A MÍTICA MARCA BRIANEZI ESTÁ DE VOLTA
Os botões Brianezi tiveram grande importância na formação de muitos botonistas. A sua chegada no mercado padronizou os times de botões e seu sucesso fez com que surgissem outras marcas aproveitando essse nicho de mercado como Canindé, Champion, Craks da Pelota, Jofer, Estrela e Gulliver.
O criador da marca, Paulo Brianezi começou a confeccionar as peças nos fundos da loja ficava na avenida Álvaro Ramos, no bairro paulistano do Belém sendo o negócio oficializado em 1973. Foi criado até o Grêmio Recreativo Brianezi, para que os fãs de botão se reunissem para jogar. A mensalidade dos membros era revertida para a Associação de Assitência à Criança Deficiente (AACD) . Paulo faleceu em 1978 e o negócio passou para as mãos do filho, Lúcio Brianezi. Em 1987, a empresa tinha em catálogo 245 times (130 brasileiros, 45 de seleções nacionais e 70 de equipes de outros 23 países). Apesar de tanta variedade, Flamengo e Corinthians correspondiam a 30% das vendas. A empresa sofreu com as exigências de pagamento de royalties por parte de escritórios de advocacia que representavam os principais clubes brasileiros, o que levou a empresa a parar com a produção de times nacionais o que, obviamente, reduziu as vendas dos produtos. Outro fator que contribuiu para a queda nas vendas foi o advento dos jogos eletrônicos. Esse conjunto de fatores fez com que a empresa deixasse de funicionar em 2001, embora nunca tenha sido oficialmente fechada.
Para os saudosistas temos a boa notícia do retorno da produção da empresa. Os interesados podem visitar a página do Facebook ou o site da Brianezi (que ainda está em construção).
Fontes: YouTube Bangu Futmesa e Guia dos Curiosos