ALTERAÇÃO NA REDAÇÃO DA REGRA DADINHO

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), através de sua diretoria técnica do Dadinho comunica a todos botonistas alterações na regra . As mudanças passam a vigorar a partir de 01/05/2024. Não será mais permitido nenhum botão (seu ou do adversário)na pequena área no momento do chute.

Alterações:
1- Artigo 17: supressão da alínea “E”
“e) Na arrumação inicial, é permitida a presença de um botão de defesa na pequena área, desde que respeite a distância mínima de 08 cm do goleiro.”
2- Artigo 37: Mudança no texto inicial;
De: “Todos os jogadores da equipe que vai chutar a gol que estiverem dentro da pequena área (ainda que somente tocando a linha) devem, obrigatoriamente, ser removidos para o lado de fora da grande área, do lado mais próximo de onde
se encontravam, sendo posicionados tocando por fora a linha da grande área e por dentro a linha de fundo. Os jogadores da equipe que se defende poderão ou não ser retirados, a critério do botonista defensor, seguindo as mesmas regras para a remoção dos jogadores que atacam.”
Para: “Todos os botões que estiverem dentro da pequena área (ainda que somente tocando a linha) devem, obrigatoriamente, ser removidos para o lado de fora da grande área, do lado mais próximo de onde se encontravam, sendo posicionados tocando por fora a linha da grande área e por dentro a linha de fundo.”

Desse modo, os artigos citados passam a apresentar os seguinte textos:

Art. 17. Arrumação dos botões Ao iniciar a partida ou após cada gol, os botões deverão estar arrumados todos em seus campos de defesa, obedecendo às seguintes regras:

a) O goleiro deverá estar posicionado em qualquer lugar, completamente dentro da pequena área;
b) Os cinco botões denominados de defesa deverão estar obrigatoriamente atrás, da linha imaginária paralela a linha do meio campo, distante 24 cm da mesma, podendo estar em qualquer lugar, respeitando a distância mínima entre eles de 08 cm (comprimento do goleiro), inclusive respeitando essa distância mínima do goleiro e do botão centralizado junto ao círculo central, esteja ele ali posicionado ou mesmo tenha sido retirado para participar da saída de meio campo.Dentre os cinco botões denominados de ataque, dois deverão estar posicionados em cada lado do campo de defesa, colados à linha lateral e a 3,5 cm da linha central;
c) Outros dois botões de ataque deverão estar junto ao círculo central, pelo lado de fora, um de cada lado, junto à interseção do círculo com a linha central; tocando a linha do círculo central por fora e, ao mesmo tempo, a linha do meio campo.
d) O último botão de ataque deverá estar junto ao círculo central sem tocar a linha do círculo, pelo lado de fora, sobre a linha imaginária que liga as marcas de pênalti.

Art. 37. Remoção de jogadores
Todos os botões que estiverem dentro da pequena área (ainda que somente tocando a linha) devem, obrigatoriamente, ser removidos para o lado de fora da grande área, do lado mais próximo de onde se encontravam, sendo posicionados tocando por fora a linha da grande área e por dentro a linha de fundo.
Parágrafo único: Caso mais de um jogador venha a ser removido para o mesmo lado, deverão ser colocados lado a lado, sempre tocando a linha de fundo por dentro. Não retornando a suas posições originais após o chute a gol. A definição de para qual lado deverá ser afastado, segue a mesma lógica do tiro de meta (art. 44, §4º), sempre do mesmo lado em que o botão estiver posicionado dentro da pequena área.

A regra completa, incluindo as alteraçõea acima, se encontra disponível para consulta e download no site da Fefumerj, na página de documentos, aba Dadinho.