MARCOS DAMAZIO AVALIA O XXVII CAMPEONATO BRASILEIRO INDIVIDUAL

Campeonato Brasileiro - 2014 PódioDe antemão, quero agradecer a todos os que participaram de XXVII Campeonato Brasileiro Individual Modalidade 3 Toques, sediado no Clube Comary na cidade de Teresópolis/RJ.

A realização deste Campeonato podemos “contabilizar” como ponto culminante do esforço conjunto entre FEFUMERJ e seus Clubes filiados, de que o RJ está trilhando com passos largos, para voltarmos a ser um dos expoentes da nossa Modalidade. Se não temos o brilho técnico de outrora, a paixão pelo nosso esporte é o mote que norteia todos os que estão envolvidos em recolocar o RJ no topo e voltar a ser referência no cenário nacional, da prática do Futebol de Botão, em particular a Regra 3 Toques, que não por acaso, surgiu na cidade maravilhosa.

Para todos terem uma ideia do esforço desprendido nos últimos 3 anos – pois antes disso a Vice-Presidência do 3 Toques dentro da FEFUMERJ, encontrava-se paralisada em suas atividades -, em nosso primeiro encontro para tratarmos da reativação da Modalidade, havia 4 botonistas (Antonio Ornellas, Antonio Amorim, Cláudio Figueiredo, e eu, e também uns garotos que estava ensinando, já que havia começado uma ” escolinha ” na Associação de Moradores do bairro em que moro), outras reuniões e pequenos torneios se sucederam e assim regularizamos a situação da Modalidade junto a FEFUMERJ (Geral).

Nesse ínterim, participei de um torneio do Tupi que também passava por um processo semelhante ( porém em estágio mais avançado ), visitei e conversei com diversos botonistas ilustres ( José Pires, Roberto Rocha, entre outros ), explicando que estávamos imbuídos de não deixar o Movimento esmorecer em nosso estado. Mesmo com apenas 2 Clubes filiados, cumprimos o calendário e realizamos, após alguns anos, o Interclubes e o individual ( 11 participantes ). No ano seguinte, já estávamos enviando botonistas as competições Nacionais, tanto de Clubes, como Individuais, o que nos encorajou a reivindicarmos para o Estado do RJ, uma competição a nível Nacional, não que tivéssemos a estrutura necessária, mais era uma forma de dar voz ao trabalho que estava sendo realizado, e que já produzia seus frutos, tanto isso é verdade, que neste ano estamos com o Estadual Individual em andamento e com 20 botonistas inscritos, entre estes, alguns que estavam afastados do Movimento há alguns anos, o Interclubes também cresceu ( 5 equipes ), inclusive com um Clube novo, formado por técnicos iniciantes (literalmente).

Após a confirmação pela CBFM que realizaríamos o XXVII Campeonato brasileiro Individual, decidimos pela cidade de Teresópolis ( por diversas razões ), para sediá-lo. Era a hora de nos esmerarmos, já que após 5 longos anos o RJ foi escolhido para organizar uma competição Nacional.

Encontramos algumas dificuldades inerentes a Clubes que não possuem um espaço para realizar um evento deste porte.

Conseguimos o apoio da Prefeitura Municipal, que nos garantiu espaço para o evento, transporte das mesas e alojamento gratuitos. Novas mesas foram adquiridas (um esforço muito grande e contando com uma boa dose de benevolência de quem as fabrica), isso sem contar com a questão da iluminação, onde tivemos que nos superar em cima da hora, para que a competição ocorresse dentro das melhores condições possíveis.

Essas explanações, longe de ser piegas ou choro gratuito, se deram em razão do desafio que foi para nós realizar o que me parece ser o Campeonato Brasileiro Individual, com o maior nº de inscritos dos últimos 10 anos (salvo algum engano ). Foram 57 inscritos, para um campeonato que seria realizado em apenas 1 (um) final de semana, isso muito nos envaideceu, pois foi uma demonstração clara e inequívoca , de que o RJ poderia realizar este evento, e mais do que isso, um reconhecimento ao esforço feito pelos envolvidos no Projeto de manter vivo o Movimento da Regra 3 Toques dentro do Estado.

Não vou falar aqui, do desempenho técnico dos participantes isso os resultados falam por si. O que vale destacar foi o clima de cordialidade e confraria, que na minha opinião, foram o ponto alto do evento como um todo. A começar pela justa homenagem prestada ao botonista e Amigo de todos Benjamim Abaliac, que trouxe um ingrediente diferenciado às nossas competições, a emoção; foi comovente ver sua irmã e cunhado, falarem da paixão do nosso amigo pelo Futebol de Mesa, e certamente ficou marcado em todos na forma como o Campeonato transcorreu.

Outros pontos não menos importantes merecem destaque, como a presença entre os inscritos de técnicos que há muito estavam afastados, e também a participação primária de diversos botonistas, pois estes além de oxigenarem o Movimento, demonstra que “nossa” Regra, pode ser de difícil assimilação, mais também possui nuances sedutoras. Também há de se destacar o espírito solidário dos participantes, que foram motivados pelo desprendimento do amigo Miguel Lemos, denotando uma unidade, que eu ainda não havia presenciado em outras competições. Abrilhantando ainda mais o evento cito a visita do Presidente Geral da CBFM, Sr. Robson Marfa, o que demonstra o prestígio de nosso Vice-Presidente Guto, este por sinal tratou de dar seriedade e também desprendimento em prol do Movimento, pois o mesmo não participou do evento como técnico, também a visita do fabricante de nossas mesas Sr. Luiz Carlos de Oliveira, que pode constatar como se dá uma competição da 3 Toques.

Por tudo isso, é que digo, foi um Campeonato ESPECIAL, um campeonato com EMOÇÃO, e acima de tudo UM CAMPEONATO COM ALMA E AURA PRÓPRIAS.

Meus parabéns ao Marcus pelo título, e um muito obrigado a todos os que vieram e os que não puderam vir, e quem mais ganhou foi sem dúvida o nosso Movimento.

VIVA O 3 TOQUES!!!

Texto: Marcos Damazio

Classificação Final:

1º Marcus Motta – Tupi (MG)
2º Leo Stumpf – Tupi (MG)
3º Paulo Marcos – Tupi (MG)
4º Paulo Ricardo – Tupi (MG)

Arquivo com as informações do Brasileiro:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iUY4onBfVwP0wQrf9tPeXunX2xWp3cyMw8_9hY4-AF0/edit#gid=388746559

Fotos:

http://www.quefoto.com.br/rafael-pena/xxvii-campeonato-brasileiro-de-futebol-de-mesa-parte-1
http://www.quefoto.com.br/rafael-pena/xxvii-campeonato-brasileiro-de-futebol-de-mesa-parte-2
http://www.quefoto.com.br/rafael-pena/xxvii-campeonato-brasileiro-de-futebol-de-mesa-parte-3
http://www.quefoto.com.br/rafael-pena/xxvii-campeonato-brasileiro-de-futebol-de-mesa-parte-4

Entrevistas: