BREVE HISTORIA DAS MESAS OLLIVER
Na vida uma das coisas mais difíceis de encontrar são pessoas e empresaas corretas. Luiz Carlos Oliveira é o diretor financeiro da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro e sempre se comportou com dignidade e honestidade tanto nessa função admnistrativa, da mesma maneira que como atleta e empresário. A qualidade das Mesas Olliver atestam seu comportamento.
A História das Mesas Olliver se confunde com a relação da família Oliveira nesse esporte, sou o mais velho de quatro irmãos, tive contato com os primeiros jogos de botão nos anos 60, quando ainda criança, era costume em minha família, avô, pai, tios, primos e amigos se reunirem na casa dos meus avôs para disputarem campeonatos, nesta época comecei a jogar com minha prima.
Era ainda adolescente quando transformei uma mesa de cozinha da minha avó numa mesa de jogar botão, talvez essa tenha sido a primeira da série. Tomei conhecimento da Regra Oficial em 1982 através do meu irmão caçula Antônio Carlos, parceiro de diversas partidas, ele leu um anuncio no Jornal Diário de Petrópolis sobre o torneio que estava sendo organizado pelo jornalista Carlos Marques, me apaixonei pela ideia de jogar oficialmente.
Em 1992 fui a Curitiba-PR disputar o Campeonato Brasileiro Bola 12 Toques, na companhia do meu filho Leandro e alguns amigos, nesta época adquiri uma mesa oficial fabricada em São Paulo, hoje meu neto Bernardo de onze anos já da suas palhetadas, os filhos do Antônio Carlos, Eduardo e Henrique jogam em casa com o pai. É a nova geração tomando gosto por este fascinante esporte.
Paramos de disputar Campeonatos em 1994 por questões profissionais só retornando em 2001, quando soubemos que um grupo de pessoas tinha reorganizado a APFM – Associação Petropolitana de Futebol de Mesa, no ano seguinte defendendo o Petropolitano F.C. nos tornamos jogadores filiados à FEFUMERJ – Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.
Nossa mesa já muito antiga não estava em boas condições, então meu irmão sugeriu que usando a habilidade demonstrada no passado fizéssemos uma nova. Ao procurar o material necessário à fabricação descobrimos que o tamanho da chapa de MDF, a primeira que fizemos foi com esse tipo de madeira, seria suficiente para fazer duas mesas, decidimos então que cada um ficaria com uma. O nosso maior desafio agora era encontrar uma tinta que fosse capaz de proporcionar um perfeito deslize dos botões, sem as intermináveis sessões de limpeza. Com a ajuda de um industrial do ramo de tintas, amigo dos tempos de “pelada”, desenvolvemos após varias tentativas o preparado utilizado hoje na base das mesas. Logo que a primeira mesa ficou pronta um conhecido que na época jogava na Associação pediu para compra-la, depois outro e quando vimos estávamos fazendo as mesas.
Fabricamos vinte mesas em 2002, cento e sessenta em 2003, trezentas em 2004 quando graças a confiança da diretoria da FEFUMERJ, principalmente do Dr. Flávio Chammas, fornecemos para uma competição de grande porte, o 1º Brasileiro disputado no Rio de Janeiro, e não paramos mais. Hoje, com mais de cinco mil unidades vendidas, em vários modelos, podemos afirmar que estamos bem próximos daquela meta inicial, produzir uma mesa de ótima qualidade para a pratica do esporte.
O Futebol de Mesa é um Esporte Para Todos, sem limitação de idade, sexo, físico, etc. proporciona excelente condição de relacionamento, além de exercitar a coordenação motora e o raciocino, ótima ferramenta na prevenção de algumas doenças.
Introdução: José Carlos Cavalheiro
Texto: Luiz Carlos Oliveira
Reprodução: Facebook Mesas Olliver