COPA FOLIA 2016 – RESENHA
A disputa foi acirrada entre Vila Isabel, Cubango, União da Ilha, Portela, Beija Flor, Imperatriz, Estácio, Mocidade, Império Serrano e outras, mas o palco foi diferente: as mesas de Futebol de Botão. O Associação Atlética LIGHT promoveu, no dia 13 de fevereiro, sábado de Carnaval, a Copa da Folia 2016, integrando companheiros que se divertiram e ‘brigaram’ por suas escolas.
– Esta Copa é uma grande brincadeira entre amigos de 30 e até 40 anos. É um torneio disputado na modalidade Disco e cada um dos atletas, de diferentes clubes, escolheu uma Escola de Samba para representar e brincar – explicou Claudio Pinho Coordenador do FUTMESA da A.A. LIGHT.
Homenageado e querido por todos, Antônio Carlos Prado, estava se despedindo e do alto dos seus 69 anos lembrava a importância do esporte para sua vida desde 1982.
– Já disputei muitas competições, mas, para mim o importante é o lazer, isso aqui é a minha ‘cachaça’, nunca bebi, nunca fumei, este é o meu vício. Quando saio de casa com minha camisa e meus equipamentos meus vizinhos perguntam, “já vai para cachaça Antônio?” – lembrou o ‘Meridional”, que irá se mudar para Curitiba.
Reconhecido internacionalmente como esporte, tendo Confederação e Federações pelo país, o Futmesa tem como maior característica a união. Classificando a Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ) como uma das federações mais importantes do Brasil, Pinho justificou lembrando que o Vasco da Gama foi campeão mundial em 2014 e que só o Rio disputa todas as modalidades do esporte.
– O Futebol de mesa é um dos poucos esportes que reune atletas de todas as classes e dos 10 até os 80 anos, que podem jogar tranquilamente. Hoje são 30 clubes federados como Vasco, Flamengo, Fluminense, America, Tijuca Tênis, LIGHT, Piedade, Portuguesa, River e outros. O LIGHT disputa as etapas da Federação, mas nosso objetivo é o lazer, a integração, por isso estamos abertos aos sócios que quiserem jogar e quem quiser visitar, pode vir brincar – convida o também presidente da FEFUMERJ.
RESULTADO
PRINCIPAL
Campeão – Alenio Cheble – A.A. Portuguesa (União da Ilha)
Vice-Campeão – Jonas Vicente – A.A. Portuguesa (Cubango )
3º Lugar – Edno – A.A. Portuguesa (Mocidade Independente )
SÊNIOR
Campeão – Marcos Moyses – Botafogo F.R. (Vila Isabel )
Vice-Campeão – Antônio Carlos – A.A. LIGHT (Unidos da Tijuca)
3º Lugar – Sabóia – E.C. Rio São Paulo (Cacique de Ramos)
Reportagem: Ricardo Albuquerque – Assessor de Imprensa da Associação Atlética LIGHT