BRASIL VENCE CHILE NO CAMPO. AGORA O DUELO É NAS MESAS
Na noite de ontem, 10 de outubro, o Brasil venceu o Chile por 2 a 1, com gols dos botafoguenses Igor Jesus e Luiz Henrique, no Estádio Nacional de Santiago, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol. Agora, nos dias 12 e 13 de outubro, a rivalidade entre os dois países continua, mas dessa vez nas mesas. O Brasil enfrentará o Chile no Campeonato Sul-Americano de Futebol de Mesa, que acontece na cidade de Antofagasta, Chile, em sua 11ª edição.
A competição, que retorna após a pandemia de COVID-19, será disputada em três regras: 12 Toques, Sectorball e Subbuteo. As partidas acontecem nos dois dias. Além do confronto entre as seleções, haverá disputas individuais e por equipes, envolvendo os clubes e atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela.
Representantes cariocas e brasileiros
Representando o Rio de Janeiro, os atletas Abel Cepa e Igor Quintaes, ambos do Vasco da Gama, serão os responsáveis por levar o nome do estado ao torneio internacional. Além do Vasco, o Brasil contará com outros atletas de grandes clubes na disputa, como Palmeiras, São Paulo, AABB Caruaru-PE e CEPE 2004-SP. São eles:
Quinho, Mauro, Michillin, Diney, Muratore e Di Cicco (Palmeiras); Victor Heremann, Rafael Gaba, Thiago Lima, Rodrigo Ramos e Victor Ferreira (São Paulo); Éder Sérgio (AABB Caruaru); e, Sérgio Pivato e Mário Novaes (Cepe 2004/SP).
Formato da competição
No sábado, 12 de outubro, serão disputadas as regras 12 Toques e Sectorball, enquanto no domingo, 13 de outubro, os atletas competirão nas regras Subbuteo. As categorias incluem disputas individuais, por seleções e entre clubes.
Histórico e expectativa do torneio
Este Sul-Americano marca o retorno de uma tradição que, entre 2010 e 2019, passou ininterruptamente por cidades como Buenos Aires, Rosário e Santa Rosa de Calamuchita, na Argentina, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba no Brasil. Antofagasta também foi sede em 2016, o que torna o retorno à cidade chilena um evento especial para os fãs desta modalidade esportiva.
Além da aguardada disputa entre as seleções do Brasil e do Chile, haverá competições entre clubes com destaque para três confrontos principais:
12 Toques: Palmeiras, São Paulo e Cabami (Chile) se enfrentarão. O Vasco da Gama, que venceu a competição quatro vezes (2012, 2013, 2016 e 2018), não participa dessa regra desta vez, enquanto o Palmeiras busca desempatar a disputa histórica com os vascaínos, que também conquistaram quatro títulos (2014, 2015, 2017 e 2019). O São Paulo, por sua vez, vem de dois títulos nacionais (2022 e 2023) e tenta conquistar seu primeiro título internacional.
Sectorball: O Vasco da Gama, bicampeão sul-americano nesta regra (2017 e 2019), enfrentará a equipe chilena da Cabami na busca por seu terceiro título.
Subbuteo: Mais um confronto entre Brasil e Chile. Desta vez, será entre Palmeiras e Cabami, prometendo um duelo acirrado entre o time paulista e os anfitriões.
O torneio sul-americano é aguardado com grande expectativa, não só pelo retorno após a pandemia, mas também pela rivalidade histórica entre Brasil e Chile, que transcende o campo de futebol e agora se expande para as mesas.
Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