A IMPORTÂNCIA DAS CORES NO FUTEBOL DE MESA

A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda. Os corpos iluminados absorvem parte das ondas eletromagnéticas e refletem as restantes. Essas ondas refletidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, são interpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luminosidade o ser humano apenas consegue ver a preto e branco. Sendo assim, a cor branca é o resultado da sobreposição de todos as cores. A cor preta, em contrapartida, é o contrário e define-se como sendo a ausência de cor. Uma maçã, por exemplo, é vermelha porque na composição da sua casca só a luz vermelha é refletida, e as outras cores do espectro são absorvidas.

As cores influenciam em muitos aspectos das nossas vidas mesmo que não nos demos conta. A psicologia, o relaxamento, a aprendizagem, a decoração, o marketing, a moda, o desejo sexual e até mesmo o esporte estão sob o poder das cores. Nas Olimpíadas, na luta greco-romana, aproximadamente 67% das vitórias são para os que se vestem de vermelho, em coparação com aqueles que se vestem de azul. No futebol, por exemplo, os árbitros tendem a sancionar mais as equipes que tenham camisas negras. Na Inglaterra, se considerarmos os vencedores após a 2ª Guerra Mundial, a cor vermelha também é mais vitoriosa, bastanto para tanto conferir os títulos dos principais vencedores: Manchester United, Liverpool e Arsenal.

No esporte, a psicologia da cor também se aplica, já que cada tonalidade influencia o estado de espírito do atleta, causando nele um certo efeito. Veja o que representa cada uma das cores:

Vermelho: cor que aumenta a adrenalina e é normalmente associada com a cor da vitória. Se um atleta ou uma equipe usa essa cor, vai se sentir vencedor ou mais propenso ao sucesso.
Laranja: responsável pela parte criativa, pode ajudar o esportista a recuperar o interesse pela atividade.
Amarelo: por ser chamativa, tem a capacidade de melhorar os reflexos.
Verde: proporciona harmonia e equilíbrio completo, ajudando o atleta a ter autoconfiança. Recomenda-se usar cores verde no treinamento.
Azul: transmite sentimentos de calma e, portanto, ajuda a pessoa a ficar mais tranquila e focada em seus objetivos.
Preto: embora seja vista muitas vezes como uma cor de energias negativas, ela representa o controle e sacrifício de cada atleta.

No futebol de mesa, além da admiração que se tem por um determinado clube, os fatores culturais e emocionais fazem com que o atleta escolha a cor do seu time ou a cor do time com o qual você enfrentará um determinado adversário. Como já foi citado acima, o negro muitas vezes é visto como uma cor negativa por estar associado na nossa cultura à noite, morte, melancolia, pessimismo, opressão. Da mesma maneira que o cinza, associado muitas vezes à chuva, tristeza, seriedade. O rosa, dentro do universo machista na qual vivemos, não é uma cor aceita por parte da população masculina. Muitas vezes uma antipatia pessoal por uma determinada cor ou um trauma em algum período da vida faz com que o atleta rejeite determinada cor, da mesma maneira que uma boa lembrança faz com que se tenha uma afeição especial por determinada cor.

Para alguns atletas as cores lilás e roxo, são as que mais fecham a defesa, pois o contraste com o verde faz com que os botões pareçam maiores do que realmente são. Dependendo do adversário pode-se mudar a cor do seu time. Uma outra estratégia é utilizar um time da mesma cor da do adversário mas com um tom diferente. O risco é você se atrapalhar também.

Existem também pessoas sinestésicas que criam relações com planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. Se já tiver acontecido de você ouvir um determinado som e pensar em alguma cor ou se você associar números a uma cor, por exemplo, significa que você também é sinestésico. Dessa maneira, quem tiver essa característica pode mandar fazer um time com botões de cores diferentes, cada um relacionado com o número que ele porta.

Na hora de decorar seu time, incluindo o goleiro, siga essas dicas para não cair no mau gosto:

  • Branco: combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto
  • Bege: combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco
  • Cinza: combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul
  • Rosa: com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro
  • Ciano (mistura de azul e verde): vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo
  • Fúcsia: combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom
  • Vermelho: combina com amarelo, branco, fulvo (amarelo tostado), verde, azul e preto
  • Marrom: combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante
  • Laranja: combina com ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto
  • Amarelo: combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto
  • Verde: marrom dourado, laranja, verde, amarelo, cinza, creme, preto e branco
  • Lilás: combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco
  • Preto é a cor universal: combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde salada, branco, vermelho ou amarelo.

Caso você tenha dificuldade com tantas cores e tons, chame a sua esposa, namorada, irmã ou mãe. Elas são muito melhores nesses temas do que os homens.

Observação: A ideia de publicar essa matéria surgiu de um debate em um grupo de Whatsapp do Mundo Botonista.

Texto: Reginaldo Valença e José Carlos Cavalheiro