AMERICA E FLAMENGO DECIDEM O CAMPEONATO ESTADUAL INTERCLUBES 2016

AMERICA E FLAMENGO DECIDEM O CAMPEONATO ESTADUAL INTERCLUBES 2016Neste fim de semana, dias 24 e 25 de setembro, o dadinho rolou na semifinal do Estadual de Equipes 2016. Além das semifinais, houve também a disputa da semifinal da Copinha, que define a 5ª potência do Estado.

SEMIFINAIS DO ESTADUAL POR EQUIPES

FLAMENGO X PIEDADE

Pela semifinal do Estadual 2016, o Flamengo recebeu na Gávea a surpresa da competição, a equipe do Piedade, que se tornou a sensação do Estadual. Os rubro-negros começaram impondo um forte ritmo fechando a primeira rodada em 3×1. A equipe de Piedade não se intimidou e venceu a segunda rodada por 2×1, diminuindo a diferença para apenas um ponto. Porém o Flamengo deixou a reação do adversário acabar já na segunda rodada, venceu as 3 rodadas seguintes (3×2, 3×0 e 3×1) fechando a primeira parcial em 13×6. Na segunda etapa o Flamengo manteve a mesma pegada e venceu as 3 rodadas seguintes (3×0, 3×0 e 3×1) sem chances para o Piedade que até aquele momento via a vantagem rubro-negra aumentar para 15 pontos. Nas rodadas finais um duplo empate (1×1 e 2×2) deu números finais a partida, vencida pelo Flamengo por 25×10 sobre o Piedade. O Flamengo vai em busca do bicampeonato estadual seguido e o tetracampeonato no geral, o Piedade irá disputar o 3° lugar e deixa escapar o tão sonhado título estadual de 2016, ainda não foi desta vez!

AMERICA X FLUMINENSE

Pela outra semifinal do Estadual, o America recebeu o Fluminense em busca de mais uma final contra o Flamengo, já que em 2015 deixou o título escapar para a equipe rubro-negra. Já o Tricolor das Laranjeiras a cada dia que passa querendo se firmar entre os grandes da modalidade, individualmente possui os melhores da atualidade, estaria faltando o conjunto, conseguiram com o título da primeira etapa da Copa Rio deste ano, a meta agora é o estadual.

O que se viu foi um jogo digno de uma final de campeonato, bastante disputado, onde cada rodada parecia ser a última. O Fluminense largou na frente vencendo a primeira rodada por 2×1, ose donos da casa logo revidou e assumiu a dianteira do placar ao vencer a segunda rodada por 3×1. Na terceira rodada o jogo dava sinal de que iria se disputado ponto a ponto, houve um empate em 2×2. Nas rodadas seguintes o America venceu por um duplo 3×2, fechando a primeira etapa vencendo por 12×9. Na segunda etapa a equipe tricolor fez algumas alterações e na sexta rodada surtiramos efeito, vitória do Fluminense por 3×1 e passoum a diferença de 3 para 1 ponto apenas para a equipe americana. Na 7a rodada novamente um empate, só que desta vez em 1×1, a surpresa veio logo na rodada seguinte, nova vitória tricolor por 3×1 e o Fluminense passou novamente a frente do placar que até aquele momento marcava 16×15 para o time de guerreiros, seria a realização de todo um planejamento para o tricolor das Laranjeiras, que estava há apenas duas rodadas do final do Estadual. “Estava”, lembrando que do outro lado estava o primeiro campeão brasileiro, atual vice campeão Estadual e brasileiro, o “todo-poderoso” America FC. Os donos da casa levantaram o moral e venceram a 9a rodada por 4×1, passando a frente do placar novamente com 2 pontos de vantagem. As duas equipes foram para a 10a e última rodada com chances reais de vitória, que desta vez ficou com a equipe americana, que empatou a rodada em 2×2 e garantiu números finais ao jogo, vencido por 21×19 pelos donos da casa. Mais uma vez o America fará uma final de estadual contra o Flamengo, será a terceira, as outras duas vencidas pela equipe rubro-negra (2012 e 2015). O Fluminense que tentava o bicampeonato, já que sagrou-se campeão em 2007 e quase conquistou o título por 2 vezes, sendo vice campeão em 2009 e 2013, tentará conquistar a 3a posição, que será um fato inédito para o clube contra o Piedade.

COPINHA – SEMIFINAIS

Como abordamos no início da competição, que esse seria o torneio mais disputado dos últimos anos e o exemplo disso é olhar a semifinal da Copinha, equipes tradicionais como Tijuca e River que até 2015 figuravam entre os 4, o que torna a Copinha uma competição tão disputada quanto o Estadual em si.

