AMERICA HEXACAMPEÃO ESTADUAL POR EQUIPES
Hoje na AABB- Tijuca, o America FootBall Club conquistou a hegemonia do Estado nas competições por equipes da modalidade 12 toques ao vencer seu sexto título. Muito pode se falar desta vitória, mas superação seja a palavra que talvez melhor defina esta conquista.
O America começou o ano com a equipe sofrendo uma baixa que para muitas equipes seria capital: Rodrigo Pedreira, campeão adulto de 2013 e símbolo do clube no esporte, deixava a equipe por motivos profissionais. Para tentar recompor a equipe, Armando campeão Master de 2013 pelo Fluminense foi repatriado. Além dele, Moacir do Flamengo também foi contratado.E eles provariam ao longo do ano, o acerto na decisão de contrata-los. A equipe começou o ano buscando um entrosamento, e quando ele começava a dar sinais de acontecer, a equipe de futebol de mesa sofre um terrível revés: A sede do clube é fechada impedindo seus atletas de treinarem/jogarem em sua própria casa. A solução veio de um acordo com o Ginástico, seu rival na final de hoje, que gentilmente concordou em dividir suas instalações com a equipe de Campos Salles.
Nenhum clube passaria impune por estes fatos e, sendo assim, o America se classificou para fase final em 4º lugar. Isto significaria jogar sempre contra seus adversários com a necessidade de vitória, já que pelo regulamento, os melhores classificados jogavam com a vantagem do empate.
E logo de cara, o America enfrenta seu adversário mais tradicional, Vasco da Gama, que vinha de uma campanha impecável na fase inicial e de uma recente conquista mundial na Hungria.
E como vencer era a única solução, após um 6×6 na primeira rodada, a equipe rubra partiu para cima e na segunda rodada, ao vencer por 9×3, conquistou a diferença que daria a vitória e se manteria até o final em 27×21, já que as outras rodadas terminaram empatadas em 6 pontos. Isso mostra a tradição e equilíbrio deste duelo, que se tornou o mais tradicional clássico carioca da modalidade. O destaque absoluto desta partida foi o rubro Bira, com seus 12 pontos. (Em 12 possíveis) O Vasco teve em Thiago Penna e Ramos seus destaques com 9 pontos em 12.
Na outra semifinal a renovação, representada pelo Friburguense e pelo atual bicampeão Ginástico, reeditava o a final do Estadual de 2013. Logo na primeira rodada, O Ginástico, que precisava vencer, já que empate favorecia a equipe serrana, fez um 9×3. Após em empate na segunda rodada (6×6), Friburguense venceu por 7×4 a terceira rodada, necessitando de uma vitória pela mesma diferença na quarta rodada para vencer o confronto. Mas, após um início equilibrado, a equipe do Rio Comprido venceu por 9×3, fechando a partida em 27×18, conquistando a chance de um terceiro título na modalidade.Com linhas pontuando equilibradamente, Ginastico não teve um destaque apenas. Nando, Evandro e Rhaniery fizeram 7 pontos em 12 possíveis. Dudu 3/6 e Amon Rá 3/6 completaram. Do lado do Friburguense, Christofer foi o destaque com 7 pontos em 12 possíveis. Completaram: Pabinho 6 em 12, Marcos Vinicius 4 em 12, Diogo 1 em 6 além de Hiego.
Na final, mais uma vez, o America jogava contra a vantagem do empate. A decisão foi marcada por muitas alternâncias no placar. Logo na primeira rodada, a equipe rubra quebra a vantagem com 7×4. O empate na segunda rodada, 6×6, mantém o America na frente. Na terceira a equipe rubra começa vencendo, mas o Ginastico, com muito espirito de luta, reage e fecha a rodada em 9×3 passando a frente no placar. (19×16) Com mais uma reação o America vence a rodada com um espetacular 10×1, fechando a partida em 26×20, se sagrando pela sexta vez, campeão Estadual por equipes da modalidade. Pelo lado rubro Armando e Lucas, ambos com 9 em 12 pontos foram seus destaques. Bira 7 em 12 e Moacir 1 em 12 completaram. Do lado da equipe do Rio Comprido, destaques para Rhaniery e Amon Rá com 7 pontos. Nando 3/9, Dudu 3/6 Rogerinho e Evandro completaram.
Um feito admirável da equipe do America, de puro amor ao esporte e justamente no dia do aniversário de um dos seus atletas mais ilustres e importantes na história do futebol de mesa carioca: O “mestre” Jorge Paulo. Parabéns Jorge! Parabéns America!
Texto: Sérgio Castro