14 de fevereiro de 2001, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou este como o Dia do Botonista.
O esporte também tem sua federação
A CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa) é o órgão que regulariza a prática oficial do esporte. Sua missão é divulgar esta atividade e conseguir novos adeptos. Tarefa difícil, pois o Botonismo é olhado como um esporte infantil o quê dificulta o reconhecimento público.
A mesma federação organiza campeonatos em 17 estados do país. Em 2009, participou do Campeonato Mundial da modalidade 12 toques em Budapeste, na Hungria. O Brasil representado por Marcos Paulo Liparini Zuccato, mais conhecido como Quinho, sagrou-se campeão individual. Além da vitória de Quinho, o time brasileiro também saiu vitorioso na categoria equipes.
O Jogo e suas Modalidades
Para quem acha que são apenas botões em cima de uma mesa, está completamente enganado. O esporte possui diferentes modalidades, tornando o jogo mais atrativo. As partidas podem ser por equipes ou individuais e as categorias são as mais distintas. Vamos conhecer um pouco sobre elas:
Bola de 12 Toques – Disputado em uma partida de 20 minutos, o jogador com posse de boa, tem direito a doze toques, sendo o último o chute a gol, não realizando, é punido com um tiro livre indireto de onde a bola está. Essa modalidade é disputada desde o final dos anos 80 e reúne os melhores botonistas do país em seus campeonatos.
Bola de 3 Toques – Disputado em uma partida de 50 minutos é considerado o mais difícil para aprendizado, pois ele possui todas as regras do futebol de campo como impedimento, linha de passe, tiro livre, entre outras.
Disco – Fundada em 1959, esta modalidade possui duas vertentes, o “Liso”, onde os botões são lisos por baixo, e o “Livre”, onde são ocos por baixo. Também é conhecida como 1 toque.
Dadinho – Apenas reconhecida em 2005, o modalidade é considerada a mais fácil de ser praticada por iniciantes que queiram se aprimorar no esporte, pela fácil controle de direção do dado e seu manejo.
Grandes clubes também participam
Vasco, Corinthians, Fluminense, entre outros clubes de grande expressão, possuem seus times para a competição desse esporte. O FutRio foi até a Gávea, para conhecer e acompanhar como é um dia de treino dos jogadores do Flamengo.
Concentração e silêncio. Foi a primeira impressão que a equipe teve ao chegar no local. Mas, logo, vimos que era apenas um momento do treino. Recebidos pelo atleta Felipe Lira, este apresentou-nos toda a equipe e mostrou o belo trabalho que a federação, juntamente com o clube fazem.
– O Flamengo é o mais aberto entre os clubes – disse Felipe.
Quanto à rivalidade entre os clubes, ele afirmou que ela só existe no jogo. O botonista aproveitou e destacou a participação de Brayner Wertmuller, atleta do Vasco da Gama, campeão da Copa do Brasil de Dadinho de 2011, e que estava treinando com os atletas rubros negros, mostrando que o importante é a disputa do jogo.
Felipe mostra que ainda há muitas dificuldades para o esporte se popularizar. Um dos motivos alertados seria como o Futebol de Mesa é visto pela população. Um jogo infantil para divertimento temporário. O curioso é que a maioria dos atletas possui idade acima dos 30 anos, e há dificuldade na renovação do elenco pelo grande número de eletrônicos que atraem atenção das crianças e impedem que elas venham a conhecer o jogo.
Quando questionado sobre o que o Flamengo acha sobre a modalidade, Felipe disse que o pensamento do clube quanto a propagação e renovação do esporte é favorável.
– O Flamengo apóia a ideia de divulgar o jogo – disse o atleta, mostrando as fotos do último dia 12 de Outubro, onde a vice-presidência da modalidade de Dadinho e da diretoria de futebol de mesa do clube colocou mesas profissionais para as crianças conhecerem mais sobre o esporte, ensinando-as a jogar e chamando a atenção de muitos adultos que não conheciam o profissionalismo do jogo.
Além de títulos em diferentes categorias, o que vale a pena ressaltar, é a paixão que todos têm pelo jogo. É só pedir para alguém demonstrar como se joga e logo aparecem todos se prontificando para ajudar. Uma situação cômica, porém demonstra que todos realmente gostam do Futebol de Mesa.
– A Segurança do clube sempre passa aqui para nos buscar, se deixar, nós ficamos aqui até amanhecer – completou Felipe sobre o grupo do Flamengo com o esporte.
Para quem desejar conhecer mais sobre a prática do Futebol de Mesa, há nos clubes, núcleos especializados para a prática. No site da CBFM, há datas e locais de competição. E um aviso do FutRio, esse esporte além de estimular o raciocínio e apresentar benefícios psico sócioculturais para o desenvolvimento humano, também vicia. Bom jogo a todos!!!
Evento nacional, Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa modalidade dadinho acontecerá no final de semana de 4 e 5 de fevereiro, na AABB-Tijuca (Rua Hadock Lobo, 277 – na Tijuca no Rio de Janeiro) com início previsto para às 9 horas da manhã do sábado e a última rodada será no domingo às 15h. O campeonato será por pontos corridos com jogos de ida e volta com 11 equipes na disputa do título, dentre elas destacam-se participantes do Flamengo, Vasco, Fluminense, America, Cabo Frio, Clube dos 500 e Tijuca (RJ), Curitibano (PR), Marcílio Dias (SC), Tupi (MG) e Botafogo (DF). Na segunda-feira o FutRio vai publicar os resultados finais deste Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, aguardem.