RIVER X CLUBE 500

A forte e equipe da Zona Norte Carioca, o River, recebeu em casa a equipe de Caxias do Clube dos 500. O River já na primeira rodada mostrou aos visitantes o poder dos “Piratas do River” fechando em 4×0. O 500 mostrou reação vencendo a segunda rodada em 2×1, diminuindo a diferença para 3 pontos. O River manteve o ritmo e venceu as 3 rodadas seguintes (2×1, 2×1 e 3×1) fechando a 1a etapa em 12×5. Na etapa seguinte, o River não deu espaço para o azar, venceu as 3 primeiras rodadas (3×1, 3×0 e 3×2) abrindo uma vantagem de 13 pontos, restando apenas duas rodadas. Já com o jogo perdido, a equipe de Caxias arrancou um empate em 1×1 na 9ª rodada e venceu a última por 2×0. Assim o River dá o primeiro passo rumo ao título da Copinha vencendo a partida contra o Clube dos 500 por 2×1 e enfrentará o Tijuca na final.

River x Clube dos 500

TIJUCA X VASCO DA GAMA

Na outra semifinal da Copinha o Tijuca recebeu em sua sala a forte equipe do Vasco da Gama. Equipes com sentimentos opostos, mas com mesmo foco: o título da Copinha. O Tijuca que não conseguiu a classificação para a semifinal do Estadual na última rodada e o Vasco da Gama querendo apagar o retrospecto de 2015, onde a equipe não conseguiu se classificar nem mesmo para a Copinha. Ambas equipes entraram com muita determinação na mesa e o que se viu foi uma partida muito disputada. Na primeira rodada os visitantes deram um susto para os donos da casa, vencendo por 2×1. O Tijuca reagiu e tratou de empatar a partida vencendo a segunda rodada por 3×2, já a essa altura o jogo dava sinais de bastante equilíbrio. Na terceira rodada o time da casa venceu novamente por 3×2 e passou a frente no placar. Na quarta rodada, um banho de água fria para a equipe cruzmaltina, o Tijuca venceu por 4×0, abrindo 5 pontos de vantagem. Os vascaínos não se deram por vencidos e trataram logo de encostar no placar, vencendo a 5ª rodada por 2×0. A primeira etapa terminou 10×7 para os donos da casa. Na segunda etapa o Vasco voltou a aprontar para cima dos tijucanos, vencendo a 6a rodada por 3×2 e diminuindo a vantagem tijucana para 2 pontos. E se o Vasco nos campos é o time da virada, na mesa estava mostrando a mesma determinação, a equipe cruzmaltina empatou a partida em 13×13, após vencer a 7a rodada por 3×1, até aquele momento estava tudo igual, restando apenas 3 rodadas, ainda não tinha um prévio vencedor, tudo poderia acontecer. O Tijuca voltou a vencer na 8a rodada (3×2) e voltou a estar novamente a frente do placar, que até aquele momento estava 16×15 para o Tijuca. Na penúltima rodada o Vasco voltou a vencer (2×1) empatando novamente a partida (17×17), deixando para a última rodada a definição do jogo. Para o lado Tijucano a partida estava nas mãos de: Aires, André Lima, Gil, Adriano e Daniel, para estes 5 estava em jogo a temporada, que ainda não estava perdida e não poderia terminar ainda pior do que o planejado. Já entre os vascaínos os aspirantes a heróis da Colina eram: Edu, Latino, Renato Oliveira, Cleciano e Osmar, para esses 5 era a chance de firmar esse grupo que teve seu início com o insucesso de 2015 e agora estava mostrando a todos a força que ele tem. Assim como nos campos ,nem sempre ganham os que jogam com o coração, não que o Tijuca não tenha jogado com o coração, mas o Vasco buscou o resultado até o último instante, mas não foi o suficiente para passar à final da Copinha, o Tijuca venceu a rodada por 3×0 e avançou à final da competição, fechando a partida em 20×17.

Quem venceu este jogo? O futmesa ganhou bastante, mesmo com um placar bastante apertado o que se mostrou ao fim da partida foi a amizade e o companheirismo dos atletas de ambas equipes, tanto que os tijucanos saudaram os heróis da Colina histórica após esse verdadeiro embate nas mesas de dois gigantes: um com a tradição dos esportes indoor e o outro com a tradição dos gramados que está a cada dia passando para as mesas da modalidade.

Tijuca 20x17 Vasco da Gama

As decisões do Campeonato Estadual por Equipes e da Copinha estão previstas para o dia 26/11/2016, na AABB-Tijuca.

VIVA AO FUTMESA!!!

Texto: Daniel Castro – Diretor de Comunicação | Dadinho | FEFUMERJ