COPA ACERJ É NOTÍCIA NA ARENA DO BOTÃO FC
Se recordar é viver, seis jornalistas se reuniram para reviver as (fortes) emoções de uma brincadeira de infância e resgatar uma paixão de quando nem sequer eram ‘focas’ (iniciantes) na profissão. A I Copa Acerj de futebol de mesa, competição exclusiva para profissionais da imprensa, sócios da Associação de Cronistas Esportivos do Estado do Rio de Janeiro, deu sua palhetada inicial para divulgar e massificar o esporte, dia 17 de agosto, na Arena Botão FC, no Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel.
Disputado na modalidade retrô (regra dadinho), o torneio ficou marcado por partidas emocionantes, com direito a 36 gols em 19 jogos (média de quase 1,9 a cada dez minutos). Na final, Alysson Cardinali sagrou-se campeão, após vencer Rafael Marques, por 1 a 0, em duelo equilibrado e decidido no detalhe. Na disputa do terceiro lugar, André Gonçalves fez valer a vantagem do empate e ficou no 1 a 1 com JP Isidro, em outro encontro de sair faísca. Eraldo Leite e Gilmar Ferreira completaram o pódio.
Mais do que a busca por troféus e medalhas, imperou o congraçamento e a diversão entre os “coleguinhas”, que, ao menos por um dia, se tornaram personagens de uma (bela) história e foram notícia. A segunda edição da Copa Acerj, que contará, mais uma vez, com a chancela da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj), será disputada em 2025, novamente com a realização da Botão FC. A meta é reunir cada vez mais jornalistas dispostos a se divertir e propagar o incomensurável prazer de jogar o querido futebol de botão.
“Achei excelente a iniciativa da Acerj, que, em conjunto com a Fefumerj, permitiu que a prática do nosso querido esporte seja cada vez mais divulgada. Foi um prazer jogar e me divertir com os grandes nomes do nosso jornalismo. Espero que, ano que vem, a gente consiga um número maior de participantes, pois a satisfação é garantida”, disse Alysson, aniversariante do dia — celebrou 53 anos — e que, após quatro vitórias e três empates, levou de presente para casa o troféu de campeão da I Copa Acerj de futebol de mesa. Ano que vem tem mais.
Texto: Alysson Cardinali | Diretor de Comunicação Dadinho | FEFUMERJ