RIO DE JANEIRO É PÓDIO NA COPA DO BRASIL 2024 DE 12 TOQUES

Neste fim de semana, dias 7 e 8 de setembro, aconteceu a 19ª edição da Copa do Brasil de Futebol de Mesa, da Regra 12 Toques. A competição foi realizada na Estação Cidadania Antônio Carlos da Cunha – Tonhão na cidade de Varginha, Minas Gerais.

A competição foi organizada pela CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, pela FEFUMEMGE – Federação de Futebol de Mesa do Estado de Minas Gerais e pelo clube varginhense Von Schmidt de Futebol de Mesa.

Ao todo form 32 atletas em cada categoria, adulto e máster (48+). Na primeira foram quatro grupos de oito jogadores em cada categoria. Os quatro primeiros avançaram de fase, totalizando dezesseis jogadores. Depois a disputa seguiu no sistema de pontos corridos.

O Rio de Janeiro foi representado por Moacir (America), Luiz Carlos (America) e Bad (Vasco da Gama) na categoria máster; e, Amon-Rá (America), Tiago Penna, Rhaniery e Evandro Gomes (Vasco da Gama) na categoria adulto.

Campeões
Quinho e Sammartino, ambos do Palmeiras, foram os grandes campeões da edição 2024 da Copa do Brasil, nas categorias adulto e máster (48+), respectivamente. Parabéns aos vencedores!

Adulto
Foi por muito pouco que Thiago Penna (Vasco) não conquistou o título. O atleta cruz-maltino foi vice-campeão, terminando apenas um ponto atrás do campeão. Amon-Rá (America) também fez grande campanha e terminou na sétima colocação, assim como Evandro Gomes (Vasco da Gama) que foi o oitavo. Já Rhaniery Jardim foi vice-campeão da Série Prata, após não conseguir a classificação no primeiro dia de competição. Confira os pricipais colocados:

1º Quinho – Palmeiras (SP)
2º Tiago Penna – Vasco da Gama (RJ)
3º Ednison Gaffo – São Paulo (SP)
4º Rafael Aquino – AABB/Caruaru (PE)
5º Quartim – Círculo Militar (SP)
6º Pedro Prando – Londrina (PR)
7º Amon-Rá – America (RJ)
8º Evandro Gomes – Vasco da Gama (RJ)

Máster (48+)
Moacir (America) foi o destaque terminando na 4ª colocação. Já Bad (Vasco) foi o 6º lugar. Ambos terminaram no pódio. O outro representante do Estado, Luiz Carlos (União) terminou na 15ª colocação geral. Confira os pricipais colocados:

1º Sammartino – Palmeiras (SP)
2º Evis Teruel – Corinthinas (SP)
3º Éder Sérgio – AABB/Caruaru (PE)
4º Moacir Henze – America (RJ)
5º Erismar Ferreira – Maria Zélia (SP)
6º Bad – Vasco da Gama (RJ)
7º Rony Suzuki – Londrina (PR)
8º Anoel – São Paulo (SP)

Transmissão
A competição contou, mais uma vez, com a cobertura do Mundo Botonista.

Histórico da Copa do Brasil
O primeiro título do Rio de Janeiro foi do vascaíno Marcelo Lages, que conquistou em 2007 na cidade de Blumenau-SC, na categoria máster. Já em 2015 foi a vez do America Armando Amêndola, atualmente no Flamengo, em São Paulo, na mesma categoria.

Já em 2019 teve dobradinha do Rio de Janeiro na Copa do Brasil, disputada no ginásio do Friburguense, região serrana do estado. No adulto, Christofer Pereira foi o grande campeão. E no máster Rodolfo José, do Vasco da Gama, atualmente no Fluminense.

Varginha
É um município localizado no sul do estado de Minas Gerais, com 395km² de extensão e mais de 140 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. A cidade é mundialmente conhecida pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas. Isso mesmo que você leu: uma lenda (ou não) faz com que o município seja conhecido como a capital brasileira da Ufologia. A cidade atrai anualmente muitos turistas e curiosos por causa da lenda (ou fato) do ET de Varginha, que teria aparecido para duas irmãs em 1996, sendo que inclusive até hoje muitos historiadores e estudiosos vêm até a cidade por causa dessa história.

Texto: Igor Monteiro | Vice-presidente 12 Toques | FEFUMERJ