ALEXANDRE AIRES – TRAJETÓRIA NA ADMINISTRAÇÃO DA MODALIDADE
A todos os atletas e amantes do nosso esporte, Futmesa ou somente futebol de botão.
Próximo ao fim de um ciclo que julgo vitorioso, compartilho com vocês alguns itens de nossa caminhada enquanto membros desta diretoria.
Em dezembro de 2013 eu e meu amigo Paulo Renato (Paulinho) aceitamos o desafio de assumir a modalidade Dadinho da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de janeiro (FEFUMERJ). Tínhamos muita vontade de mostrar que esta prática estava viva, e assim trazer novos praticantes, clubes e amigos para este esporte. Nos cercamos de boas pessoas, que foram fundamentais, e traçamos o objetivo de crescer! Crescer em estrutura, atletas, clubes e organização.
Após 6 anos e meio seguem alguns dados:
– Ao assumir tínhamos em torno de 80 atletas em 6 clubes. Hoje somos em torno de 200 atletas (já tivemos 220 cadastrados) e 15 clubes (chegamos a 17 em 2 temporadas), muitos contaram com nosso apoio.
– Pioneiros na transmissão de resultados por Whatsapp.
– Pioneiros em transmissão de jogos. Sendo este um dos grandes motivos do crescimento no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. Nos tornamos visíveis mesmo em um salão da AABB, pois chegamos a alcançar mais 90 mil pessoas em um único dia de transmissão. Atletas passaram a ser conhecidos nacionalmente quando viajavam para disputar competições.
– Criamos a página no Facebook (2000 seguidores).
– Criamos a página no Instagram (1200 seguidores)
– Criamos o canal do YouTube FEFUMERJ Dadinho, onde colocamos vídeos dos jogos transmitidos.
– Implementamos rigor com horário de início das etapas. Não permitindo atraso de atletas.
– Implementamos a prática de salões livres para os jogos, dando conforto aos atletas e local apropriado aos artesãos.
– Realizamos eventos externos como nunca feitos:
► Parque da Bola em parceria com jornal o Globo e FIFA (durante copa no Brasil)
► Evento para a BBC de Londres (copa do mundo na AABB)
► Copa América no Maracanã (evento para não federados também), com transmissão SPORTV
► Etapa no Maracanã (evento para não federados tambem)
► Parceria com shoppings para realização de eventos federados e não federados (West Shoppjng, Americas Shopping, Barra Garden e outros)
► Parceria e apoio a criação do projeto Botão na Praça.
– Criamos a competição 4×4, buscando que clubes novos pudessem ser formados para disputar campeonatos de equipes, além de dar a oportunidade a atletas que nunca disputaram competições deste modo.
– Incentivamos competições no interior, inclusive com subsídio de transporte para atletas e melhora da estrutura de clubes como Resende, Friburgo, Lumiar e Petropolis.
– Criamos a categoria Máster (a pedido de atletas).
– Renovamos e ampliamos a quantidade de mesas e cavaletes.
– Ampliamos a quantidade de atletas premiados nas etapas.
– Mantivemos os descontos dados na mensalidade aos atletas do interior.
– Implementamos a divulgação de balanços e dados financeiros .
Além dos citados acima tenho certeza que fizemos parte de uma boa mudança em outros pontos, mas o mais importante foi que conseguimos criar novos laços de amizade, rever antigos amigos e nos divertir bastante!!
Desejo sucesso a nova diretoria e que as boas práticas sejam continuadas!!!
Meu muito obrigado aos representantes, aos atletas e principalmente àqueles com quem tive o prazer de trabalhar (e trabalharam muito!!) nesta trajetória!! Não gostaria de citar pessoas para não ser injusto com outros que também fizeram um bom trabalho, mas não posso deixar de destacar Leandro Liborio, no financeiro, inovando com seus demonstrativos; Jota, com suas planilhas e trabalho com o cadastro e Renato Oliveira, incansável na organização das etapas.
Texto: Alexandre França Aires
Imagem: Diretoria Geral FEFUMERJ