CUCA FERRAZ CONQUISTOU O BICAMPEONATO PORTUGUÊS DE FUTEBOL DE CARICAS (CHAPAS)
Cuca Ferraz, jogador do Olivais FC (Coimbra), conquistou o título de campeão nacional de de futebol de caricas, na sexta e útima jornada da Liga nacional que decorreu no sábado (27/05/2023) no Fórum de Esmojães.
A edição deste ano foi organizada pelo Futebol de Caricas de espinho e reuniu 27 jogadores (mais 10 do que no ano passado) oriundos de vários pontos do país. Mara Azevedo, com apenas nove anos de idade foi a jogadora mais nova da competição e Domingos Azevedo (63 anos) o mais velho, neta e avô, ambos do Pelamenes FC (Braga).
A expectativa era elevada para a última Jornada em Espinho dada a escassa diferença pontual para o jovem da UDR Zona Alta, André Gomes. André Gomes não podia ter feito melhor nesta Jornada, venceu-a, mas Cuca Ferraz acompanhou-o até à Final, grantindo, assim, o título nacional. André Gomes, um justo vencedor pelo desempenho geral apresentado. O pódio ficou completo com o 2⁰ lugar de Cuca Ferraz do Olivais FC/SC, 3⁰ de Telmo Rodrigues da AM Resgais e 4⁰ de André Xavier do Olivais FC/SC. A Consolação foi ganha por Henrique Pio do Olivais FC/SC. O jogador coimbrense revalidou, assim, o título que havia conquistado na época anterior.
Fonte: Facebook Caricas Portugal e Jornal Defesa de Espinho
Nota: Recentemente, houve uma tentativa infrutífera de organizar a modalidade Chapas dentro de uma única entidade internacional que englobasse espanhóis e sul-americanos. Estes últimos passaram a fazer parte da International Table Football Confederation (ITFC) juntamente com as modalidades Bola 12 Toques e Sectorball, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) faz parte da ITFC e prática a modalidade Chapas dentro das regras estabelecidas por aquela entidade. Os portugueses, por sua vez, acompanham seus vizinhos espanhóis.
José Carlos Cavalheiro | Diretor de Comunicação | FEFUMERJ